Pega essa Análise! Mass Effect Legendary Edition

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Explorando a galáxia novamente!

Mass Effect fez a cabeça de muitos jogadores na época do lançamento do primeiro jogo da franquia em novembro de 2007. Com uma história bem construída e uma boa jogabilidade, a saga continuou com mais dois jogos, Mass Effect 2 (2010) e Mass Effect 3 (2012), fechando uma trilogia de sucesso que ganhou uma verdadeira horda de fãs. A franquia ganhou um novo game e Mass Effect Andromeda (2012), lançado para Xbox One.

O último game não fez tanto sucesso quanto seus antecessores e quando parecia que a galáxia já não precisaria mais da saga, a Bioware resolve cumprir a promessa feita em 7 de novembro de 2020, conhecido como “N7 Day”, celebração mundial anual da franquia Mass Effect e presentear os fãs com o anúncio da coletânea com da trilogia original remasterizada! Mass Effect Legendary Edition finalmente é lançado em 2021, e o resultado dessa experiência, você confere agora.

Mass EffectHistória

Mass Effect: Legendary Edition conta a história da trilogia Mass Effect que tentarei resumir aqui em algumas poucas palavras.

No ano de 2183, a humanidade descobre um fenômeno que permite viajar rapidamente entra galáxias, Conhecido como “Mass Effect”, esse fenômeno passou a contar com os “Mass Relays”, estruturas capazes de fazer esta ponte entra as galáxias, o que levou a humanidade a ter conhecimento e se relacionar com outras raças pelo universo.

O Comandante Shepard é um militar veterano tem a missão de conter uma aparente invasão alienígena hostil. Em meio a questões políticas delicadas que podem definir a guerra entre várias raças alienígenas e a humanidade, conhecemos os Reapers, criaturas gigantescas e poderosas que ameaças a vida na galáxia. A missão de Shepard não termina muito bem. Após o ataque à Cidadela, a Aliança envia Shepard para erradicar qualquer resistência remanescente dos Geths. A nave Normandy foi enviada para um setor onde três naves teriam desaparecido no espaço de um mês. Depois de quatro dias de busca infrutífera por sinais de atividade física, a Normandy é atacada por uma nave não identificada, destruindo-a.

Shepard foi resgatar o piloto “Joker”, que recusou a ordem inicial de evacuação acreditando que ele ainda poderia salvar a nave. Infelizmente, uma explosão os separou, mas Shepard conseguiu colocar Joker em uma cápsula de escape. O traje do comandante foi danificado por explosões e Shepard foi lançado ao espaço, mal sobrevivendo a destruição da Normandy. No entanto, os selos de pressão do traje foram comprometidos, e o Comandante morre sufocado.

Liara T’Soni, que procura Shepard desde o ataque, é recrutada pelo Illusive Man, líder da Cerberus, uma organização sombria com objetivos misteriosos, para recuperar o corpo do Comandante. Uma vez que o corpo de Shepard é recuperado, ele é submetido ao Projeto Lazarus, que revive e reconstrói o corpo do Comandante.

Mass EffectPopulações inteiras de colônias humanas estão desaparecendo sem deixar rastos durante a incapacitação do Comandante. Devido à ignorância e à burocracia política que dificultam tanto a Aliança quanto o Conselho, a Cerberus é a única organização em posição de combater a ameaça, e Shepard concorda em trabalhar com a Cerberus e com uma nova nave, a Normandy SR-2, Shepard parte em busca de fortes aliados para resolver o mistério do desaparecimento das colônias humanas.

O problema é que a Cerberus é mais sombria do que se imagina, e por isso seus verdadeiros ideais são sempre questionados por Shepard e pelas autoridades da Cidadela. Ainda assim, o Comandante não exita em cumprir sua nova tarefa, já que é o destino da galáxia que está em jogo.

Quando os gigantescos Reapers iniciam um ataque em massa em vários planetas, são feitas reuniões e alianças de guerra para tentar conter a ameaça. Agora Shepard precisa se unir a amigos e inimigos para impedir o fim da vida no universo.

