Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Agora a ameaça é outra! Rainbow Six Extraction

A Ubisoft resolveu dar aos seus famosos operadores um novo desafio. Em Rainbow Six Extraction, a grande ameaça é conhecida como Chimera. Um parasita alienígena, de origem desconhecida, que tem a capacidade de absorver suas vítimas e se espalhar rapidamente, ameaçando toda a vida do planeta. Nossa missão aqui é invadir áreas de contenção, conseguir informações importantes sobre a desconhecida ameaça e encontrar uma maneira de impedi-lo de destruir a Terra.

História

Em um ponto não especificado, o parasita chegou à Terra e foi encontrado pela União Soviética. Por razões desconhecidas, os soviéticos armazenaram o parasita a bordo de uma cápsula e o enviaram para o espaço. A cápsula retornou à Terra no início de fevereiro de 2018 e caiu perto de Truth or Consequences, Novo México. A cápsula contendo o parasita foi posteriormente encontrada por Boyd Brooks.
Brooks o carregou em seu caminhão e o trouxe de volta para sua garagem em seu depósito de sucata. Mas ele acabou se tornando o primeiro a ser infectado pelo parasita. Nos dez dias seguintes, o parasita infectou a maioria da população da cidade.

Central Xbox | Rainbow Six ExtractionFoi nessa época que os infectados pelo parasita começaram a ser conhecidos como “Roaches”. Mais tarde, a equipe Rainbow recebeu ordens para entrar na cidade para ajudar a impedir que o governo usasse uma arma nuclear para deter o parasita. Incapazes de impedir a destruição da cidade, eles resgataram a Dra. Ellen Mackintosh que estava trabalhando em uma possível cura depois de coletar amostras de sangue de Boyd.

Essa foi a parte da história conhecida pelos jogadores de Rainbow Six Siege no Outbreak (evento por tempo limitado que ocorreu entre 6 de março e 3 de abril de 2018), lançado na Operação Chimera.

Nos anos seguintes, o parasita evoluiu para os Arqueanos, e se espalhou para outras áreas dos Estados Unidos, principalmente Nova York, São Francisco e Alasca. Novas zonas de contenção foram posteriormente estabelecidas em torno das áreas atingidas. Para combater os Arqueanos (uma forma evoluída do parasita que não precisa mais de hospedeiros humanos), a equipe Rainbow formou o REACT (Rainbow Exogenous Analysis & Containment Team) e, unindo os conhecimentos e habilidades de seus integrantes, realizou várias missões nessas zonas para reunir mais informações sobre o parasita, criar armamentos específicos para combatê-lo e descobrir uma maneira de detê-lo.

Jogabilidade

Rainbow Six Extraction muda o foco, fazendo com que os conhecidos operadores de várias forças especiais espalhadas pelo globo, unam suas forças e habilidades por um bem maior. O modo PvP de Rainbow Six Siege dá lugar a um modo PvE com todas as características que fizeram de “Siege” um game de sucesso. Os operadores possuem as mesmas habilidades já conhecidas pelos jogadores com algumas pequenas adaptações em algumas delas. As armas, gadgets e toda a parte de personalização de equipamentos e visuais estão presentes no game, fazendo com que os jogadores habituados com Rainbow Six Siege se sintam em casa.

Central Xbox | Rainbow Six Extraction
Portanto, assim como em Rainbow Six Siege, o jogador seleciona seu operador, seu equipamento e o game começa. Existe o modo para um jogador e níveis diferentes de dificuldade. Mas jogar em equipe com mais 2 amigos é bem mais divertido e dinâmico, pois além de se ajudarem durante o combate, unindo forças e somando habilidades específicas de cada operador, a equipe fica mais eficiente em explorar os cenários atrás de informações valiosas e tecnologias REACT, para aumentar o nível dos operadores e eventualmente desbloquear novos gadgets e visuais diferentes.

Cada incursão aqui é separada por três áreas de contenção cada uma com um objetivo diferente que vai desde a coleta de informações sobre o parasita até o resgate de operadores eventualmente caídos durante o trajeto. Se um determinado operador não consegue sobreviver a incursão, ele fica inoperante e não poderá ser novamente escolhido pelos jogadores até ele ser salvo em outra incursão! Portanto, todo cuidado é pouco já que, se arriscar demais pode levar o jogador a não contar com seu operador favorito na próxima missão.

