Pega essa análise! Man Eater

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Quem quer ser um tubarão? Man Eater

Man Eater foi desenvolvido pela Tripwire Interactive, e nele você deverá controlar um tubarão, completar desafios e missões, comer outros peixes e humanos! Man Eater

Este é um jogo bem diferenciado, é como um “GTA” no mar e com tubarões, e é bem divertido e ótimo para passar um tempo. Mergulhe com a Central Xbox nessa análise!

Do que se trata esse jogo? Man Eater

Então, como dissemos acima, Maneater é um jogo bem “diferenciado”. Jogos de controlar tubarões no Xbox One é raro de se achar, se esse não for o primeiro do gênero a chegar no console da Microsoft. Maneater é como uma super evolução daqueles clássicos jogos em flash (ou de navegador) 2D em que também controlávamos um tubarão.

Man Eater

Em Maneater você começa como um filhote de tubarão após sua mãe (que você controla no tutorial), que foi morta pelo Scaly Pete (um grande pescador de tubarão), e você deverá evoluir e customizar o seu tubarão. Você tem vários “afazeres” para evoluir seu tubarão, como desafios e missões que lhe renderam pontos de evolução, e você também pode comer outros animais (inclusive humanos) para ganhar pontos de genética para melhorar seu amigão.

Como dissemos acima, Maneater é como um “GTA” em todos os sentidos: mundo aberto, o caos, a matança e etc… você tem até uma “polícia” dentro do jogo! Caso você faça muita besteira e “coma” bastante humanos você receberá uma vista de alguns caçadores, que são guiados pelo Scaly Pete, o mesmo que matou a sua mãe. E você deve tomar muito cuidado: eles são muito fortes.

Man Eater

A parte técnica do jogo Man Eater

Maneater é um jogo um pouco difícil para se aprender os comandos, mas isso não atrapalha e você logo irá se acostumar com eles. São vários comandos, como usar as habilidades do seu tubarão ou os comandos de realizar os ataques dele. Fora a certa dificuldade que você irá enfrentar no início do jogo para aprender todos os comandos, ele é um jogo bem responsivo, e isso contribui para sua gameplay.

Para você evoluir o seu tubarão é necessário você devorar alguns inimigos ou até outros animais pacíficos. Com a evolução você deverá ganhar novas habilidades para melhorar seus ataques e suas vantagens, quanto maior o seu tubarão, mais fácil será para matar outros inimigos maiores. Você tem a evolução máxima: o famoso Megalodonte adulto, o mítico tubarão gigante.

O jogo se passa na cidade de Port Clovis, e a grande cidade possui sete distritos diferentes para você explorar, e claro, devorar seus “inimigos”. Falando em devorar amigos, o jogo é reativo, isto é, caso você faça muita “baguncinha” serão enviados mais caçadores para lhe matar, ou tentar…

Man Eater

O jogo se passa como se fosse um programa de televisão,  em que mostra a história de Scaly Pete, e o nome do programa é “Maneaters vs Sharkhunters“. Após você fazer algum ato, o narrador aparecerá magicamente e começará a narrar o que você fez. Você presencia isso logo no início do jogo.

Chegando na parte gráfica, o jogo não é feio, mas também não é um espetáculo nos gráficos, que estão dentro da média atual. Mas é claro, um jogo não se resume a apenas gráficos. Sobre seu design de mundo, cada área do jogo é bem definida, e cada um com suas características. Ainda continuando falando do seu design de mundo, o mapa do fundo do mar é extremamente detalhado, mostrando que os desenvolvedores cuidaram muito bem dessa parte fundamental do jogo.

Na parte de dublagem, Maneater me impressionou: o jogo é dublado! Quer dizer, quase 100% dublado. A parte de diálogo do narrador e da história são dublados, mas os banhista e outros, caso você perceba bem, não são dublados. Não sei se não deu tempo por causa da pandemia ou se eles simplesmente não quiseram dublar, mas é bom ver que os desenvolvedores pensaram nos jogadores brasileiros.

Na questão de trilha sonora é meio difícil definir. O jogo raramente tem alguma música ambiente e não é nada marcante. Na parte de sons também não teve um grande cuidado, o seu tubarão sempre irá usar o mesmo som toda vez que ataca um inimigo, e as frases do narrador se repetem as vezes. E dá a impressão que os desenvolvedores cuidaram mais do mapa do que do som, quando na verdade eles se deveriam se preocupar com ambos os lados.

Man Eater

Na parte de legendas, sem muitos comentários, apenas alguns erros grotescos que apareceram no jogo. Não dá para entender se eles contrataram uma empresa de localização ou se eles fizeram tudo pelo Tradutor do Google. Claro, isso não atrapalha, mas caso você seja um perfeccionista isso poderá atrapalhar.

Sobre a parte de bugs ele me surpreendeu, não encontrei muitos, apenas bugs de iluminação, como você estar no fundo do mar e um feixe de luz começar a piscar como uma balada dando a impressão que tem um OVNI no fundo do mar soltando uma luz, mas no final era apenas um erro da iluminação do sol.

Como um recurso bem interessante é que quando você está na tela de carregamento do jogo, ou fazendo alguma atividade, você sempre irá ler alguma curiosidade sobre os tubarões.

Nosso veredito Man Eater

Maneater é um bom jogo, algo bem raro de se ver no Xbox One, e você passará horas na frente do Xbox para jogar ele. Suas mecânicas, como a evolução do seu tubarão, são ótimas. Seu mundo marinho também é extremamente detalhado, dando uma boa impressão de capricho nessa parte.

Porém, como nem tudo são flores, o jogo possui alguns errinhos, como ser um pouco repetitivo, falta de dublagem nos banhistas e em outros personagens, alguns bugs de iluminação e etc.

Pontos positivos:
  • É divertido;
  • É um jogo que se raramente se vê no Xbox One;
  • Seu mundo marinho foi bem trabalhado, até mesmo o mapa superficial;
  • As principais partes de diálogos são dubladas;
  • Possui ótimas mecânicas.
Pontos negativos:
  • Repetitivo;
  • Alguns bugs;
  • Erro das legendas;
  • Falta de dublagem.

Vale a pena comprar? Se você gosta da temática, sim. Maneater está disponível na Microsoft Store por R$147,45.

Você pode nos seguir no YouTube, Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro das novidades mais recentes da família Xbox. Se quiser, pode ver outras análises feitas pelo nosso time clicando aqui.