Pega essa Análise! F1 2020

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

A porta de entrada para novatos e a simulação máxima para profissionais. F1 2020

Já que no mundo real a Fórmula 1 acaba de dar os primeiros passos com as primeiras etapas em 2020, qual seria a melhor forma de comemorar o retorno do campeonato de maior prestígio do automobilismo mundial? Que tal F1 2020, o título oficial da Codemasters de um dos jogos que tem ganhado centenas de milhares de novos adeptos pelo mundo?

É fato que o distanciamento social causado pelo coronavírus despertou milhares de pessoas que curiosamente buscaram o automobilismo virtual para investir o tempo que teriam dentro de casa. Seja como uma forma para se manter ativo, ou buscar algo novo que estava naquela lista de desejos, Fórmula 1 foi um dos jogos de cabeceiras mais buscados de março até agora. 

E se por um lado, os fãs do automobilismo real tiveram que aguardar meses até a Fórmula 1 dar seu ponta pé inicial na Áustria, F1 2020 chegou sem atrasos oferecendo únicos meios de experimentar o campeonato mundial deste ano, como sempre foi planejado.

F1 2020
Codemasters / Divulgação

Já o F1 2020 apresenta uma simulação livre dos problemas do campeonato deste ano, sem máscaras e sem distanciamento social. Todas as 22 corridas estão presentes em sua ordem pretendida – incluindo o novo Grand Prix do Vietnã em Hanói e o retorno de Zandvoort e o Grande Prêmio da Holanda – com todas as dez equipes de F1, a temporada F2 de 2019 e um série de carros clássicos incluídos.

A Codemasters fez um grande trabalho trazendo uma representação mais do que realista da grade da Fórmula 1 deste ano. No entanto, existem algumas áreas compreensíveis em que o jogo ainda não reflete o que vimos na pista neste último final de semana.

Os artistas de veículos da Codemasters fizeram um trabalho louvável para incluir a versão Williams altamente revisada a tempo do dia do lançamento, no entanto, e a Codemasters confirmou que as atualizações nas cores de outras equipes serão corrigidas no jogo o mais rápido possível.

Com apenas testes de pré-temporada para avaliar o desempenho de cada equipe, os desenvolvedores tiraram ‘leite de pedra’ transmitindo seus melhores palpites sobre a velocidade de cada carro, com a Mercedes mantendo a superioridade, e surpreendentemente a Ferrari como um terceiro claro atrás da Red Bull. A Codemasters garantiu aos jogadores que eles oferecerão atualizações de desempenho regulares para o jogo à medida que a temporada da vida real progride.

Em um pensamento inteligente, quando as atualizações de desempenho são baixadas, os jogadores têm total liberdade para escolher se implementá-las no modo carreira, o que significa que isso não prejudicará a consistência do seu campeonato quando você estiver no meio de uma temporada.

F1 2020
Codemasters / Divulgação

Na pista, o F1 2020 faz mudanças sutis no manuseio que jogadores veteranos perceberão quase imediatamente. O mais destacado de tudo é a resposta do freio. Se você já teve dificuldades para medir a sensação do freio no F1 2019, provavelmente vai sentir muito mais confiança com o pé esquerdo se jogar de volante, ou o dedo indicador se estiver no controle. A fase inicial de frenagem é definitivamente mais eficaz, e fica mais nítido sentir o limite dos freios com o ABS desligado, principalmente se você joga no controle.

Uma das coisas que mais me chamou a atenção foi a sensação de você dirigir e parecer que os carros são menos afetados pelo peso, especialmente com a carga de combustível no máximo, além disso outra mudança para este ano – motivada por uma sugestão de Lando Norris piloto da McLaren – está ligada diretamente ao sistema ERS que teve sua operação simplificada para refletir como é operado na realidade. 

Aqueles que estão migrando de F1 2018 ou F1 2019 vão perceber rapidamente que no F1 2020 o gerenciamento de energia é quase que totalmente automatizado, com os jogadores recebendo o poder do novo e emocionante botão “ultrapassar”. A partir de agora, disputar uma posição ou dar mais velocidade ao seu monoposto fica muito mais fácil e divertido ao pressionar o ERS, porém da mesma forma que ele é muito divertido de usar, como sempre, você deverá ser estratégico na maneira como implementá-lo ou será punido quando ficar sem energia armazenada.

A experiência de corrida off-line sempre foi um ponto forte da série e os rivais de IA da F1 2020 são tão divertidos de competir como sempre. Eles são um pouco mais brutais na maneira como agem enquanto você está ao lado deles na saída das curvas quando comparado a 2019 e, embora ainda pareçam não cometer tantos erros quanto no F1 2019, eles podem e fazem bagunça por vontade própria, de tempos em tempos, tanto atacando como defendendo.

