Como instalar, organizar e excluir seus jogos no HD do Xbox

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Dicas valiosas para otimizar seu HD INTERNO ou EXTERNO!

Se você é um recém-feliz-satisfeito proprietário de um Xbox (seja One ou Series), comprou jogos e/ou assinou o Game Pass Ultimate e acabou de se deparar com a quantidade de jogos que estão a sua disposição seja pelo Games With Gold, Game Pass ou EA Play, deve estar se perguntando ‘como raios faço para colocar tanto jogo num HD?’ Ou ainda mais importante, ‘onde eles ficam armazenados no Xbox?’ E é aqui que a gente entra!

Nos tempos atuais os jogos estão sendo criados cada vez mais poderosos, e, mesmo para quem não está na atual geração com o Series X|S, acaba se deparando com títulos que possuem tamanhos gigantescos e ‘papam’ todo o seu armazenamento de HD.

Não é fácil baixar tudo que queremos com um HD de 500Gb, presente no Xbox One S ou Xbox Series S, e mesmo com 1Tb no Xbox One X ou Xbox Series X, a coisa também não será tão diferente. Dessa forma, a gente preparou esse artigo para te explicar como instalar, organizar e excluir seus jogos no HD do Xbox para manter seu console otimizado e saudável sempre que possível.

Onde encontrar seus jogos no Xbox One?

Existem duas maneiras de acessar a tela “Meus jogos e aplicativos”. É só pressionar o botão ‘Home’ do Xbox no seu controle para acessar o Xbox Guide. Use o direcional esquerdo para descer até a guia “Meus jogos e aplicativos” e pressione A. Mova para “Ver todos” e pressione A novamente.

Alternativamente, se você estiver no Xbox Dashboard (a tela que você vê quando o Xbox é inicializado), o botão Meus jogos e aplicativos está à esquerda, sob o ícone do último jogo ou aplicativo que você usou.

Se você tiver jogos e aplicativos que já estão instalados, você os verá ali. Você também verá um menu no lado esquerdo, listando “Jogos”, “Aplicativos” e “Grupos”, até “Membros”. Os aplicativos incluem coisas como Microsoft Store, Netflix ou Twitch. Assinaturas é um registro dos serviços que você assinou, como Xbox Live Gold e Xbox Game Pass. Para localizar e instalar jogos, vá para a guia “Jogos”, vá até a guia “Pronto para instalar” e pressione A. Isso mostrará todos os jogos que você possui – ou aos quais tem acesso por meio de serviços como o Xbox Game Pass – que ainda não estão instalados.

Como instalo meus jogos no Xbox One?

Ao acessar a guia ‘Pronto para Instalar’, você pode escolher os títulos que deseja instalar. Selecione um ou mais títulos que deseja e pressione A. Isso abrirá uma caixa perguntando se você deseja instalar aqueles em específico, e apresentará três opções: “Instalar tudo”, “Escolha o que instalar” ou “Cancelar”, se mudar de ideia.

Selecionando “Instalar tudo” você irá instalar o jogo e todos os complementos, caso exista algum vínculado ao jogo. Se você ainda não está preocupado com o download do DLC ou add-ons e quer apenas jogar o jogo básico, você pode selecionar “Escolha o que instalar”.

Como instalo um DLC , também conhecido como conteúdo adicional?

Bem simples, se você já instalou um jogo e por algum motivo deseja baixar um DLC ou add-ons, é só pressionar o botão Menu (à direita do botão ‘Home’do Xbox em seu controle), escolher a opção “Gerenciar jogo e complementos”, selecione “Pronto para instalar”, selecione o complemento ou outro conteúdo e pressione A. Se quiser baixar tudo o que resta para baixar, há um botão ‘Instalar tudo’.

Como posso organizar meus jogos?

Para isso você deve usar o menu “Filtro” localizado ao topo da tela. Ele apresentará várias opções: como classificar os jogos, como visualizá-los e quais jogos visualizar. Você pode escolher classificar seus jogos por ordem alfabética, por letras ou uso recente. Você pode alterar o tamanho das peças que exibem seus jogos de pequeno para médio ou grande. Você também pode optar por filtrar seus jogos apenas para títulos do Xbox Series X|S, Xbox One X, títulos do Xbox One ou jogos do Xbox 360 e Xbox.

Como posso excluir meus jogos do HD?

Se quiser liberar espaço para mais jogos em seu disco rígido ou simplesmente não quiser mais ver um jogo específico na guia Instalado, role com a caixa seletora acima do jogo desejado, pressione o botão Menu (três linhas) no controle, e selecione a opção desinstalar. Se precisar ir mais a fundo nas opções é só selecionar “Gerenciar complementos do jogo”, para poder desinstalar ou instalar algo em específico.

Além disso, para fazer uma exclusão em massa, selecionando vários jogos ao mesmo tempo, você deverá seguir de duas opcionais formas. A primeira é pressionando o botão ‘Home’ no seu controle Xbox, e selecionando as configurações do console. Depois seguir até a guia ‘Sistema’ > ‘Armazenamento’ e então poderá selecionar o HD desejado > ‘Desinstalar itens’. A outra forma é acessar ‘Meus jogos e apps’ > ‘Gerenciar’> ‘Dispositivos de armazenamento’ > ‘Desinstalar Itens’.

Como posso ocultar ou excluir jogos da minha lista Pronto para Instalar?

Já se deparou com a situação de que talvez você tenha terminado um jogo e não tenha intenção de jogar novamente. Neste caso você pode ocultar o jogo da lista “Pronto para instalar” selecionando com a caixa seletora acima do jogo desejado, pressionando o botão Menu e Ocultar da lista. Você receberá um aviso antes de confirmar que deseja ocultar o jogo. Isso ocorre porque o jogo ficará invisível em sua coleção de jogos. Você ainda o possui – você apenas terá que ir até a Loja, em um navegador ou no console, e pesquisar o jogo manualmente.

Depois de todas essas dicas, se você ainda tiver problemas de espaço significa que chegou a hora de investir num HD Externo maior e melhor do que seu HD Interno, e para isso você pode seguir nossas dicas de Melhores HD Externo.

Você pode nos seguir no YouTubeTwitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro de todas as novidades sobre Xbox e muito mais.