A 343 Industries falhou com a franquia Halo?

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A franquia Halo, desenvolvida pela 343 Industries, é uma das que possuí maior sucesso na história dos jogos eletrônicos. Desde o lançamento do primeiro jogo em 2001, a série tem vendido milhões de cópias e conquistado uma legião de fãs ao redor do mundo.

No entanto, nos últimos anos, a 343 Industries tem enfrentado uma série de problemas e fracassos na gestão da franquia. Desde atrasos nos lançamentos de novos títulos até falta de qualidade e inovação, a empresa tem sofrido críticas severas por parte dos fãs e da indústria em geral.

O problema da 343 Industries começou lá atrás quando assumiu título que foi desenvolvido ela Bungie, responsável por dar vida a todo esse Universo. Nas mãos da 343, Halo ganhava seus primeiros passos com a chegada do quarto título da série, que no fundo, manteve acesa toda a magia pela franquia, mas ao passar dos anos, com o atraso no lançamento de um novo título da franquia, Halo 5: Guardians, foi lançado apenas em 2015, e desde então a empresa tem enfrentado problemas para entregar novas entradas da série, sendo que Halo Infinite, seu último título, foi originalmente programado para ser lançado em 2020, mas só foi lançado em Novembro de 2021.

Halo Infinite foi originalmente anunciado mostrando gráficos impressionantes, mas quando vimos a primeira apresentação do jogo, tudo parecia muito inferior às expectativas. Além disso, o jogo tinha muitos problemas de desempenho, incluindo travamentos, quedas de quadros e lentidão, uma receita que pode ser extremamente irritante e atrapalhar a experiência de jogo.

Pra piorar ainda mais a vida da 343, a empresa falhou gravemente com a disponibilização de famosos modos de jogo além de uma linha do tempo de lançamentos da série. Halo Infinite foi lançado com campanha apenas para um jogador, e foi criticado por ser curto e previsível,o modo multiplayer que apareceu primeiro, foi criticado por ser limitado e repetitivo, e isso significa que os jogadores não têm muitas opções.

Isso é grave, primeiro porquê o modo campanha sempre foi um dos diferenciais em Halo. Desde o lançamento do primeiro jogo em 2001, uma das coisas que mais marcou o título foi a possibilidade de se juntar a amigos, e curtir a campanha e modo multiplayer de forma justa e unida.

Quase um ano e meio depois do seu lançamento, a 343 Industries ainda não se acertou para lançar o modo campanha cooperativo, deixando os fãs deserdados, sem saber o que acontece. A gente quer entender o motivo, e tenta encontrar nas comunicações da empresa, alguma coisa que explique o fato por ainda não estar disponível algo que é considerado o coração do jogo.

Agora, se por um lado a campanha cooperativa está longe de acontecer, o modo multiplayer tem avançado. Não podemos deixar de pontuar o modo Forge, que já atrai antigos e uma grande quantidade de novos interessados em curtir um dos títulos mais cobiçados do Universo. O Forge pareceu reacender a chama da paixão pelo Halo, e já é um dos assuntos mais falados em redes sociais. Centenas de milhares de pessoas já constroem seus próprios mapas, utilizando ferramentas incríveis e uma criatividade pra lá de abusada.

Alias, percebeu que usamos a palavra “Cobiçado”? Sim Halo é e pode sim continuar sendo  tudo isso, mas vai precisar que a 343 Industries coloque mais do que conhecimento em cima da franquia, vai precisar de uma revisão dos processos, de uma análise aprofundada da operação, e (talvez) uma intervenção da Microsoft, vínculando outro estúdio para poder manter o coração dessa franquia pulsando por muitos anos.

Se falando em Microsoft, você me pergunta, qual seria o tamanho do problema que ela tem em mãos? Seria ela a maior culpada nisto tudo? Do nosso lado sim, em parte, depois da Microsoft comprar a franquia da Bungie, e deter os direitos da IP, aparentemente o processo de exploração da marca como um todo – fora dos consoles – meio que estagnou. Além disso, percebe-se claramente que para Halo Infinite, a empresa quase que trabalhou de um modo amador, permitindo que o jogo chegasse aos olhos do público com problemas graves, que poderiam selar um destino fatal para nosso Master Chief.

Outro ponto a ser combinado, é a leveza que a Microsoft intervem em seus estúdios. Dar liberdade criativa para tudo isso é bom, mas as vezes, é necessário manter o cavalo em linha reta, para atingir o objetivo com eficiência e eficácia.

Diante de todos os problemas já divulgados, e sua conturbada história, a 343 Industries parece querer respirar sem ajuda de aparelhos, e de forma drástica, ainda parece não estar com o projeto organizado, proprocionando entregas em datas que deveriam ser muito menores do que as atualmente divulgadas.

Como uma grande empresa dentro do Xbox Game Studios, nós fãs, queremos ver seus projetos decolando, com direito a records de acessos, público e jogadores, e não ter que aguardar por anos, até que enfim, a empresa possa começar a dar seus primeiros passos.

A Microsoft sabe e está atenta ao que acontece, e deveria ter intervindo de forma rápida e abrupta, investindo, realocando e cuidando com mais carinho, dessa que é o coração do XBOX, afinal, Master Chief só existe um, e se ele morrer, nunca mais veremos outro.