TUDO SOBRE A COMPRA DA ACTIVISION BLIZZARD

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Um grande passo para novos tempos

Janeiro foi um grande dia para a indústria de videogames. Em um dos maiores acordos da história (ao menos no mundo dos jogos), a Microsoft surpreendeu e deixou o mundo de cara com o anúncio da compra da Activision Blizzard por incríveis US$ 68,7 bilhões.

A escala da compra é impressionante: quando concluída, a Microsoft terá o controle de algumas das maiores séries de jogos do mundo, incluindo Call of Duty, Diablo, Overwatch e Warcraft além de um enorme caálogo de IPs e jogos antigos.

A notícia chegou cerca de um ano depois da compra da Zenimax – detentora da Bethesda Softworks e outros grandes estúdios – tornando a Microsoft a terceira maior empresa de jogos do mundo. mundo por receita.

Este não foi um acordo 100% feito no mesmo dia, pois a Activision Blizzard vem com muita bagagem que pode complicar o processo de aprovação regulatória. Mas se isso acontecer – e o consenso geral é que vai – então pode abalar a indústria de videogames de maneiras nunca vistas antes.

  • Quanto a Microsoft está gastando?
    • US$ 68,7 bilhões cerca de R$340 bilhões
  • Quando a compra será concretizada?
    • Em algum momento entre julho de 2022 e julho de 2023
  • Os jogos da Activision Blizzard chegarão ao Game Pass?
    • Sim, isso faz parte do plano da Microsoft
  • Os jogos da Activision Blizzard serão exclusivos para Xbox e PC?
    • A Microsoft diz que honrará os contratos existentes da Sony e não tornará Call of Duty exclusivo imediatamente, mas é provável que alguns dos futuros jogos da Activision Blizzard não cheguem ao PlayStation. Há precedente: depois que a Microsoft comprou a Bethesda, descobrimos que Starfield e The Elder Scrolls 6 serão exclusivos para Xbox e PC.
  • O que vai acontecer com Bobby Kotick, o CEO da Activision Blizzard?
    • Ele continua CEO, mas poderá sair depois que o  negócio for feito.

Por que a Microsoft deu esse passo? O que isso significa?

A aquisição da Bethesda, que foi “apenas” US$ 8,1 bilhões, deu a intonação de ser o cenário que a Microsoft gostaria de possuir, para proporcionar maior e melhor conteúdo dando um grande impulso ao Game Pass.

Já o acordo de US$ 68,7 bilhões com a Activision Blizzard parece ser um passo antecipado (e estratégico) em resposta a atenção que a Microsoft tem dado ao que outras grandes empresas como Amazon, Apple e Google estão planejando para o futuro da internet e dos jogos.

Sabemos que Phil Spencer não aposentou o ‘PIX’ e ainda procura novos e interessantes investimentos para a empresa. Isso demonstra o quanto a Microsoft quer se posicionar não só como uma ótima criadora de jogos, mas também proporcionar o melhor ecossistema de soluções em produtos e serviços para nós, gamers!

Se você está se perguntando o que a Microsoft receberá por essa quantia enorme, aqui está uma lista de algumas das subsidiárias e divisões que atualmente são de propriedade da Activision Blizzard.

  • Activision Publishing
  • Blizzard Entertainment (Overwatch, Diablo e World of Warcraft)
  • Beenox (Estúdio de Suporte para Call of Duty)
  • Demonware (Respawn Heroes)
  • High Moon Studios (Estúdio de Suporte para Call of Duty)
  • Infinity Ward (Call of Duty)
  • King (Candy Crush)
  • Major League Gaming (eSports)
  • Radical Entertainment (Prototype Remasters)
  • Raven Software (Call of Duty: Warzone)
  • Sledgehammer Games (Call of Duty: Vanguard)
  • Toy for Bob (Crash Bandicoot and Spyro)
  • Treyarch (Call of Duty)

As maiores aquisições da Microsoft: Activision Blizzard: $68.7 billion, Linkedin: $26.2 billion, Nuance: $19.7 billion, Skype: $8.5 billion, ZeniMax: $7.5 billion, GitHub: $7.5 bilion, Nokia $7.2 billion, aQuantive: $6.3 billion, Mojang (Minecraft): $2.5 billion.

Para efeito de comparação, a Disney investiu apenas US$ 4 bilhões para adquirir a Marvel Entertainment. Portanto, a Microsoft está pagando mais de 17 vezes esse valor.

O que a Activision Blizzard significa para a Microsoft?

A Activision Blizzard esteve (e está) no centro das atenções de uma série de grandes controvérsias e um processo de alto perfil, com seu CEO Bobby Kotick enfrentando acusações de assédio sexual – alegações que ele negou. E você pode estar questionando por que a Microsoft resolveu herdar todos esses problemas?

