Pega essa Análise! Mafia: Definitive Edition

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Um remake de respeito!!! Mafia: Definitive Edition

Desenvolvido pelo Hangar 13 e publicado pela 2K, Mafia: Definitive Edition nos traz um remake do clássico lançado em 2002. O nosso time entrou para a máfia fez uma grande análise e o resultado dessa experiência você confere agora.

História Mafia: Definitive Edition

O jogo se passa em Lost Heaven no período da Lei Seca e conta a história de Tommy Angelo, um taxista que acaba entrando para a máfia por acaso. Se você já assistiu algum filme com mafiosos deve saber que o problema não é entrar na máfia e sim conseguir sair dela, porque conforme o tempo vai passando suas mãos só vão ficando mais ”sujas”.

Tommy fica meio relutante em entrar para a família Salieri mas com o tempo ele acaba mergulhando cada vez mais nesse mundo.

Se você está achando que esse é um daqueles jogos com um mundo aberto imenso e cheio de atividades para fazer em que você fica no mínimo 50 horas jogando, só tenho que dizer que pensar dessa maneira é um engano. O jogo possui um mapa que não é pequeno mas o foco é completamente na narrativa, de uma maneira mais grossa podemos dizer que ele é um falso mundo aberto.

Você até pode passear pela cidade mas a história em si é bem linear, nada de roubas lojas, salvar donzelas em perigo e outras coisas que vemos em jogos open world. O jogo até te proporciona missões desse tipo mas tudo faz parte do enredo principal, aqui não temos muita margem para desvios.

Mas claro que isso não é uma coisa ruim, pois a proposta do jogo é te deixar engajado na história, o máximo que você acaba encontrando pela cidade é uma certa variedade de colecionáveis.

A campanha tem uma duração aproximada de 12 horas, podendo acrescentar mais um pouco se quiser pegar todos coletáveis.

Mafia: Definitive Edition

Jogabilidade Mafia: Definitive Edition

O jogo pegou muito do que vimos em Mafia 3 e tentou transportar para esse remake, o problema que transportaram as coisas boas e as coisas ruins também.

Quando eu joguei Mafia 3 eu achei um ótimo jogo mas com uma jogabilidade bem engessada, parece que você não está no controle, funciona tudo de uma maneira bem estranha, e aqui tivemos os mesmos problemas. De um modo grosseiro a jogabilidade é basicamente um copiar colar de Mafia 3, não tentaram nem dar uma aprimorada na gameplay.

Uma coisa que está bem ruim é a dirigibilidade dos carros, claro que naquela época era bem diferente mas você consegue perceber claramente como é ruim, qualquer coisinha seu carro já está derrapando, parece que tem quiabo no asfalto.

A mecânica de corrida e de pular também ficou muito ruim, seu personagem faz uns movimentos muito feios, nem parece um ser humano.

O stealth do jogo também é fraco, as vezes seu personagem está escondido e do nada liga o alerta nos seus inimigos, principalmente em missões que exigem mais cuidado. O jogo não possui customizações. Os carros podem ter alterados somente as suas cores e as dos estofados, já seu personagem troca de roupa automaticamente conforme a história se desenrola.

A variedade de armas também é bem pequena, tem no máximo umas sete armas, seria mais interessante se houvesse uma variedade maior até para deixar a gameplay menos repetitiva. A jogabilidade é bem melhor do que a que tínhamos no jogo original mas ele veio carregada com os problemas que eram presentes no terceiro jogo, mas mesmo assim vale a pena matar a saudade dessa franquia clássica.

Mafia: Definitive Edition

Gráfico e Som

A parte gráfica agrada muito, os personagens estão bem construídos e com vários detalhes em suas fisionomias. A cidade é muito bonita e tem todo aquele clima de 1930, com os carros, roupas, lojas, músicas da época, é tudo muito imersivo.

A ambientação principalmente no centro da cidade é muito bem feita, com toda aquela iluminação e arquitetura temática, em lugares mais afastados não vemos nada que tenha um grande destaque.

As cinemáticas são muito bem dirigidas, vemos um trabalho espetacular principalmente quando a cena é de ação. Em alguns poucos momentos vimos quedas de fps mas nada que estrague a sua experiência, se você faz um comparativo com o jogo de 2002 você vê que eles realmente valorizaram o jogo.

Aqui vemos um trabalho primoroso a trilha é simplesmente incrível, e você fica completamente engajado na história com aquela trilha toda mafiosa, a direção de áudio do jogo beira a perfeição, eles sabem exatamente onde usar cada trilha.

Vale ressaltar que a dublagem original do jogo também está muito boa, conseguimos sentir todo aquele sotaque carregado de um mafioso, os atores fizeram um trabalho digno de cinema. Para quem não manja de inglês o jogo oferece aquela legenda PT-BR que ajuda a entender toda a profundidade do enredo.

Mafia: Definitive Edition

Conclusão

Mafia: Definitive Edition é um remake do jogo lançado em 2002, os desenvolvedores fizeram questão de entregar um ótimo trabalho para fazer os fãs e novos jogadores ficarem satisfeitos, a história continua muito bem feita e isso faz um casamento perfeito com todo ambiente criado e uma trilha sonora mágica, o jogo tem alguns defeitos na jogabilidade que é muito engessada e a dirigibilidade dos carros também é desagradável.

Pontos Positivos
  • História continua incrível;
  • Trilha sonora;
  • Gráficos bem bonitos.
Pontos Negativos
  • Dirigibilidade;
  • Jogabilidade pouco responsiva.

Mafia: Definitive Edition já está disponível na Microsoft Store por R$ 164,95.

Você pode nos seguir no YouTube, Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro das novidades mais recentes da família Xbox. Se quiser, pode ver outras análises feitas pelo nosso time clicando aqui.