Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

O Festival Horizon da nova geração chegou! Forza Horizon 5

Forza Horizon 5, desenvolvido pela Playground Games exclusivamente para o ecossistema do Xbox, desembarcou para o mundo no dia 9 de Novembro, e a equipe da Central te conta nossa opinião sobre esse grande lançamento.

Horizon é mais que um jogo, é um conceito, uma cultura … e está para nós jogadores assim como o Tuning em Velozes e Furiosos, os Jedis em Star Wars e os Bruxos em Harry Potter. A nossa equipe teve acesso ao exclusivo alguns dias de antecedência, e com isso, poder ter a devida imersão que precisávamos para poder ir mais a fundo nos detalhes.

Forza Horizon 5 | Central Xbox

É bem difícil falar de Forza Horizon; uma – que não quero deixar as emoções fluirem nesse texto – outra que cada um tem um ponto de vista e opinião sobre diferentes aspectos, e claro, não da pra esquecer que estamos falando do maior e melhor jogo de corrida (arcade) existente no mundo.

Forza é adrenalina, Forza é música, Forza é festa, Forza é diversão, e agora, mais do que nunca, Forza é QUALIDADE ABSOLUTA. Que jogo meu senhores! Em alguns momentos a qualidade do jogo deixa a gente com os olhos brilhando. Independente se você joga na geração passada com um XBOX ONE FAT ou um ONE X, até no XBOX SERIES, a Playground soube utilizar com perfeição o foto-realismo e tornar Forza algo visualmente deslumbrante.

Nossa equipe teve a oportunidade de testar o jogo em diferentes consoles. Nosso querido @GABS, é “prova viva” de que o jogo está bonito em todas as plataformas. Quando recebemos o jogo da Microsoft ele estava ainda jogando no Xbox One S, e em suas palavras, “O jogo está incrivelmente lindo, um ótimo trabalho de otimização feita pela Playground”. 

Para aqueles que acompanharam a evolução desde o primeiro título, ambientado no Colorado, puderam ver e sentir a grande mudança ao longo dos anos. Estamos falando de uma franquia evoluindo ao longo das quatro gerações do XBOX, e podemos afirmar com toda certeza: Forza Horizon 5 é o primeiro título da nova geração.

O quinto jogo de uma das maiores franquias da história, nos leva diretamente para o México, e conta com o maior mapa da sua história sendo 50% maior do que Forza Horizon 4. Nele vamos nos aventurar por um vulcão ativo, selvas e praias, antigos templos maias e vilas e cidades como Guanajuato. Não pense que a coisa para por ai, como parte da lista de novidades, os desenvolvedores nos apresentam grandes e sinistras Tempestades, que poderão aparecer a qualquer momento, e tornar o desafio ainda mais complexo.

Como comentamos antes, a proposta do jogo é te colocar frente a frente com um cenário paradisíaco, lugares memoráveis, corridas frenéticas, desafios incríveis e claro, carros, muitos e muitos carros. Forza Horizon 4 trouxe mais de 700 carros entre Regulares e DLC, Forza Horizon 5 por sua vez, já conta com mais de 500 veículos até o momento, e promete ter o maior line-up da sua história.

Forza Horizon 5 | Central Xbox

Uma das maiores novidades do jogo é o retorno da direção na mão da direita, padrão comum no Brasil e na maioria do mundo, porém que esteve fora dos últimos títulos do jogo por se passar exatamente em países que possuem a mão da esquerda. Pra quem ainda estava jogando Forza Horizon 4, deve ter tido uma certa dificuldade no início em se adaptar a não dirigir na “mão errada”, nada que algumas horas não ajudem a treinar seu cérebro para o lado correto.

Pra quem estava se perguntando sobre as estações presentes em FH4, no novo título da franquia, temos um novo sistema de clima local. Como o México é país enorme com uma ampla gama de elevações, vários climas aparecem ao mesmo tempo. As quatro estações ainda existem, mas de uma forma diferente.