O simples fato é que a Activision Blizzard possui muitas Propriedades Intelectuals (IP) valiosas e serviços de jogos muito lucrativos, como World of Warcraft e Call of Duty: Warzone. Ao comprar a empresa, a Microsoft estará em posição de fazer alguns desses títulos exclusivos do Xbox no futuro, ou usá-los para sustentar seu florescente Game Pass Service.

De acordo com o comunicado de imprensa, a Activision Blizzard também será fundamental na estratégia da Microsoft para o Metaverse. Os detalhes são obviamente pequenos neste estágio inicial, mas ele diz que: “a aquisição acelerará o crescimento nos negócios de jogos da Microsoft em dispositivos móveis, PC, console e nuvem e fornecerá blocos de construção para o metaverso”.

A Microsoft não quer tornar o Call of Duty exclusivo – não imediatamente!

A questão de exclusividade, é sempre um grande ponto de discussão. O assunto ja foi estabelecido quando rolou a aquisição da Bethesda, sendo que a Microsoft confirmou que os títulos como Starfield e Elder Scrolls 6 – serão lançados no Game Pass no Day One, e que muitos deles não aparecerão no PlayStation.

Sendo assim a premissa de o mesmo acontecer com novos jogos da Activision Blizzard tem sido fortemente debatido na indústria, e neste caso existe uma grande preocupação entre a equipe do PlayStation (e Nintendo) de que o acordo possa fazer com que séries como Call of Duty, Diablo e Overwatch se tornem um exclusivo,

Neste caso, Phil Spencer veio a público se posicionando a respeito dessa questão, dizendo que a Microsoft não tem planos imediatos de tirar Call of Duty do PlayStation. Porém não sabemos no futuro.

“Tive boas ligações esta semana com líderes da Sony”, ele twittou. “Confirmei nossa intenção de honrar todos os acordos existentes na aquisição da Activision Blizzard e nosso desejo de manter Call of Duty no PlayStation. A Sony é uma parte importante de nossa indústria e valorizamos nosso relacionamento.”

Todos sabemos que jogos exclusivos são, e sempre serão, um dos fatores determinantes na compra de consoles, e mais importante que isso, exclusivos movimentam a indústria de uma forma absurdamente grande. Por nós – Central Xbox – os jogos devem sim continuar sendo lançados multiplataformas, pelo simples motivo de que nós não precisaremos comprar o título para jogar, tudo estára no Game Pass.

Neste caso, temos dois caminhos: A Microsoft mantendo o Playstation recebendo jogos dos seus estúdios, tornando a vida financeira da empresa muito mais saudável. Quem sabe dai possam vir maiores investimentos em jogos, estúdios e mais. Ou não? Não precisa disso, pois a Microsoft com seu dinheiro infinito, conseguirá arcar com tudo isso sem ajuda da Sony?

Phil Spencer quer trazer de volta os jogos que curtia quando criança!

Para alguns jogadores veteranos, uma questão mais urgente do que os planos da Microsoft para os maiores jogos da Activision Blizzard é o que ela tem em mente para os clássicos. Nessa frente, as notícias são potencialmente melhores. “Esperamos poder trabalhar com [os estúdios da Activision Blizzard] para garantir que tenhamos recursos para desenvolver em franquias que sou apaixonado desde a minha infância”, disse Spencer. disse ao Washington Post.

A aquisição precisa ser aprovada por comitê regulador? Sim!

O escopo do acordo significa que ele será examinado cuidadosamente pelos órgãos reguladores, e a aprovação dependerá disso. Dito isto, as informações é de que será a Microsoft não terá problemas e não deverá temer ‘monopólio’.

“Questões antitrust normalmente surgem com fusões horizontais, onde uma empresa adquire um concorrente, pois essas fusões limitam a concorrência naquele mercado específico. Por exemplo, a compra da Sony pela Microsoft. As fusões verticais, em que uma empresa compra outra como um de seus fornecedores, também pode atrair revisão antitrust, mas a natureza anticompetitiva da transação não é tão clara e há uma chance melhor de passar na revisão sobre isso.” disse o advogado Kellen Voyer, fundador da Voyer Law.

A gente acredita que provavelmente haverá “algum drama”, mas que, em última análise, o acordo será feito.

Alguns orgãos mundiais não aprovam!

O Banco Mundial, uma organização financeira internacional que oferece empréstimos e doações a países pobres, não está envolvido no processo regulatório, mas mesmo assim o presidente do Banco Mundial, David Malpass, não aprova o acordo.

“Fiquei impressionado esta manhã com o investimento da Microsoft, US$ 75 bilhões [na verdade, US$ 68,7 bilhões], em uma empresa de videogames em um momento em que, para colocar em perspectiva, todo o compromisso da IDA20 que conseguimos alcançar em dezembro era de US$ 24 bilhões. distribuídos por três anos”, disse Malpass durante um evento virtual do Peterson Institute for International Economics [via Reuters]. “São US$ 8 bilhões por ano para 75 dos países mais pobres. US$ 8 bilhões, em comparação com um investimento único de US$ 75 bilhões em uma empresa de jogos.

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Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
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