Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Prepare o seu psicológico! The Callisto Protocol

Desenvolvido pela Striking Distance Studios e publicado SKRAFTON, The Callisto Protocol nos traz ação e muito gore, o nosso time vestiu o traje espacial e o resultado dessa experiencia você confere agora.

Quando The Callisto Protocol foi anunciado muitas expectativas foram geradas, principalmente entre os fãs da franquia Dead Space, afinal ele se trata de um jogo feito pelos criadores da amada franquia, mas o jogo bebeu tanto dessa fonte que acabou ficando sem sua própria identidade.

The Callisto Protocol: Um sucessor de respeito? | Central Xbox

Apesar de contar com atores bem conhecidos como Josh Duhamel e Karen Fukuhara a história e completamente esquecível e não traz ao jogador nenhuma empatia direta com os personagens e suas motivações, é basicamente eu controlo esse cara então eu tenho que fazer ele sobreviver, não importa o motivo.

A jogabilidade é o ponto onde temos seus altos e baixos, apesar de trazer um elemento que não é muito comum em jogos com essa temática de terror, o combate corpo a corpo, aqui temos isso para causar um efeito diferente mas o grande problema é que no começo parece uma mecânica até interessante, mas depois que o jogador pega bem a manha da esquiva fica algo completamente apelão e obrigatório de se fazer.

The Callisto Protocol: Um sucessor de respeito? | Central Xbox

Tirando esse contraponto não existe nada mais legal que sair metendo bala e dando porrada e sangue jorrando pra todo lado, voa perna, cabeça, braço tudo que tem direito para deixar o jogo bem visceral e gostoso.

Progressão… inteligente? O_o

A progressão para melhorar e adquirir novas armas e completamente lenta, tem projeto de armas que você vai conseguir só lá pro final do jogo e meio que faz a pessoas nem querer usar, porque ela já está acostumada com as que foi carregando durante toda a jornada.

A pessoa fica, “porque eu vou usar e gastar dinheiro nesse arma sendo que eu posso simplesmente melhor uma que já estou carregando desde o inicio”.

A prisão ficou bem ambientada?

Muitos sabem que ele se passa dentro de uma prisão espacial, e aqui temos um ótimo trabalho para ressaltar esse clima tenso e opressor que temos dentro desses lugares, muitas das vezes chega ser até um pouco claustrofóbico.

The Callisto Protocol: Um sucessor de respeito? | Central Xbox

Visualmente The Callisto Protocol é extremamente bonito e conta com gráficos maravilhosos principalmente nos consoles ‘next gen’, a ambientação também ficou muito bem executada e em todo momento eles conseguem deixar o jogador completamente imerso no que está acontecendo, a trilha sonora do jogo também traz aquele efeito que causa um pouco de medo mas nada de tão assustador como vemos em outros jogos, talvez esse seria um ponto que poderia ser melhor explorado.

Vemos alguns pecados nas texturas principalmente em algumas cutscenes onde está tudo muito bonito mas do nada fica aquela coisa meia embaraçada e esquisita, e isso acaba acontecendo com uma certa frequência.

A campanha tem uma duração aproximada de 9 horas mas esse tempo pode aumentar um pouco mais se o jogador quiser revisitar para descobrir todos locais escondidos.

Conclusão The Callisto Protocol

The Callisto Protocol é um bom jogo, talvez se o remake de Dead Space não existisse ele teria tido uma recepção bem maior, afinal ele bebe muito da fonte do que vemos nessa franquia clássica, apesar de ser divertido, com gráficos bonitos e bem visceral é um jogo que não fica na memória, faltou um pouco de identidade própria e uma história mais bem executada.

Pontos Positivos
  • Muito gore;
  • Ambientação formidável;
  • Gráficos bonitos.
Pontos Negativos
  • Esquiva ‘apelona’;
  • Progressão das armas demorada;
  • Problema na texturas.

The Callisto Protocol já está disponível na Microsoft Store por R$349,95.