Veja como verificar se o seu PC roda o Windows 11

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Veja como verificar se seu PC está pronto para o Windows 11!

Após ser anunciado durante uma conferência na semana passada, vários usuários começaram a se perguntar se o seu PC está pronto para rodar o novo Windows 11. E nós iremos ensinar você a verificar.

Nós da Central Xbox listamos algumas funções que podem ajudar a você a verificar se sua máquina está pronta para o novo Windows 11. Então, sem mais enrolação, vamos lá!

Verificar se o seu computador tem o recurso TPM 2.0

Ah, TPM 2.0, esse é o recurso que está causando dor de cabeça a vários usuários que querem aproveitar o novo Windows 11, mas que estão sendo impedidos de participar da fase beta por causa desse hardware. Em termos simples, o TPM 2.0 é um chip de segurança, que está presente em computadores desde 2017, que criptografa diversos arquivos do computador para uma proteção adicional.

E é aí que mora o problema. Já que ele está disponível desde 2017, grande parte dos computadores não possuem esse chip, fazendo com que o Windows 11 não esteja disponível. Para verificar se seu computador possui é simples, basta ir até barra de pesquisa > digitar “processador de segurança” > clicar na primeira opção e pronto! Caso o seu computador tenha o recurso, irá aparecer assim:

Caso você seja um dos azarados e não tenha o TPM 2.0 irá aparecer assim:

Mas calma aí! As vezes o seu computador pode ter o TPM 2.0, porém ele pode estar desativado. Para ativar é “simples”, basta entrar na BIOS da sua placa-mãe e procurar a opção do TPM 2.0 (não iremos fazer um tutorial aqui porque a BIOS de uma placa-mãe pode variar de acordo com as fabricantes, então recomendamos assistir um tutorial no YouTube).

E também existe a segunda saída, onde consiste em você comprar o chip à parte, onde você apenas irá pluga-lo na placa-mãe de seu computador. PORÉM, isso pode não funcionar, já que existem poucos processadores compatíveis com o Windows 11 (onde iremos mostrar abaixo), e além disso o preço desses “pen-drives” disparou após o anuncio do novo software. Veja como ele se parece:

Ver a imagem de origem

Verificar através do aplicativo da Microsoft

ATENÇÃO: ESSA OPÇÃO NÃO ESTÁ FUNCIONANDO, JÁ QUE A MICROSOFT DESABILITOU O APLICATIVO.

Para facilitar a vida de muitos, a Microsoft também disponibilizou um aplicativo próprio para verificar se o seu PC tem compatibilidade para rodar o novo Windows 11. Primeiro, baixe e instale o aplicativo (baixe clicando aqui) e o execute-o. Já no aplicativo, uma grande mensagem “Apresentando o Windows 11” irá aparecer, onde mais abaixo terá uma mensagem “Verificar agora“, onde você deverá apertar e o resultado irá sair na hora. Veja:

Caso você seja um felizardo, essa mensagem aparecerá:

Caso você seja um azarado, essa mensagem aparecerá:

Verificar se o seu processador está na lista de compatibilidade da Microsoft

Por fim e não menos importante, a Microsoft também liberou uma lista de processadores compatíveis com o novo Windows 11, clique aqui para ver os processadores da Intel e clique aqui para ver os processadores da AMD.

E é isso! Vale lembrar que o Windows 11 será lançado no final desse ano em uma atualização gratuita para donos do Windows 7, Windows 8, Windows 8.1 e Windows 10. Esse artigo foi útil? Seu PC roda o Windows 11? Conte para gente nos comentários!

Seja membro VIP da Central Xbox no YouTube e tenha acesso a conteúdos exclusivos, além de seguir no Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre Xbox.

Confira nossa lista de jogos e equipamentos em promoção! Clique aqui e confira.

Vale lembrar que você pode assinar o Xbox Game Pass Ultimate por apenas R$5. Clique aqui e assine! *Válido apenas para novos assinantes.

Xbox Game Pass Ultimate é o serviço por assinatura que une Xbox Live Gold que ter permite jogar online, bater papo com amigos, resgatar os jogos do Games with Gold, ter descontos exclusivos além de muitas outras vantagens, com o Game Pass que é a biblioteca de jogos por assinatura, onde você terá disponível uma grande quantidade títulos atualizados todos os meses, incluíndo todos os exclusivos do Xbox no lançamento. Além disso assinantes Ultimate tem acesso ao catalogo da EA PLAY, com mais de 70 jogos da Eletronic Arts.