Jogabilidade

Mass Effect: Legendary Edition é um remaster da trilogia original, portanto, muitos dos aspectos da jogabilidade presente nesse “novo game” são exatamente os mesmos das suas versões originais respectivas, mas apesar disso, alguns pequenos ajustes foram feitos. A movimentação e a “trocação” de tiros agora está mais precisa, uma vez que modificaram o padrão das miras e agora não afetam mais a estabilidade. A forma como o escudo responde aos impactos também sofreram pequenos ajustes e agora, apesar da duração reduzida, o escudo oferece uma melhor proteção. O ataque corpo a corpo agora é acionado com um botão específico, anteriormente era acionado automaticamente ao se aproximar dos inimigos. No geral, a experiência do combate em si foi refinada e alguns elementos estão mais agradáveis.

Além disso, a experiência que o jogador ganha em Mass Effect: Legendary Edition também mudou um pouco. Basicamente, agora a trilogia está mais “justa” e premia mais aquele jogador que explora mais. Falando em exploração, o veículo M-35 Mako também sofreu algumas modificações com a física calibrada e responde muito melhor aos comandos do jogador. o carregamento de escudo melhorado e o ganho de boost fecham o pacote do veículo.

Além das melhorias no combate, Mass Effect: Legendary Edition agora conta com uma interface mais “polida” e mais opções de personalização para Shepard. As 6 classes diferentes que o jogador pode escolher ao iniciar – Soldier (Soldado), Engineer (Engenheiro), Adept (Adepto), Infiltrator (Infiltrador), Sentinel (Sentinela) e Vanguard (Vanguarda), continuam presentes e cada uma com suas respectivas características específicas.

Existem ainda, pra quem nunca jogou, diversas opções de diálogo que podem interferir na maneira como Shepard interage com diversos personagens e situações ao longo do jogo. E essa é uma das coisas mais legais dessa trilogia! Todas as suas escolhas são transportadas para o jogo seguinte e isso influencia os relacionamentos, as batalhas e todo a história dentro do universo do game.

Infelizmente Mass Effect: Legendary Edition não tem dublagem e nem legendas em português, o que faz com que muitos jogadores não consigam entender exatamente a narrativa e perca uma parte importante da experiência, pois um dos pontos fortes da trilogia é justamente sua história.

Gráfico e Som

Mass Effect: Legendary Edition por ser um remaster, obviamente traz melhorias visuais interessantes como texturas em objetos, roupas, equipamentos e materiais. Partículas, fumaça e efeitos de iluminação e explosões, além de personagens e cenários bem mais detalhados. Filtros como oclusão de ambiente, profundidade de campo, mapeamento de tons e bloom também foram utilizados, o que deixa o visual geral do jogo mais próximo dos jogos da atual geração. Minha opinião pessoal, acredito que com todos os recursos atuais, um remaster mais bonito e robusto poderia ter sido entregue. Ainda assim o trabalho de remasterização ficou muito bom. Todo o conteúdo do game está remasterizado e otimizado para resolução 4K Ultra HD.

Mass EffectOs efeitos sonoros contam com efeitos mais realistas como tiros, passos, explosões e sons do próprio ambiente. A integração desses efeitos com os cenários também é excepcional e agora consegue dar ao jogador uma maior imersão dentro do universo do game.

Conclusão

Mass Effect: Legendary Edition é uma coletânea completíssima com todas as DLCs! Feita para fãs e para aquele jogador que ficou preso em uma caverna e nunca havia ouvido falar em Mass Effect na vida. A combinação dos três icônicos jogos em uma trilogia remasterizada com capricho é peça obrigatória em qualquer biblioteca de quem curte o gênero. Infelizmente seu único deslize é a falta das legendas em PT-BR.

Pontos Positivos
  • História;
  • Conteúdo completíssimo;
  • Melhorias na jogabilidade, gráficos e efeitos sonoros;
Pontos Negativos
  • Não tem legendas em PT-BR

Mass Effect: Legendary Edition foi lançado para a plataforma Xbox em 14 de maio de 2021 e está disponível na Microsoft Store por R$299,00.

Você pode nos seguir no YouTube, Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro das novidades mais recentes da família Xbox. Se quiser, pode ver outras análises feitas pelo nosso time clicando aqui.