Pega essa análise! Age of Empires III – Definitive Edition

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

O clássico está de volta! Age of Empires III

Após ser finalmente revelado, o novo jogo exclusivo do PC, o Age of Empires III – Definitive Edition, ganhou a nossa análise na Central Xbox! E é claro, o jogo foi cedido gentilmente pela Xbox Brasil, obrigado pessoal da Xbox Brasil!

O jogo é uma remasterização do clássico jogo Age of Empires III, que foi lançado em 2005 para o PC. Como é de se esperar, o jogo saiu apenas para o PC, e nenhuma versão para o Xbox One ou Series X|S foi anunciada. O novo jogo muda várias coisas que permite uma grande mudança no jogo que está disponível na Steam e Xbox Game Pass para PC.

Então, sem mais enrolação, vamos lá!

Do que se trata esse jogo? Age of Empires III

Então, Age of Empires III – Definitive Edition é um jogo em que você cria um império e evolui até a Quinta Era, onde a evolução mundial para. Seu objetivo? Destruir e conquistar a hegemonia mundial, usando vários impérios, como Portugal, Inglaterra e outros. Não se engane, Age of Empires é completamente diferente do Sid Meier’s Civilization, que é um jogo baseado em turnos, já o jogo exclusivo da Xbox Game Studios, é um jogo em tempo real.

Age of Empires III

Além de você poder jogar no “modo livre”, onde você não precisa cumprir uma história (além de evoluir e vencer o jogo), você pode jogar no modo história, que possui duas versões, e alguns modos de jogo, como o “Guerras Históricas”, que mostra algumas das batalhas mais conhecidas da humanidade.

A parte técnica do jogo

O remaster do jogo me surpreendeu em diversos aspectos, e mudou bastante coisa em relação ao jogo original lançado em 2005. Confira tudo aqui em baixo!

Na parte de recursos o jogo não mudou muita coisa. Você não irá ver mudanças significativas na gameplay do jogo, os recursos continuam os mesmos, com poucas mudanças em relação ao jogo original que foi lançado em 2005. Realmente, a maior diferença do jogo fica com os novos gráficos e texturas.

Age of Empires III

Continuando na parte de recursos, uma das maiores mudanças foi em relação com os dois novos modos de jogo, o modo Batalhas Históricas e A Arte da Guerra, além de duas novas civilizações, os Suecos e Incas. E sim, você pode jogar com o Brasil, porém, você deverá se rebelar contra Portugal e conquistar a independência do país. Após fazer isso, você se transformará na Monarquia Brasileira.

Você terá três modos história no jogo, todos inclusos na versão remasterizada, algo que não estava no jogo original em 2005. Confira:

  • O modo Sague, Gelo e Aço mostra os acontecimentos nos Estados Unidos, desde o período de colonização até as guerras civis do século XIX;
  • O modo Fogo e Sombra mostra a Família Black, onde mostra os acontecimentos dos povos das tribos nativas norte-americanas;
  • Já a última, a As Dinastias Asiáticas, mostra os acontecimentos no Japão, China e Índia.

Fora do modo história, você tem o modo Escaramuçador, onde você não precisa jogar com um modo história definido. Além disso, você também terá acesso ao modo online do jogo, onde você poderá jogar com amigos através da Xbox Live.

Age of Empires III

Uma das maiores mudanças notáveis no jogos são os gráficos e texturas que foram completamente remodeladas no jogo, algo fenomenal. Os gráficos melhoraram demais, e possui uma ótima imersão, as texturas foram o que mais mudaram, estão mais detalhas em relação ao jogo original lançado em 2005.

A parte do som do jogo é fenomenal, incrível, por sinal. A playlist do jogo não mudou, e continua com suas ótimas músicas. O jogo também é dublado, algo que permite uma grande imersão no jogo.

Como nem tudo são flores, durante meu gameplay, vimos vários bugs. Alguns, por exemplo, era pouca coisa, como por exemplo a árvore não cair após acabar a sua madeira e ela sumir misteriosamente após um certo tempo. Fora isso, em um determinado período do jogo ele estava rodando a 30FPS, mesmo com o processador usando 30% e a placa de vídeo usando 25%. Porém, isso foi corrigido após um patch lançado dias após o lançamento.

Minha conclusão final e veredito

Age of Empires III – Definitive Edition é um ótimo jogo, e trás a velha nostalgia do jogo original lançado em 2005, com gráficos renovados! É muito bom vermos um bom jogo (que para mim é o melhor da série) estar sendo bem representado com esse ótimo remaster. Além disso, o jogo mantém suas características originais.

Porém, eu sofri com alguns pequenos bugs no lançamento do jogo, como árvores que não caiam e várias quedas de FPS, que foram corrigidos com um patch lançado após o lançamento do jogo.

Pontos positivos
  • Mantém as características originais;
  • Inclui dois novos modos de jogo e os modos história que foram lançados como DLC’s em 2006, além de dois novos povos;
  • Ótimos gráficos, texturas e sons;
  • Nostalgia!
Pontos negativos
  • Bugs que foram solucionados após o lançamento.

Vale a pena comprar? Sim, mas ele está disponível no Xbox Game Pass! Age of Empires III – Definitive Edition está disponível na Microsoft Store por R$36,95.

Você pode nos seguir no YouTube, Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro das novidades mais recentes da família Xbox. Se quiser, pode ver outras análises feitas pelo nosso time clicando aqui.