back to top

Pega essa análise! Stranded Sails

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Levantar âncoras!

Stranded Sails: Explorers of the Cursed Islands é um jogo desenvolvido pela Lemonbomb Entertainment e publicado pela Merge Games. Se você curte um misto de survival, gerenciamento de recursos e exploração, vem com a gente em mais uma análise!

O mar não está para peixe… ou está?

Stranded Sails perde pouco tempo com apresentações e em poucos minutos você já se encontra naufragado e “sozinho”.

Você inicia o jogo partindo em busca de um novo lar com seu pai, o capitão, e diversos outros personagens, cada um sendo um expert em sua área: a cozinheira, o marceneiro, o pescador, etc… Como dito antes, em poucos minutos, o que parecia ser uma viagem tranquila se torna um pesadelo, com o navio saindo de rumo e naufragando em um arquipélago tropical.

Pega essa Análise! Stranded Sails

Naturalmente, cabe a você, o jogador, a árdua tarefa de encontrar os tripulantes perdidos enquanto ergue cabanas, planta e colhe frutas/verduras, pesca, coleta recursos, explora as ilhas, entre outras tarefas. E é exatamente nessas mecânicas que o game está fortemente ancorado (trocadilho não intencional).

Tarefas, tarefas, tarefas…

Para os que jogaram/gostam de Harvest Moon, vão reconhecer imediatamente várias mecânicas aqui. Cultivar seu próprio alimento, cuidar da sua stamina para evitar a exaustão, pescar, reunir recursos para construir estruturas e por ai vai. Claro, essas mecânicas não são exclusividade da franquia HM, mas o posicionamento da câmera e o estilo visual remetem quase que instantaneamente aos jogos dela.

Você passará boa parte do tempo explorando as diversas ilhas do arquipélago, seja em busca dos demais membros da tripulação, seja para coletar recursos ou realizar favores para os demais personagens. E é ai que entramos no grande “problema” de Stranded Sails.

Pega essa Análise! Stranded Sails

Nem tudo é praia, sol e água de coco

O backtracking – ato de revisitar um local já explorado anteriormente – é bem frequente aqui e incomoda demais em algumas situações. Não são raros os momentos em que você se vê passando por um personagem no caminho para falar com outro, só para esse último lhe informar que aquele personagem (que você acabou de passar) quer falar com você.

É, no mínimo, frustrante. Ainda mais quando você interage com o dito cujo antes. É como se ele/ela tivesse amnésia temporária (estou rindo, mas é de nervoso).

Entendemos que o backtracking é algo comum em jogos de exploração, principalmente em um com a liberação gradual do mapa e surgimento de novos recursos, mas isso poderia ser melhor trabalhado em boa parte dos casos. Algumas situações parecem que estão ali simplesmente para alongar o tempo de jogo. Felizmente existe a opção de abrir o mapa e voltar instantaneamente para o acampamento principal. #ficadica

Notamos também quedas frequentes de framerate em determinados pontos, principalmente próximo ao navio naufragado, que serve de casa para o personagem principal e seu pai enfermo.

Pega essa Análise! Stranded Sails

Outro ponto que pode vir a ser um problema é o acesso rápido ao inventário, que é feito através dos analógicos, abrindo um menu radial na parte inferior da tela. A navegação pode ficar bem confusa e frustrante se você for um acumulador de coisas.

Felizmente é possível acessar a versão completa do inventário, que é dividido por categorias, o que facilita muito o trabalho. Caso você não seja um acumulador, provavelmente não terá problemas com o atalho.

Depois da tempestade vem a bonança

Tirando esses pequenos contratempos, Stranded Sails diverte muito com suas mecânicas e visuais coloridos, fazendo um belo uso do estilo low poly.

A trilha sonora é simples, porém agradável, combinando muito bem com o tema “ilha tropical”. O mesmo vale para os demais efeitos sonoros do jogo.

Pega essa Análise! Stranded Sails

O cast de personagens é variado, mas bem estereotipado. O que até faz um certo sentido, uma vez que aventura visava um recomeço em outro lugar, logo, especialistas em cada área seriam necessários para que tudo corresse bem.

Destaque especial para a localização do jogo, que está impecável em nosso idioma!

Pontos positivos:
  • Visual low poly bonito e colorido;
  • Trilha sonora agradável;
  • Mecânicas diversas;
  • Boa área explorável e side quests;
  • Totalmente em PT-BR;
Pontos negativos:
  • Backtracking exagerado em alguns momentos;
  • Quedas constantes de framerate;

Stranded Sails – Explorers of the Cursed Islands já está disponível na Microsoft Store por R$89,95.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,634SeguidoresSeguir
95,100InscritosInscrever

LEIA MAIS

Conforme revelado, três novos jogos acabaram de chegar no Game Pass hoje (09 de outubro), o serviço de jogos por assinatura do Xbox.

Executivo do Xbox garante que estúdios ainda estão interessados no Game Pass

Em uma entrevista para o site GameReactor, o gerente geral de portfólio e programa do Xbox, Chris Charla, comentou sobre o interesse dos estúdios...

Plants vs. Zombies: Replanted – O clássico renasce com charme moderno no Xbox

A remasterização traz de volta a magia do original com visual renovado, novos modos e o mesmo caos adorável entre plantas e zumbis. Plants vs....

Free Play Days: Hammerwatch 2, The First Berserker: Khazan e Battlefield 6

Chegou a lista de grandes títulos para jogar de graça neste fim de semana através do Free Play Days. Assinantes do Game Pass Ultimate,...
A CD Projekt Red estará presente na BGS 2024!

Cyberpunk 2077 já vendeu mais de 35 milhões de unidades

Através do seu perfil oficial no X, a desenvolvedora polonesa CD Projekt Red confirmou que o Cyberpunk 2077 já vendeu mais de 35 milhões...
O Xbox detalhou como será a sua participação em um dos maiores eventos de cultura nerd do mundo, a CCXP 2025.

Xbox detalha sua participação na CCXP 2025

O Xbox detalhou como será a sua participação em um dos maiores eventos de cultura nerd do mundo, a CCXP 2025. De acordo com a declaração,...
O recurso transmita sua biblioteca do xCloud chegou para mais jogadores!

Xbox confirma expansão de servidores Xbox Cloud Gaming no Brasil

A Microsoft anunciou uma expansão significativa do Xbox Cloud Gaming, com um crescimento de 45% na adoção e disponibilidade em quase 30 países. O...
black friday

As Melhores Ofertas da Black Friday para você turbinar seu espaço Gamer

A Black Friday 2025 chegou detonando, e se você sonha com um setup Xbox que faz inveja, a hora é agora! Com descontos insanos...

Surpresa! Young Suns chegou no Game Pass em “shadowdrop”

De surpresa, a desenvolvedora indie KO_OP lançou o seu novo jogo, o Young Suns, no Xbox Game Pass. De acordo com a KO_OP, o Young Suns é...
Stranded Sails é um jogo bem acabado e de mecânicas interessantes, mas ainda sim possui alguns problemas, como as constantes quedas de framerate e o uso pesado de backtracking, esse último podendo incomodar menos se você for jogador de MMORPG's.Pega essa análise! Stranded Sails