Pega essa Análise! F1 2021

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Sobe o giro dos motores!

Em 2020, a Codemasters trouxe o F1 2020 com muitas novidades offline. A adição do modo My Team foi um grande sucesso, pois foi a primeira vez que vimos algo parecido em um jogo na franquia. E não se deixe enganar se você acha que em 2021 a empresa estacionou, pelo contrário, mais uma vez temos um jogo repleto de novidades incríveis que vão tornar a jogatina ainda mais divertida.

Pega essa Análise! F1 2021

Apresentando um novo modo cinematográfico, melhorias no multiplayer, novo formato de campanha dedicado a uma uma nova geração, poderia este ser o melhor jogo de F1 de todos os tempos?

Antes de pular no conteúdo principal, eu queria deixar claro que foi nostálgico poder ouvir o famoso jargão “E. A. Sports. It’s in the game” quando iniciei o F1 2021 pela primeira vez,  o que reflete diretamente na compra da Codemasters pela EA que foi concluída em fevereiro deste ano. E eu já imagino que o próximo título da franquia possa ter recursos adicionais relacionados à EA, mas por enquanto, F1 2021 continua tendo apenas o DNA da Codemasters.

Pega essa Análise! F1 2021

Se tratando de um jogo que já foi criando para a próxima geração, tanto no Xbox Series X quanto no Xbox Series S, os tempos de carregamento são praticamente inexistentes, e isso não deveria ser nenhuma surpresa, mas a incrível velocidade do sistema significa que todas as pistas são carregadas antes que você possa tomar um gole de água.

Por outro lado, embora o raytracing não esteja ativado durante a corrida, ele é ativado nos replays. A iluminação durante a condução pode ser reparada, mas espero que haja uma atualização melhor no próximo ano. As opções de gráficos permitem modos de desempenho visando 120fps com redução de gráficos, enquanto o modo de qualidade visa 60fps e visuais melhores.

O uso do controle convencional foi melhorado e adaptado para extrair e usufruir do máximo possível. Não é de hoje que grandes nomes do automobilismo virtual nos consoles ainda pilotam com o controle, visto que o preço de um volante é bem caro, e a adaptação pode levar muito tempo, porém neste caso, você poderá utilizar seu joystick convencionam para se divertir como nunca em F1 2020.

O destaque de F1 2021 é o novo modo “Ponto de Frenagem”, neste modo cinematográfico você incorpora Aiden Pearce Jackson enquanto ele se forma de superastro da Formula 2 a piloto novato da Fórmula 1, ao lado de um piloto veterano de qualquer time que você escolher. O drama é realista o suficiente para que minha esposa se envolvesse com a história assim que passei os fones de ouvido para que ela pudesse ouvir.

Pega essa Análise! F1 2021

A maioria das cenas duram poucos minutos, e o foco permanece na pilotagem. Sempre que uma ‘cinemática’ termina, as coisas mudam para a pilotagem, e o jogador é encarregado de completar certos objetivos para progredir na história. Às vezes, porém, essas transições ocorrem no meio da corrida. Isso significa que você precisa ter um bom desempenho em uma pista na qual provavelmente está um pouco enferrujado, porque você não terá sessões de treino ou qualificação antes dos eventos. Isso aumenta um pouco o desafio, mas pode ser frustrante em dificuldades maiores, em que o conhecimento de uma pista é fundamental para o sucesso.

A segunda grande novidade na minha opinião é a possibilidade do modo Carreira para dois jogadores Co-op. O modo não decepciona em termos de conteúdo, pois você terá o mesmo controle que tem em um modo de carreira normal. Porém neste caso, você tem a opção de estar no mesmo time e pular de galho em galho conforme as propostas aparecerem, ou começar em times diferentes para aumentar a rivalidade. O único aspecto negativo é que é apenas online, então, embora a tela dividida esteja de volta, você não pode fazer uma carreira local de dois jogadores, o que é uma pena, mas quem sabe no futuro.

O fabuloso modo My Team também retornou com novidades para o F1 2021. Em primeiro lugar, se você comprar a edição Deluxe, terá a chance de ter um dos sete ícones exclusivos de pilotos icônicos como Alain Prost, Michael Schumacher e o nosso idolo e herói nacional Ayrton Senna.

Se você está se perguntando sobre as ‘árvores’ de P&D que vimos nos últimos anos, pode ficar tranquilo pois temos uma abordagem muito mais simplificada. À primeira vista, nada foi retirado, e você ainda tem a escolha de melhorar seu Chassi ou potência bruta do motor. As sessões de treinos também foram revisadas e agora você não precisará mais fazer as mesmas tarefas a cada corrida.

Pega essa Análise! F1 2021

O aclamado modo carreira, presente nos últimos 10 anos no jogo também está presente e tem todos detalhes do Meu Time, exceto é claro que o time controla as atualizações das instalações. Uma grande atualização, porém, é que agora você pode fazer um ‘início de temporada real’ para que possa alinhar sua carreira com a temporada do mundo real.

Se você está perguntando sobre as melhorias cosméticas, gráficas e dinâmicas do jogo, eu posso te garantir que F1 2021 vai te fazer reaprender a pilotar. Ao mesmo tempo que graficamente os carros e a sua pilotagem estão absurdamente lindas, você terá que ter muito mais cuidado e controle com os gastos do seu carro durante partidas. É claro que tudo pode ser pré-ajustado para uma corrida ser menos frustrante, mas temos muitas novas coisas a serem analisadas.

Por exemplo; um Lobby multiplayer onde você irá correr com outros pilotos que nem conhece, pode facilmente ser a pior experiência possível logo na largada. Quem ai nunca teve um acidente fatal, ou ficou todo quebrado e teve que abandonar a partida? Dessa vez, a coisa é ainda mais agressiva, e todo o carro pode sofrer danos. Além disso os desgastes das partes vitais do carro como pneus e motor precisa ser acompanhado muito mais de perto para evitar desastres. F1 2021 realmente apostou em elevar o nível para chegar o mais perto da simulação.

Por fim, o modo Multiplayer PVP. Ahh o modo multiplayer, ele que sempre foi o divisor de águas para os Campeonatos Virtuais de F1 espalhados por toda internet recebeu uma boa atenção, visto que tanto F1 2019 e F1 2020 foram lançados com dezenas de bugs que prejudicavam os pilotos de ponta a ponta no grid.

Uma notícia não tão boa pra quem é aficcionado por F1, infelizmente não temos nenhum carro clássico, que pra ser honesto não é o fim do mundo, pois eles investiram seus recursos em Breaking Point, carreira de dois jogadores e início de temporada real. Eu, pessoalmente, não os usava com muita frequência, mas aqui e ali era interessante pilotar.

F1 2021 sem sombra de dúvidas é o melhor título da história do automobilismo monoposto e te proporcionará o máximo de diversão. O Ponto de frenagem traz o tipo de drama que você não percebeu que precisava em sua vida de corrida, mesmo que fique um pouco ridículo de vez em quando. Com algum senso de normalidade retornando lentamente ao mundo esportivo em geral, F1 2021 representa uma ótima maneira de acompanhar a temporada de F1 enquanto tenta fazer um nome virtual para si mesmo.

F1 2021 nos foi fornecido pela Electronic Arts, através da sua assessoria na versão para Xbox Series X|S. Para obter mais informações sobre pontuação, leia nossa Ética Editorial e Diretrizes.

F1 2021 já está disponível na Microsoft Store por R$299,95.

Você pode nos seguir no YouTube, Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro das novidades mais recentes da família Xbox. Se quiser, pode ver outras análises feitas pelo nosso time clicando aqui.