Outra coisa bem interessante em Rainbow Six Extraction, é que os jogadores podem optar pela excursão da área de contenção a qualquer momento, dando ao jogo um ar mais tático, a fim de preservar a experiência ganha até aquele momento. Como cada incursão é formada por 3 áreas com objetivos distintos, os jogadores poderão escolher entre tentar finalizar a incursão, obtendo mais recursos e XP, ou recuar em áreas anteriores quando a coisa complicar demais, optando por garantir o que foi conquistado até aquele ponto não arriscando perder tudo.

Central Xbox | Rainbow Six Extraction
Os controles e a dinâmica de exploração e combate são bem parecidos com os de Rainbow Six Siege. Cada operador conta com seu famoso drone, que aqui será utilizado para encontrar inimigos específicos ou pontos de interesse das missões. Só que existe uma pequena diferença. O drone agora conta com uma barrinha de bateria que vai acabando à medida que o drone é utilizado. Portanto, escolher a hora certa de utilizar esse recurso é bem importante. Outras características do “Siege” também estão presentes aqui, como reforços de parede que podem impedir a passagem de inimigos criando uma vantagem tática para os jogadores.

Falando em inimigos, o parasita desenvolveu uma boa quantidade e variedade de inimigos. Quem pôde jogar o evento Outbreak em 2018 vai se lembrar de alguns espécimes e com certeza se surpreender com novas e intrigantes variantes. No geral, a IA dos inimigos é muito boa criando sempre um ambiente de tensão e surpresa aos jogadores. Para facilitar a vida dos nossos operadores, cada variante tem um ponto fraco que fica exposto a um tiro certeiro. Acertar esses pontos fracos, dão uma quantidade maior de pontos que serão somados ao final de cada incursão.

Ao finalizar incursões outras áreas e objetivos vão sendo liberados, ao passo que os operadores vão subindo do nível. Fica a critério do jogador escolher quais operadores utilizar, portanto quanto mais um determinado operador for utilizado, mais forte ele vai ficando ao longo do game.

Gráfico e Som

Rainbow Six Extraction já começa com uma abertura de tirar o fôlego, mostrando o habitual cuidado com a qualidade gráfica vistos em outros games da empresa como The Division e o próprio Rainbow Six Siege. Essa qualidade pode ser conferida também durante o game. Os cenários estão realmente muito bonitos e detalhados. Os detalhes das armas, gadgets e roupas dos operadores também estão incríveis. Mas o que mais chamou a atenção aqui com certeza foram os efeitos de partículas, faíscas e explosões além do lindo visual do “Spraw” (uma espécie de piche pegajoso e mole que retarda os operadores.) se espalhando pelo ambiente após matar inimigos.

Na parte sonora, o cuidado especial aqui foi em causar uma sensação de tensão aos jogadores, com ruídos do ambiente, passos inimigos e grunhidos estranhos avisando que o perigo está a toda volta. Tiros, explosões, paredes sendo arrebentadas e o barulho dos passos dos próprios operadores passando em áreas fechadas absolutamente contaminadas pelo “Spraw”, dão uma sensação incrível de apreensão e medo.

No geral, Rainbow Six Extraction tem uma ótima ambientação e, mesmo sendo limitados por áreas de contenção, existe uma boa variedade de cenários e localidades. Dá até pra sonhar com um game, com essa ambientação, em um mundo aberto.

Conclusão

Rainbow Six Extraction é uma experiência cooperativa incrível e viciante. Para quem é fanático por Rainbow Six Siege, o game é imperdível. A Ubisoft fez questão de continuar contando a história de seus operadores e expandindo o universo R6 para outras fronteiras. Para aqueles que nunca tiveram contato com o game Rainbow Six Siege, pode parecer meio confuso no início, mas vale a tentativa! Ainda mais que, ambos os games estão disponíveis no catálogo do Game Pass!! Boa caçada operadores!

Pontos Positivos
  • Ambientação;
  • Jogabilidade;
  • Experiência cooperativa;
  • Gráficos.
Pontos Negativos
  • Pode ser um pouco confuso para quem não jogou Rainbow Six Siege.

Rainbow Six Extraction já está disponível no Game Pass! E para quem quiser adquirir o jogo, também está disponível na Microsoft Store por R$199,95.

Essa análise foi feita em um console Xbox Series S/X.

Você pode nos seguir no YouTube, Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro das novidades mais recentes da família Xbox. Se quiser, pode ver outras análises feitas pelo nosso time clicando aqui.