Pega essa Análise! Formula One 2020
Codemasters / Divulgação

Outra coisa importante, o jogo da Codemasters vinha chorando por um modo multijogador local em tela dividida há muito tempo, e F1 2020 corrige isso oferecendo corridas em tela dividida para dois jogadores lutarem entre si e a IA no mesmo console. Por mais divertida que seja a corrida em modo de carreira a distância, não há nada como começar no final da grelha com um amigo desafiando um ao outro para ver quem consegue chegar mais longe no campo pela bandeira quadriculada.

O sonho de ser um Ross Brawn – My Team F1 2020

O modo carreira continua lá, mas esse tivemos a inserção de uma nova vertente dentro do jogo, que é o modo My Team, onde você têm a oportunidade de ser não só o piloto mas também o dono da porra toda!

Dito isso você já percebeu o tamanho da sua responsabilidade, certo?! Você vai escolher o nome da sua equipe e, a partir daí, vai escolher o patrocinador, o fornecedor dos seus motores e por fim o seu companheiro de equipe. Você vai precisar escolher com sabedoria, já que possui um orçamento inicial e suas escolhas irão afetar o andamento inicial de toda a sua equipe. 

Uma das novidades que o modo trouxe para o F1 2020 foi uma maior customização: além do design do seu carro, macacão e capacete, é possível também escolher as cores e emblema da sua nova equipe.

Após esse setup inicial você vai descobrindo como poderá evoluir não somente o seu carro, mas também sua equipe. Para isso é possível adquirir melhorias em seis setores: cadeia cinemática (motor), durabilidade, aerodinâmica e chassis e também as áreas de pessoal e marketing, que ficarão responsáveis por cuidar do desenvolvimento do segundo piloto e  no desenvolvimento da sua equipe em relação aos patrocínios disponíveis.

F1 2020
Codemasters / Divulgação

Os desafios serão enormes, mas quanto mais a sua equipe evoluir melhores serão os recursos disponíveis. É muito interessante ver as animações dos NPCs interagindo com novas opções quando fazemos uma atualização dos espaços além da possibilidade de você podem acompanhar e contratar aquele campeão e ele dirigir pela sua escuderia!

O já famoso multiplayer

Já que falamos de toda parte OFFLINE, chegou a hora da gente se aventurar no submundo dos Lobby’s com competições com e sem rankeamento para aqueles que buscam extrair o máximo do seu jogo.

A série F1 da Codemasters pode não ser uma simulação 100% real (eu discordo) quanto muitos gostariam de ver, mas com sua física e manuseio, pode ser bastante difícil para iniciantes, crianças ou pessoas com acessibilidade extraírem o máximo do jogo sem dezenas de ajudas. Participar de uma partida multiplayer se exige conhecimento, visto que existem regras que podem ou não estar ativadas, e isso vai tirar uma boa alegria de se jogar online.

Dessa forma temos duas opções de manuseio no F1 2020 com os modos ‘Padrão’ e ‘Casual’ que adicionam uma variedade de recursos extras para ajudar os jogadores, incluindo uma assistência à direção, e se você sair muito da pista se tornando um cortador de grama, diferente do 2019, a opção ‘redefinição da pista’ o coloca de volta ao circuito a toda velocidade.

Uma das perguntas que mais recebi dos Pilotos que atuam no Campeonato Central Xbox de Fórmula 1, é com relação aos BUGS e comportamento de Lobby durante uma corrida mais longa, afinal de contas, muitos de vocês estão adquirindo o F1 2020 por diversão apenas. Mas se lembra que falamos dos jogadores que aproveitaram o distanciamento social para se dedicar ao automobilismo virtual? Pois bem, esses querem extrair do jogo muito mais do que apenas colocar a IA em 20% e ganhar todas as corridas no modo Offline para se tornar o campeão mundial.

É fato que a partir de agora, o jogo pune com muito mais rigor aqueles que tendem a não seguir um código de conduta e aderir o Fair Play para participar de uma sessão. No modo online, é mais do que normal encontrar corridas com 5 voltas (mínimo), e que rapidamente pode se tornar um pesadelo, ao largar e na primeira curva um outro piloto te jogar pra fora para ganhar a posição. Não desista, volte para a pista, e continue, porque muito provavelmente este que lhe ocasionou o problema será punido de uma forma severa.

Cortes de curva, entrada e saída dos boxes, toques, bloqueios, mudanças de linha e tração, são alguns dos pontos que percebi uma grande evolução (e tolerância zero) por parte da Codemasters para tentar atrair e fidelizar ainda mais público agregado maior rigidez de como se comportar numa partida online, afinal correr contra outras pessoas reais é muito diferente do que correr contra a IA.

