GOALS será capaz de tomar o lugar da EA Sports com o foco em Ativos Digitais?

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Um game de futebol gratuito que incorpora NFTs como parte fundamental está destinado a rivalizar com os grandes títulos neste ano e pode ser que esteja usando a tática certa para o sucesso.

Tradicionalmente, os consoles são dominados por games como o FIFA e o eFootball, no entanto, estamos vivendo uma época de transformação e o velho monopólio está sendo lentamente desmontado. Pro Evolution Soccer que literalmente se transformou no eFootball, uma experiência de jogo gratuita não dependeria da receita de novas vendas de um ano para o outro, mas de um modelo que incentiva gastos dentro do jogo. Isso se inspirou no lucrativo modo Ultimate Team da EA Sports, que rendeu enormes somas aos proprietários da franquia FIFA. Infelizmente, o lançamento foi um fracasso e a Konami está batalhando para salvar a franquia antes de decolar.

FIFA também já não é sinônimo de dominância. A versão final será o FIFA 23, e depois disso, o EA Sports FC assumirá seu lugar. Existe um certo debate a respeito de retrabalhar ou não o mecanismo problemático do jogo, que era anualmente atualizado, mas nunca redesenhado. A incerteza significa que os dois maiores jogadores estão em dúvida para 2023. Há algum outro título no banco de reservas, esperando para roubar o espetáculo?

A resposta é sim: GOALS; jogo com uma experiência multijogador gratuita que não terá a despesa de licenciamento. Em vez disso, usará jogadores gerados como ativos digitais para montar a equipe. Esses ativos terão o potencial de aumentar de valor e possivelmente evoluir, tornando-se algo com que o gamer pode ganhar dinheiro real, tal como um NFT. O tema da inserção de NFTs em franquias e games existentes tem sido muito controverso, no entanto o conceito de um novo game que tenta incorporá-los é certamente atrativo.

Há um precedente no setor de games. O Sorare é um game de ativos digitais com modelo “play-to-earn” (jogar para ganhar) baseado na negociação de cards, em que o desempenho de um jogador na vida real afeta o seu desempenho no game. Não há um mecanismo do game em si, mas ele comprova que o conceito de ativos digitais dentro do espaço do futebol não é necessariamente controverso.

De maneira similar, os torcedores de futebol já estão investindo em ativos digitais como um método de engajamento há dois anos. Os fan tokens da Socios são ativos baseados em criptomoeda cujo valor pode flutuar, mas que oferecem benefícios tangíveis para os torcedores. Em breve, tanto Vasco como Palmeiras oferecerão fan tokens, dando aos torcedores a oportunidade de votar em assuntos do clube, tal como a cor do ônibus da equipe ou a mensagem escrita na faixa do capitão. Os tokens têm valor na vida real e são um bom exemplo de um ativo digital bem recebido pelos fãs de futebol.

É possível que GOALS alcance o mesmo nível de aceitação? O modelo não parece exploração e, se o gameplay estiver à altura, não há nenhum motivo para que não o faça.

Uma reclamação dos gamers com o título principal da EA Sports é que eles gastam dinheiro no Ultimate Team e acabam perdendo os jogadores na próxima temporada, precisando recomeçar. Com o GOALS, não será assim. É possível até se tornar um clube de desenvolvimento, que contrata jogadores, trabalha neles e depois os vende com lucro.

O ambiente dos videogames de futebol está se alterando, as marcas estão mudando e novas vias estão sendo exploradas. Isso poderia significar que, finalmente, a dominação da Konami e da EA acabará? O desenvolvedor do GOALS certamente espera que o seu exclusivo enfoque do jogo possa fazer isso.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gabriel Vieira
Gabriel Vieirahttp://centralxbox.com.br
Não tenho muito a dizer. Só sei que gosto de games (especialmente GTA), tecnologia e aviação. Me segue lá na Twitch: https://www.twitch.tv/gabrielctxb
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,400InscritosInscrever

LEIA MAIS