Entenda a diferença entre Hz e FPS

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Bora aprender sobre Refresh Rate vs Frame Rate!

Em mais um artigo da Central Xbox, nós iremos explicar qual a diferença em Hz e FPS, já que sabemos que muitas pessoas possuem dúvidas em relação a esse assunto. Logo de cara já vamos falar: um não funciona sem o outro.

O que é Hz?

Conhecido como Refresh Rate ou Taxa de Atualização, é a capacidade de atualização de um monitor/TV aferida a cada segundo. Por exemplo: se um monitor tem uma taxa de atualização de 60Hz ele será capaz de rodar jogos (ou outro tipo de multimídia) até 60FPS.

Caso você tente, por exemplo, executar um jogo a 120FPS em um monitor de 60Hz você não irá ver os 120FPS, e sim, apenas 60FPS,  tendo ainda alguns bugs na imagem, já que a mesma está além da quantidade suportada pelo monitor/TV.

O que são FPS?

Frames per second, em português – quadros por segundo – é a “velocidade” ou quantidade de quadros geradas pelo console ou PC.

Por exemplo, nos consoles geralmente temos jogos que rodam a 30FPS ou 60FPS, já nos PCs mais parrudos, nós podemos chegar aos mirabolantes 200FPS!

Claro, como dissemos na parte do “Hz”, o seu monitor/TV deverá ter a capacidade de suportar um alto número de FPS. Neste caso não adianta nada você ter um monitor de 60Hz e jogar um jogo a 244FPS no PC.

Taxa de atualização x taxa de quadros

A taxa de atualização (hz) é uma medida de quantos quadros um monitor pode atualizar a cada segundo. FPS, no entanto, é uma medida da capacidade da placa gráfica de desenhar um número de quadros na tela a cada segundo.

Embora ambos sejam uma medida de coisas diferentes, eles estão diretamente relacionados e afetam um ao outro.

FPS é igual a Hz?

Embora a taxa de atualização e o FPS estejam relacionados entre si e afetem a suavidade do vídeo ou dos gráficos exibidos, eles são diferentes. Sendo um pertinente ao display e outro parte do desempenho do hardware do console ou PC.

Em ambos os casos, o número mais baixo limitará o desempenho. Por exemplo, se o monitor tiver uma taxa de atualização de 60Hz, enquanto a GPU for capaz de 120 FPS, os gráficos não serão tão suaves quanto deveriam para uma GPU de 120 FPS.

Isso ocorre porque o monitor é capaz de atualizar a tela apenas 60 vezes por segundo. Por outro lado, se a GPU puder renderizar no máximo 60FPS, enquanto o monitor tiver uma taxa de atualização de 144Hz, obterá um cenário semelhante.

O que significa 144Hz?

Uma taxa de atualização de 144Hz indica que seu monitor é capaz de atualizar a tela 144 vezes por segundo. Portanto, você pode esperar um desempenho ideal para GPUs que também podem produzir até 144 FPS.

60Hz significa 60 FPS?

60Hz não significa diretamente 60FPS. No entanto, 60Hz indica que sua tela pode exibir de forma otimizada até 60FPS. Se sua GPU puder produzir mais de 60FPS, os quadros extras serão perdidos, pois o monitor é incapaz de exibir tantos quadros.

Pelo contrário, se sua GPU estiver limitada a 60FPS e sua tela tiver uma taxa de atualização superior a 60Hz, você obterá um desempenho semelhante, pois a GPU não pode produzir quadros suficientes para corresponder à taxa de atualização do monitor.

Não tente rodar jogos com alto FPS em monitores que suportam baixas quantidades

Caso você tente rodar um jogo com, por exemplo, 120FPS em um monitor/TV que suporte apenas 60Hz, você poderá ver algumas “rupturas” no vídeo, como na imagem a seguir:

Na verdade, isso não irá afetar a GPU ou o monitor/TV que você está utilizando, apenas ficará “feio”. Por sorte, você poderá ativar a opção VSync para resolver o problema, e também as fabricantes de GPU (Nvidia e AMD) possuem algumas features para resolver esse problema, veja abaixo.

Diferença de Hz e FPS

O lance é que os jogos têm melhor aparência quando a taxa de atualização da tela e a taxa de quadros do jogo estão sincronizadas porque a taxa de quadros corresponde ou se divide uniformemente na taxa de atualização.

Por exemplo, um jogo de 60 FPS fica bem em uma TV com uma taxa de atualização de 60 Hz, porque o jogo gera uma nova imagem toda vez que a tela é atualizada. Um jogo de 30 fps fica bem em uma TV de 60 ou 120 Hz, porque 30 se divide uniformemente em 60 e 120, o que resulta em cada quadro restante na tela pelo mesmo período de tempo.

Um quadro em um jogo de 30 fps permanece na tela por dois ciclos de atualização em uma tela de 60 Hz e 4 ciclos em uma tela de 120 Hz.

Nvidia G-SYNC

Essa solução é para quem possui placas de vídeo da Nvidia, e para usar esse recurso você precisará possuir uma placa de vídeo e monitor que sejam compatíveis com essa tecnologia.

A tecnologia em questão é um chip especial na GPU e no monitor que se comunicam e fazem com que o monitor trabalhe em conjunto com a GPU, variando a taxa de quadros de acordo com a taxa de atualização do monitor. Essa tecnologia embora seja mais cara é livre de erros, e as desenvolvedoras dão prioridade a mesma. Diferença de Hz e FPS

AMD FreeSync

Essa tecnologia da AMD é mais barata, já que não requer um chip no monitor e na placa de vídeo! A tecnologia usa a especificação Adaptive-Sync, da DisplayPort, um padrão da indústria.

Com essa tecnologia, é requisitado um firmware especial da AMD e da fabricante do monitor. Infelizmente, o FreeSync não é tão funcional quanto o G-Sync, oferecendo resultados com alguns artefatos em alguns casos.

Com os consoles da nova geração, o Xbox Series X e Xbox Series S, os jogos passaram a ter suporte a 120FPS, com isso, para você conseguir ver essa alta taxa de FPS, você deve ter um televisor que suporte a taxa de atualização de 120Hz, e nós temos um artigos especial para te explicar como isso funciona!

Clique aqui e confira os melhores televisores para o Xbox Series X|S disponíveis.

As Melhores TVs para o Xbox Series X|S em 2021

E é isso! Você entendeu a diferença entre Hz e FPS? Conseguiu entender os métodos das fabricantes para resolver os problemas? Conta para gente!

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Gabriel Vieira
Gabriel Vieirahttp://centralxbox.com.br
Não tenho muito a dizer. Só sei que gosto de games (especialmente GTA), tecnologia e aviação. Me segue lá na Twitch: https://www.twitch.tv/gabrielctxb
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
83,800InscritosInscrever

LEIA MAIS