Entenda a diferença entre Hz e FPS

0
7087

Bora aprender sobre Refresh Rate vs Frame Rate!

Em mais um artigo da Central Xbox, nós iremos explicar qual a diferença em Hz e FPS, já que sabemos que muitas pessoas possuem duvidas em relação a esse assunto. Logo de cara já vamos falar: um não funciona sem o outro. Diferença de Hz e FPS

Hz

Conhecido como Refresh Rate / Taxa de Atualizacão é a capacidade de atualização de um monitor/TV. Por exemplo, se um monitor tem uma taxa de atualização de 60Hz ele será capaz de rodar jogos (ou outro tipo de multimídia) até 60FPS. Caso você tente, por exemplo, rodar um jogo a 120FPS em um monitor de 60Hz você não irá ver os 120FPS, e sim, apenas 60FPS e ainda alguns bugs na imagem, já que está além da quantidade suportada do monitor/TV.

FPS

Ou frames per second, em português – quadros por segundo – é a “velocidade” da imagem. Por exemplo, nos consoles geralmente temos jogos que rodam a 30FPS ou 60FPS, já nos PCs mais parrudos, nós podemos chegar aos mirabolantes 200FPS! Claro, como dissemos na parte do “Hz”, o seu monitor/TV deverá ter a capacidade de suportar um alto número de FPS. Neste caso não adianta nada você ter um monitor de 60Hz e jogar um jogo a 244FPS no PC.

Conclusão: Hz é a taxa de atualização do monitor/TV (o quanto de FPS ele irá suportar) e FPS é a velocidade da imagem (que depende do Hz).

Não tente rodar jogos com alto FPS em monitores que suportam baixas quantidades

Caso você tente rodar um jogo com, por exemplo, 120FPS em um monitor/TV que suporte apenas 60Hz, você poderá ver algumas “rupturas” no vídeo, como na imagem a seguir:

Na verdade, isso não irá afetar a GPU ou o monitor/TV que você está utilizando, apenas ficará “feio”. Por sorte, você poderá ativar a opção VSync para resolver o problema, e também as fabricantes de GPU (Nvidia e AMD) possuem algumas features para resolver esse problema, veja abaixo.

Diferença de Hz e FPS

O lance é que os jogos têm melhor aparência quando a taxa de atualização da tela e a taxa de quadros do jogo estão sincronizadas porque a taxa de quadros corresponde ou se divide uniformemente na taxa de atualização.

Por exemplo, um jogo de 60 fps fica bem em uma TV com uma taxa de atualização de 60 Hz, porque o jogo gera uma nova imagem toda vez que a tela é atualizada. Um jogo de 30 fps fica bem em uma TV de 60 ou 120 Hz, porque 30 se divide uniformemente em 60 e 120, o que resulta em cada quadro restante na tela pelo mesmo período de tempo. Um quadro em um jogo de 30 fps permanece na tela por dois ciclos de atualização em uma tela de 60 Hz e 4 ciclos em uma tela de 120 Hz.

Nvidia G-SYNC

Essa solução é para quem possui placas da Nvidia, e para usar esse recurso você precisará possuir uma placa de vídeo e monitor que seja compatível com essa tecnologia. A tecnologia em questão é um chip especial na GPU e no monitor que se comunicam e fazem com que o monitor trabalhe em conjunto com a GPU, variando a taxa de quadros de acordo com a taxa de atualização do monitor. Essa tecnologia embora seja mais cara é livre de erros, e as desenvolvedoras preferem mais essa tecnologia do que a da rival AMD. Diferença de Hz e FPS

AMD FreeSync

Essa tecnologia da AMD é mais barata, já que não é necessário um chip no monitor e na placa de vídeo! A tecnologia usa a especificação Adaptive-Sync, da DisplayPort, um padrão da indústria. Com essa tecnologia, é requisitado um firmware especial da AMD e da fabricante do monitor. Infelizmente, essa tecnologia, sendo mais barata, poderá causar alguns problemas, como artefatos nas telas.

Com os consoles da nova geração, o Xbox Series X e Xbox Series S, os jogos passaram a ter suporte a 120FPS, com isso, para você conseguir ver essa alta taxa de FPS, você deve ter um televisor que suporte a taxa de atualização de 120Hz, e nós temos um artigos especial para isso! Clique aqui e confira os melhores televisores para o Xbox Series X|S disponíveis.

As Melhores TVs para o Xbox Series X|S em 2021

E é isso! Você entendeu a diferença entre Hz e FPS? Conseguiu entender os métodos das fabricantes para resolver os problemas? Conta para gente!

Você pode nos seguir no YouTube, Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro das novidades mais recentes do Xbox, Microsoft e Windows 10.