Tudo o que você precisa saber sobre FreeSync e VRR no XBOX

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Nomes estranhos para todos os lados!

Muita gente não sabe, ou se sabe, se confunde um pouco quando assunto é VRR (Taxa de Atualização Variável) e AMD Freesync, tecnologia que permite que a taxa de atualização da sua TV ou Monitor seja sincronizada com a saída do seu dispositivo.

A boa notícia é que ambos Xbox One e Xbox Series X|S já possuem suporte, e isso significa que você pode reduzir o ‘engasgo’ da tela, permitindo imagens de jogo ininterruptas e mais suaves através de uma conexão HDMI 2.1.

Mas com tanta sigla e nome complicado, o que afinal é VRR e Freesync?

Se você estava jogando um game e percebeu uma queda de FPS, especialmente ao girar a câmera, isso se deve a ausência de VRR ou Freesync, e é ai que as tecnologias de taxa de atualização variável entram na jogada, sincronizando o sinal com a saída da GPU, proporcionando uma experiência suave, mesmo quando o fps cai.

O VRR é um novo padrão criado com o suporte para consoles em mente. As TVs HDMI 2.1 compatíveis com VRR irão variar suas taxas de atualização, dependendo da saída da GPU canalizada através de HDMI. Uma vez que muitos jogos de console visam os 60 FPS, o VRR pode ser um verdadeiro salva-vidas quando as taxas de quadros do console caem.

Já o FreeSync é uma tecnologia da AMD, projetada principalmente para funcionar com GPUs AMD como a gama Radeon. Esta é a implementação da tecnologia de taxa de atualização variável (VRR) da AMD, que permite que a GPU e o monitor sincronizem para uma experiência de jogo mais suave, e neste caso o XBOX já tem suporte a essa tecnologia.

Ainda temos o GSync, que é a mesma tecnologia porém criada pela NVIDIA, operando específicamente em suas placas de vídeo.

Desde o lançamento do Xbox, o suporte ao FreeSync era um dos recursos mais esperados. Já no Xbox Series X|S, o recurso já suaviza a jogabilidade por meio de hardware especializado e solidifica ainda mais o console como um dos dispositivos de jogos de primeira linha do mercado. Devido às limitações de hardware do Xbox One, apenas alguns monitores FreeSync são compatíveis com o console.

Para tirar o máximo proveito do VRR ou FreeSync, deve ser usado uma TV ou Monitor que suporte os padrões FreeSync 2 e HDR10 além de conexão HDMI 2.1. O FreeSync 2 é a revisão mais recente da tecnologia, oferecendo suporte para recursos como High Dynamic Range (HDR), enquanto o HDR10 é o único padrão HDR suportado pelo Xbox One. Sem isso, as imagens HDR não podem ser exibidas no console.

O HDMI 2.1 suporta 4K a até 120 Hz, bem como 8K a até 60 Hz. Considerando que a Microsoft fala sobre as capacidades de alta taxa de atualização e alta taxa de quadros de seus respectivos consoles, este é um must-have se você quiser tirar o máximo proveito dos próximos jogos de alta taxa de atualização e alta resolução.

Entre a AMD e seus parceiros, um ecossistema de mais de 200 produtos compatíveis com FreeSync já está disponível no mercado. Aproveitando um padrão aberto e oferecendo licenciamento isento de royalties para fabricantes, a tecnologia está tendo maior adoção em relação a soluções rivais, como o G-Sync da NVIDIA. E com o Xbox One com chips AMD sob o capô, o FreeSync é perfeito para a família de consoles.

Seja membro VIP da Central Xbox no YouTube e tenha acesso a conteúdos exclusivos, além de seguir no Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre Xbox.

Vale lembrar que você pode assinar o Xbox Game Pass Ultimate por apenas R$5. Clique aqui e assine! *Válido apenas para novos assinantes.

Xbox Game Pass Ultimate é o serviço por assinatura que une Xbox Live Gold que ter permite jogar online, bater papo com amigos, resgatar os jogos do Games with Gold, ter descontos exclusivos além de muitas outras vantagens, com o Game Pass que é a biblioteca de jogos por assinatura, onde você terá disponível uma grande quantidade títulos atualizados todos os meses, incluíndo todos os exclusivos do Xbox no lançamento. Além disso assinantes Ultimate tem acesso ao XCLOUD que te permite jogar uma enorme lista de jogos através de um Tablet, Smartphone, Navegador ou Aplicativo para Windows 10 e ao catalogo da EA PLAY, com mais de 70 jogos da Eletronic Arts.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,300InscritosInscrever

LEIA MAIS