Com a chegada do xCloud, é realmente necessário ter um XBOX?

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Sim, é … próxima!

O recém chegado Xbox Cloud Gaming reacendeu uma discussão interessante; ainda precisamos de um Xbox para jogar? Muita cosa mudou depois que Phil Spenser assumiu a divisão Xbox, e ele literalmente arrumou a bagunça que deixaram pra trás.

Minha convivência com os consoles vem da adolescência, passando por Atari, Nintendo, Mega Drive, PS1 e PS2, PSP e um pouco no PC também. Nunca imaginei, mesmo depois de começar a consumir filmes e series através de streaming, que jogos também seriam acessados dessa forma! Com o avanço da tecnologia e a visão da Microsoft isso se tornou realidade e acessível para os gamer brasileiros!

Hoje em dia, o principal foco da marca é democratizar os games e levar eles ao máximo de pessoas possível, e com uma assinatura Game Pass Ultimate, você joga quando, como e praticamente onde quiser.

Com uma boa conexão e um Smartphone, você já pode aproveitar um catalogo incrível com mais de 150 jogos que não precisam de controle! Sim, mais de 150 jogos compatíveis com toque na tela podem ser jogados através do xCLOUD. E isso funciona muito bem!

Então se eu posso jogar tudo isso com apelas um Smartphone, pra que comprar um console de 5K?!

O principal obstáculo dos jogos em nuvem sempre será a conexão, afinal, a latência ainda é na grande maioria das vezes o inimigo do xCloud. Além disso qualidade gráfica e performance, não deverão ser acessíveis tão cedo sem um console físico.

Ainda vai levar anos até essa tecnologia de streaming substituir totalmente os consoles, pois apesar de funcionar muito bem, a qualidade da imagem ainda está longe do tão desejado 4K e a latência também é um grande vilão do streaming, ainda mais se tratando de jogos competitivos!

O tamanho da telas em que se joga, também é outra questão a se levar em conta! Eu sou um amante das grandes telas e tanto portáteis quanto Smartphones sempre foram para jogos casuais, ao menos para mim.

Com a chegada de games mais hardcore nas plataformas móveis isso tem mudado, mas eu não consigo me ver jogando um Call of Duty no metrô, ou um Gears na fila do banco.

Tenho usado o xCloud quase que todas as semanas, porém, basicamente para testar e conhecer novos jogos, que caso eu goste, eu o instalo em meu Xbox. Outra ocasião que tenho usado o Cloud Gaming, é quando eu estou na casa de algum parente ou em algum lugar sem nada pra fazer, principalmente jogos que não precisam de controle e você pode jogar com o toque na tela!

A Microsoft não preza apenas pena venda de Xbox, mas sim, colocar a assinatura Game Pass Ultimate nas mãos de bilhões de pessoas.

Resumindo, xCloud não vai substituir os consoles (ainda), mas vai abrir a oportunidade pra jogar onde quiser, como quiser, e quando quiser. Seja o catalogo Game Pass ou seus próprios jogos adquiridos. Os jogos em nuvem vieram pra ficar e já estão caindo nas graças dos gamer, porém, para muitos o bom e velho console ainda vai fazer parta da jogatina, por um bom tempo.

Para poder aproveitar o Xbox Cloud gaming você pode se conectar via wifi ou através da rede celular:

Jogando no Wi-Fi

Prós:
  • Jogando um local onde o Wi-Fi está disponível, o sinal e a velocidade devem ser mais consistentes e confiáveis.
  • Os planos de dados para Wi-Fi tendem a ser maiores e se adaptam melhor à alta largura de banda.
Contras:
  • Algumas redes sem fio podem ser mais lentas do que o serviço de telefonia celular.
  • As redes de satélite e DSL podem gerar retardo adicional.
  • A linha de visão, o intervalo e a interferência sem fio podem causar quedas de sinal intermitentes.
  • O jogo em nuvem é otimizado para redes Wi-Fi de 5 GHz. Alguns roteadores de banda dupla alternam automaticamente a conexão entre as redes de 5 GHz e 2.4 GHz.

Para habilitar os jogos somente por Wi-Fi por meio do aplicativo Xbox Game Pass para dispositivos Android:

  1. Abra o aplicativo Xbox Game Pass.
  2. Selecione a sua imagem do jogador e, em seguida, o ícone de engrenagem Configurações.
  3. Vá para as Configurações do aplicativo e selecione Rede.
  4. Alterne Jogar apenas por Wi-Fi para habilitar ou desabilitar os dados da rede celular.

Para habilitar os jogos somente por Wi-Fi para dispositivos iOS ou Android via navegador da web, vá para as configurações de rede do seu dispositivo e desative os dados da rede celular.

Jogando na Rede de Celular

Prós:
  • Uma conexão de rede celular permite a mobilidade para jogos em praticamente qualquer lugar.
  • As redes celulares 5G podem ser mais rápidas do que algumas redes sem fio domésticas.
  • As conexões da rede celular não são afetadas pela linha do site ou pela interferência sem fio causada por outros dispositivos.
Contras:
  • A alteração de torres pode interromper ou desconectar o jogo.
  • As conexões de rede 3G ou 4G podem ter problemas de largura de banda que podem afetar o jogo.
  • O uso de dados pode ser alto durante o jogo e pode ter um impacto em seu plano de dados da rede celular.

Para habilitar a reprodução somente por rede celular por meio do aplicativo Xbox Game Pass para dispositivos Android:

  1. Abra o aplicativo Xbox Game Pass.
  2. Selecione a sua imagem do jogador e, em seguida, o ícone de engrenagem Configurações.
  3. Vá para as Configurações do aplicativo e selecione Rede.
  4. Alterne Jogar apenas por Wi-Fi para habilitar ou desabilitar os dados da rede celular.

Para habilitar o jogo nos dispositivos iOS ou Android via navegador da web, acesse as configurações de rede do seu dispositivo, desligue o Wi-Fi e ative os dados da rede celular.

Observação: Os jogadores são responsáveis pelos custos associados aos seus próprios dados e pelo monitoramento de todo o uso de dados de seus próprios jogos em conjunto com seus limites mensais da operadora.