Microsoft, Google e Apple querem que você diga adeus às senhas

É tanta senha, que as vezes até esqueço!

0
386

Se você não ta sabendo, ontem foi o Dia Mundial da Senha (sim isso existe), e em uma celebração irônica, a Microsoft comemorou o dia ajudando as pessoas a abandonarem completamente as senhas. A empresa anunciou suporte para a expansão de um padrão sem senha criado pela FIDO Alliance e pelo consórcio World Wide Web. A Apple e o Google também anunciaram suporte ao padrão, que é um grande passo em direção a um futuro sem senha.

A Microsoft argumenta que é mais seguro usar credenciais FIDO para vários dispositivos. Elas também são chamadas de chaves de acesso e permitem que pessoas e organizações deixem de usar senhas inseguras. A ideia é que as pessoas possam verificar sua identidade fazendo login em um dispositivo físico, como um smartphone. Isso pode ser feito com uma impressão digital, desbloqueio facial ou um PIN e usado para fazer login em sites e serviços, tudo sem exigir uma senha.

A Microsoft destacou em um post da Tech Community que as informações biométricas nunca saem de um dispositivo. “As chaves de acesso são uma substituição mais segura, rápida e fácil para sua senha. Com chaves de acesso, você pode entrar em qualquer site ou aplicativo suportado simplesmente verificando seu rosto, impressão digital ou usando um PIN de dispositivo”, acrescentou a empresa.

Já é possível usar o Windows Hello para entrar em sites que dão suporte a chaves de acesso. Em breve, as pessoas poderão entrar em sua conta da Microsoft com uma chave de acesso usando um dispositivo Apple ou Google.

O suporte entre dispositivos e sistemas operacionais de chaves de acesso é — ahem — a chave para a operação. “Com senhas em seu dispositivo móvel, você pode entrar em um aplicativo ou serviço em praticamente qualquer dispositivo, independentemente da plataforma ou navegador em que o dispositivo está sendo executado”, disse o vice-presidente de segurança, conformidade, identidade e privacidade da Microsoft. Vasu Jakkal em um comunicado ao Verge . “Por exemplo, os usuários podem fazer login em um navegador Google Chrome executado no Microsoft Windows – usando uma chave de acesso em um dispositivo Apple.”

Juntamente com o suporte ao padrão FIDO, a Microsoft anunciou novos recursos para ajudar as empresas a não usar senhas. O Windows 365, a Área de Trabalho Virtual do Azure e a Infraestrutura de Área de Trabalho Virtual oferecem suporte a login sem senha nas versões de visualização do Windows 11. Também está a caminho do Windows 10.

O Microsoft Authenticator em breve oferecerá suporte ao uso de várias contas sem senha. O recurso será lançado para dispositivos iOS este mês e para usuários do Android no futuro.

A Microsoft pressionou as pessoas a deixarem de usar senhas por cinco anos. A empresa compartilhou que 240 milhões de pessoas agora acessam os serviços da Microsoft todos os meses sem usar uma senha. 330.000 pessoas também removeram suas senhas de suas contas da Microsoft nos últimos seis meses.


Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, a Central Xbox pode ganhar uma comissão. A Central Xbox é um parceiro da Amazon, Rakuten e de outras afiliadas.


Seja membro VIP da Central Xbox no YouTube e tenha acesso a conteúdos exclusivos, além de seguir no Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre Xbox.

Xbox Game Pass Ultimate é o serviço por assinatura que une Xbox Live Gold que ter permite jogar online, bater papo com amigos, resgatar os jogos do Games with Gold, ter descontos exclusivos além de muitas outras vantagens; o Game Pass que é a biblioteca de jogos por assinatura, onde você terá disponível uma grande quantidade títulos atualizados todos os meses, incluíndo todos os exclusivos do Xbox no lançamento; o XCLOUD que te permite jogar uma enorme lista de jogos através de um Tablet, Smartphone, Navegador ou Aplicativo para Windows 10 e o catálogo da EA PLAY, com mais de 70 jogos da Eletronic Arts. Vale lembrar que você pode assinar o Xbox Game Pass Ultimate por apenas R$5. Clique aqui e assine! *Válido apenas para novos assinantes.