Em algumas das corridas que competi no modo Multiplayer, pude prestigiar uma conexão um pouco mais estável, e BUGS que podem ou não estar resolvidos. Ficou uma incógnita! Digo isso pois é difícil prever algo sem que aconteça, por exemplo: Durante o Safety Car, um piloto que freia bruscamente, sem necessidade, pode prejudicar aquele que vem logo atrás, onde este acaba tocando sua traseira, podendo danificar o bico, e o jogo automaticamente pune com X segundos por ter causado um incidente.

Alguns dizem que está correto, afinal quem bate atrás está errado, outros defendem que alguém que freia bruscamente e não sabe se comportar durante o safety car deve ser punido.

Outro caso clássico é a devolução de posição, e isso acontece com uma certa frequência. No F1 2019, podemos ver várias vezes que um piloto numa posição X, ultrapassar outro piloto que bateu e rodou na pista, durante o safety car ou não, toma punição por não devolver a posição. É bizarro, mas acontece!

Pega essa Análise! Formula One 2020
Codemasters / Divulgação

Agora, casos como, largar com pneus furados, sair do Box durante Qualificação sem gasolina e outras bizarrices do jogo parecem ter sido resolvidas. Estamos de olho!

Ainda ta precisando de mais um empurrãozinho para adquirir o F1 2020? Que tal customizar seu carro, piloto, capacete e muito mais de forma única, para se tornar a lenda do automobilismo? Com a introdução do Paddock Pass, um novo conjunto de uniformes personalizados, trajes de motorista, designs de capacete e celebrações no pódio (’emotes’), a personalização se torna um dos principais pontos no F1 2020 que opera de maneira semelhante aos passes de temporada em jogos populares.

É importante ressaltar que tudo que pode ser desbloqueado com o Paddock Pass é puramente cosmético e não afeta o desempenho. Embora pagar com dinheiro do mundo real para ter acesso aos itens seja uma opção, você desbloquear tudo simplesmente jogando.

Pega essa Análise! Formula One 2020
Codemasters / Divulgação

Ao longo do ano, várias “temporadas” verão um novo conjunto de itens desbloqueáveis ​​disponíveis por meio de uma seleção de desafios no jogo, como “completar seis voltas de Albert Park”. Com isso, você ganha a moeda do jogo para gastar em novos itens para personalizar ainda mais a aparência do avatar do driver ou do My Team.

Está disponível um nível “VIP” adicional para dar acesso a itens mais exclusivos a cada temporada. Os jogadores que encomendarem uma das edições especiais do jogo receberão moeda suficiente para comprar o primeiro passe VIP e os jogadores poderão ganhar pontos suficientes para comprar acesso ao nível VIP na temporada seguinte.

E como não tem como a gente não comparar, quando se trata da apresentação do jogo, o F1 2020 oferece apenas pequenas alterações com relação ao seu antecessor 2019. O sistema de menus é fundamentalmente idêntico, assim como a interface do usuário no próprio jogo.

Uma das mudanças que eu mais fiquei feliz foi com o cockpit, que teve sua introdução ao retrovisor virtual, que fica no centro da parte superior da tela. Com as configurações padrão da câmera cortando os espelhos, os jogadores agora têm uma visão clara da galera que vem chegando na cola, sem ter que recorrer a olhar constantemente para trás.

Pega essa Análise! Formula One 2020
Codemasters / Divulgação

Os jogadores também receberam o privilégio de poder editar e ajustar totalmente todos os aspectos da exibição na tela, com layouts exclusivos para prática, qualificação e corrida. É improvável que isso importe para a maioria dos jogadores, mas aqueles que precisam aumentar o FOV (Field of View – Campo de Visão) da sua tela, ganham um recurso incrível.

Os sons dos motores foram reformulados este ano e há uma maior distinção entre os quatro fornecedores. Você também pode optar por ativar um mix de áudio destinado a refletir melhor o som de uma transmissão de TV de uma corrida, e, com tantos novos recursos para aproveitar, é mais fácil perdoar as partes da F1 2020 que podem parecer um pouco iguais ou podem se beneficiar de mais atenção.

Infelizmente ainda não é possível salvar os replays de uma corrida completa para assistir mais tarde – apenas os destaques, e não da pra visualizar a telemetria do carro sem um aplicativo de terceiros. 

Nossa conclusão F1 2020

O que quer que venha no futuro, o fato é que, apesar de toda a interrupção do coronavírus em suas vidas profissionais e do esporte do mundo real que eles estão tentando simular, a Codemasters entregou seu melhor jogo de F1 até hoje.

Com a introdução triunfante do MyTeam e uma série de pequenos toques que levam a grandes melhorias, nunca foi tão fácil recomendar uma compra para jogadores que já possuem o jogo anterior.

F1 2020 já está disponível na Microsoft Store por R$259,95.

Você pode nos seguir no YouTube, Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro das novidades mais recentes da família Xbox. Se quiser, pode ver outras análises feitas pelo nosso time clicando aqui.