Por exemplo, na estação seca, temos tempestades de poeira, enquanto tempestades tropicais ocorrerão durante a temporada de tempestades de outono. Além disso os desenvolvedores deram vida ao ambiente que agora reagem ao clima; um exemplo disso são as folhas voando por toda parte.

Forza Horizon 5 | Central Xbox

Se você quer se divertir com amigos, e tornar sua experiência online ainda mais empolgante, o jogo apresenta um novo Horizon Arcade, que consiste em uma série de jogos espalhados pelo mapa. Um desses jogos é chamado de “Piñata Pop”, onde o avião de carga do Horizon Festival solta as piñatas e você e outros jogadores devem os explodir o mais rápido possível.

Dentre algumas novidades temos o “EventLab”, um conjunto de ferramentas no qual os jogadores podem criar jogos personalizados, corridas e outros, dependendo de suas preferências pessoais. Já o “Forza Link” é o assistente de IA que rastreia o status atual dos jogadores, ajudando a se conectar com outros para jogar juntos. O Forza Link também pode conectar os sistemas GPS de todos os envolvidos.

Tanto o The Eliminator – o battleroyale – quanto o Super7 estão presentes no jogo e prometem trazer ainda mais desafios e emoções a todos. Além disso, você vai ter o Horizon Tour, onde você e outros cinco jogadores correm contra outros cinco drivatars, The Marathon (corrida de rua), The Goliath (maior corrida do jogo), The Colossus (corrida de estradas), The Titan (cross country), The Juggernaut (desbravador), The Gauntlet (corridas offroad), além de muitos desafios espalhados pelo mapa e claro o modo História.

Forza Horizon 5 | Central Xbox

Um dos maiores destaques do jogo é um recurso revolucionário: nossos personagens agora falam! E isso desbloqueia uma série de opções dentro do jogo, deixando tudo mais atraente. Ainda sobre o diálogo, as vezes ele fica completamente vazio e sem sentido, parecendo que não aproveitaram bem esse “novo recurso”. Por exemplo, em algumas missões o seu parceiro tenta conversar com você, mas o seu personagem não responde nada, dando a entender que ele “ficou no vácuo”.

Tá, já falamos das missões, e as corridas? Como já dito acima, as grandes corridas ainda estão presentes no jogo. Mas as corridas “normais” seguem o mesmo padrão dos outros jogos da franquia, circuito aberto e circuito fechado, porém, elas parecem estar um pouquinho maiores, não sei se é só apenas impressão minha.

Forza Horizon 5 | Central Xbox

O jogo também aposenta o antigo sistema de níveis do Forza Horizon 4, onde você subiu de nível em determinada categoria e mais corridas iriam aparecendo. Aqui, quando você desbloqueia um festival, como o Festival das Corridas de Rua, todas as corridas são desbloqueadas no mapa, um sistema bem melhor em relação ao seu antecessor.

Para subir na Aventura do Horizon (que é necessário para inaugurar novos festivais, novas missões do modo histórias, novas exibições e mais) você precisa ganhar pontos de façanha, e é relativamente simples ganha-los, basta você correr em corridas, fazer sequências de habilidades, comprar carros e muito mais.

Conclusão Forza Horizon 5

Para fechar, eu preciso dizer que a Playground mandou muito bem com relação a física e dificuldade do jogo. Os carros parecem ter maior adesão no chão, algo que vai mudar um pouco a forma como você dirige. Outra são os Drivatars, os caras tão sinistos, e quanto mais você aumenta a dificuldade, pior fica. Um ótimo exercício para se preparar para o modo Multiplayer.

Forza Horizon 5 já está disponível na Microsoft Store por R$249,00 ou de graça através do Xbox Game Pass.

Essa análise foi feita em um Xbox Series X através de uma cópia gentilmente cedida pela Microsoft e sua assessoria.

Você pode nos seguir no YouTube, Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro das novidades mais recentes da família Xbox. Se quiser, pode ver outras análises feitas pelo nosso time clicando aqui.