Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Age of Empires, está de volta! Age of Empires IV

O primeiro título da série Age of Empires, foi desenvolvido pela Ensemble Studios e publicada pela Microsoft em 1997. Durante os próximos anos, outros seis títulos da franquia principal e quatro títulos derivados chegaram ao mercado, a tornando uma das principais franquias de jogos de estratégia.

A maior parte da série é formada pelo gênero de estratégia em tempo real, sendo que seus modos de jogo se resumem a dois estilos principais: mapa aleatório e campanha. Além do gênero, os jogos da série são caracterizados por marcarem eventos históricos e muitas outras surpresas.

Age of Empires IV | Central Xbox

Os primeiros títulos da série são focados em eventos ocorridos na Europa, na Ásia e na África , sendo o jogo Age of Empires baseado nas guerras antigas no ocidente e no oriente durante as quatro idades da Antiguidade (Idade da PedraIdade da Pedra Polida (chamada no jogo de Idade da Ferramenta), Idade do Bronze e Idade do Ferro) e seu pacote de expansão The Rise of Rome baseado na formação e expansão do Império Romano. 

Os dois títulos que se seguiram (o jogo Age of Empires II: The Age of Kings e seu pacote de expansão, The Conquerors) retratam as conquistas militares da Idade Média, início da Idade Moderna e a conquista espanhola do Império Asteca. 

Os três títulos subsequentes (o jogo Age of Empires III e seus pacotes de expansão, The WarChiefs e The Asian Dynasties) exploram as épocas pré-modernas, incluindo os períodos da colonização européia da América e a expansão de várias nações asiáticas.

Age of Empires IV | Central Xbox
Em 21 de agosto de 2017, foi anunciado o jogo Age of Empires IV.

Foram criados ainda outros jogos diretamente relacionados à série. Entre o lançamento de The Conquerors e de Age of Empires III, a Ensemble Studios lançou o jogo Age of Mythology. O clássico jogo de estratégia em tempo real que transporta os jogadores para uma época em que os heróis lutavam contra monstros lendários e os deuses intervinham nos assuntos dos mortais. Use criaturas mitológicas como Minotauros e Ciclopes para aumentar a força de seus exércitos. Peça ajuda aos deuses para destruir cidades inimigas com meteoros ou espalhar tropas inimigas com tempestades com raios. Age of Mythology utiliza os mesmos elementos de Age of Empires, porém com a mitologia gregaegípcia e nórdica como tema.

A série Age of Empires, considerada um sucesso comercial, vendendo mais de 15 milhões de cópias. A popularidade e qualidade dos jogos deu à Ensemble Studios uma grande reputação em jogos de estratégia em tempo real. Na produção de Age of Empires III: The Asian Dynasties, ela colaborou com a empresa Big Huge Games. As críticas recebidas deram créditos ao sucesso pelo tema histórico e jogabilidade igualmente pelo fato dos jogadores de inteligência artificial lutarem sem códigos, o que geralmente não acontece em outras séries concorrentes. 

O que vamos encontrar nesse novo Age Of Empires? 

Sempre que é anunciado um novo jogo de uma franquia querida, nossos ânimos vão as alturas, sempre ficamos imaginando o que de novo será apresentado. As vezes a surpresa é negativa, mas e Age of Empires IV, como esta?!

Age of Empires IV | Central Xbox

Quando a Microsoft anuncia um novo jogo ou uma nova sequência, sempre fica uma dúvida por que tem uma parcela da mídia que tenta diminuir o que a Microsoft está fazendo. Eu sei como eu me sinto, e isso é o que o jogo fez comigo, não o que me mandaram falar.

Age of Empires IV é incrível em todos os aspectos, ele reuniu tudo de melhor que existe nos outros três jogos da franquia e unificou em um só.

O jogo continua com os mesmos recursos que encontramos nos jogos anteriores, mesmas construções, mesmas unidades… Mas ele está diferente, ele não é o mesmo jogo ou uma cópia fraca de uma versão mais antiga, ele tem a sua própria originalidade.

Seu sistema de combate reimaginado melhora a experiência do jogo, você pode escolher a formação que desejar, desde uma grande muralha de soldados até um grande triângulo, você que escolhe. O combate também está bem mais realista e mais fácil de se fazer, o que permite uma ótima imersão in-game.

Age of Empires IV | Central Xbox

Já nas construções, tudo continua “do mesmo”, quer dizer, quase, já que grandes partes das construções trocaram de visual, mas continuam com as mesmas funções: mercado vende itens, fazendas se compram tecnologia para melhorar as plantações, postos de mineração compram tecnologia para melhorar a mineração, casas abrigam civis e soldados…

Para vencer uma partida basta você construir uma maravilha, controlar quatro postos de religião ou derrotar seus inimigos. Cada modo de vencer representa um modo diferente de se jogar: ao construir uma muralha seus inimigos IRÃO COM SANGUE NOS OLHOS PARA DESTRUI-LA, caso opte por ser pacífico e controlar os postos de religião você vai precisar de um grande número de exército no lugar para defender e caso queira meter o terror e destruir os inimigos você deverá ter um grande exército com muita tecnologia.

A desenvolvedora caprichou no modo história do novo Age of Empires IV. No jogo, você deverá reproduzir grandes eventos históricos que aconteceram na vida real, e com várias cutscenes gravadas na vida real que contam a história das grandes batalhas. Esse ponto é, sem sombra de dúvidas, um dos melhores do novo jogo.

As animações do novo Age of Empires IV estão mais realistas em relação aos jogos antigos, deixando o jogo com um visual muito melhor. As catapultas funcionam e precisam ser desmontadas (bem como outras armas maiores) para serem transportas para o outro lado mapa, fazendo com que você faça uma tática diferente, já que ela vai ir bem devagarzinho…

Age of Empires IV | Central XboxO jogo também deixou de lado algumas características de outros jogos, como o sistema de cartas de ajuda do Age of Empires III, onde você solicitava ajuda de recursos a soldados de sua capital. Por falar nisso, o sistema de independência de colônias também foi removido, e isso deixou o jogo com poucas civilizações.

Conclusão

Age of Empires IV é, sem sombra de dúvidas, o retorno triunfal da clássica série da Microsoft. Após anos de pedidos, a Microsoft ouviu nossas preces e nos trouxe um jogo incrível e completo, claro, com algumas reduções. Esse jogo é obrigatório para você que curte jogos do gênero RTS.

Esperamos que a Microsoft volte a fazer vários jogos da franquia, e que ela também volte com o Age of Mythology, outro grande jogo da franquia. Também estamos esperando uma versão para consoles! Borá lá Microsoft!

Age of Empires IV já está disponível na Microsoft Store por R$199,95.

Você pode nos seguir no YouTube, Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro das novidades mais recentes da família Xbox. Se quiser, pode ver outras análises feitas pelo nosso time clicando aqui.