Pega essa Análise! Samurai Shodown

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

これは本当のサムライゲームです。

Você pode não ser um entusiasta dos jogos de luta, mas Samurai Shodown com certeza foi um dos jogos mais icônicos dos fliperamas na década de 90. Desenvolvido pela SNK, o game teve sua estréia em 1993, e de lá pra cá, conquistou uma legião de fãs.

Desde que a Central recebeu o game para análise (obrigado Assessoria no Brasil), eu já tinha gritado ZERINHO para ser o responsável por ela. TO longe de ser um grande jogador ou conhecedor de jogos de Luta (Alá Mortal Kombat ou Street Fighter), mas tenho uma empatia com Samurai desde pequeno.

Não sei se é pela cultura Japonesa (que eu adoro), ou pelo fato do jogo ter uma criatividade única, mas esta análise acabou sendo mais difícil de escrever do que eu pensava.

Até 2018, existia um buraco muito grande para os jogos de Luta. A Capcom ressuscitou o gênero com o Street Fighter IV em 2008, porém, embora tínhamos muitos títulos de nicho para preencher a época, nada chamou a atenção do público. A partir de então antigas e novas séries dos principais jogos de luta voltaram e tiveram justiça … exceto por algumas.

Pode apostar comigo, isso não foi coincidência, com a SNK preparando o terreno e arregaçando as mangas, era só uma questão de tempo antes de virarem os olhos para uma das franquias mais amadas – Samurai Shodown. A série não via um lançamento em quase 15 anos. Isso é quase a idade da filha do … do … produção ajuda ai.

E para alegria geral da nação (Som da Torcida Comemorando) felizmente, depois de quase uma década, a SNK anunciou que a série da Samurais estaria renascendo com um reboot (ou remake?, ou restart ou re … re … ahh deixa pra lá).

Mas por que então raios eu to tão empolgado assim com Samurai Shodown? Pelo mesmo motivo que todos os outros fãs (eu acho, deixa eu perguntar aqui pra esse menino do meu lado da rua). A maioria dos jogos 2D tem aumentado constantemente em complexidade desde seu apogeu nos anos 90, adicionando mais mecânicas e tornando cada vez mais complexa sua combinação, exigindo níveis mais altos de coordenação e ginástica dos dedos.

PAUSA: NÃO PARA DAYANNE DOS SANTOS OU DIEGO HIPÓLITO … Há!

E pra falar a verdade eu amo todas essas coisas, meu gosto em jogos de luta é amplo, mas Samurai Shodown oferece algo refrescantemente diferente, uma mudança de foco para a simplicidade. Em vez de decor … hamm .. quer dizer … dominar os combos mais longos do seu personagem, você precisa aprender (E FAZER O TUTORIAL CACETE) a se concentrar apenas em realizar um único Hatakitarugen (do Japonês Voadora no Pancrêas), causando até 60% de dano – às vezes mais – na barra de saúde do seu oponente.

Ah tá … você acha isso simples apertar um botão e dar dano? Então experimente. Os jogos ganham uma intensidade única quando você sabe que pode tomar a liderança e ganhar o jogo com ou dois ataques de especialistas (ou muita sorte meu fi). Não importa o quanto a luta esteja difícil, você sempre pode cometer uma cagada ensaiada e ganhar a partida; ou, não importa o quão bem você esteja, você sempre pode tomar uma invertida no placar sem que você perceba. Esse é o apelo do Samurai Shodown. LINDO NÉ!

Não que não existam combos neste jogo, quase todos personagens conseguem fazer um tipo de acrobacia de básico de dois ou três DANOS – alguns personagens mais ‘fracos’ como Nakoruru, Galford ou o novato Wu Ruixiang se beneficiam ao aterrissar esses pequenos combos para tornar sua produção de dano mais baixa comparável aos personagens corpulentos. como Haohmaru, Terremoto ou recém-chegado Yashamaru.

Resultado de imagem para samurai shodown

Uma das coisas mais ICÔNICAS no título é o ‘Medidor de Raiva’. Uma barra localizada na parte inferior da tela que só aumenta quando você toma porrada (o famoso receber dano). Personagens de cabeça fria como Ukyo Tachibana demoram a ficar PISTOLA, e neste caso a barra demora mais pra encher. Já no caso de personagens como Haohmaru ou Genjuro, os bicho ficam PUTO bem rápido.

Barra já está Full Pistola? Então é hora de aproeitar para causar mais dano ou mandar um dos seus movimentos especiais. Você também pode executar um tipo de super chamado de “Técnica de Invocação de Armas”, que causa um PUTA DANO e tira a arma das mãos do opnente, e ai o cara será obrigado a sair no soco até que possa recuperar sua arma.

Temos também acesso a duas técnicas específicas que você pode realizar apenas uma vez por jogo. A primeira é a “Explosão de Raiva”, que você pode liberar apertando X+Y+B (os três botões), enquanto estiver nesse estado temporário, você causa mais dano, pode executar técnicas de inverter as armas e, ao pressionar todos os três botões da barra novamente, você pode executar a lâmina relâmpago, na qual seu personagem trafega na tela na velocidade da luz em um único ataque. Se ele acertar, causará dano proporcional à quantidade de medidores de raiva que você deixou – mas é uma quantia significativa mesmo se você não tiver quase nenhum sobrando.

Infelizmente, tão rápido quanto o The Flash, pode ser parado por um simples bloqueio, e se você acertar ou errar, é isso, seu Medidor de Fúria desaparece durante o resto da luta, não importa quantas rodadas restarem, ou seja, você não pode mais executar técnicas de inversão de armas ou explosões de raiva … Assim, raiva, raiva mesmo da pra passar jogando esse jogo do inicio ao fim!

Resultado de imagem para samurai shodown

Agora a técnica mesmo, que você vai querer socar na orelha do seu adversário é o “Super Special Attack”. Similar ao Lightning Blade, você só pode tentar fazer esse movimento uma vez por partida, e se você acertar ou errar, é isso, você não pode fazer isso de novo. Incrível né? Parece que já vi esse filme antes.

Esses ataques super especiais funcionam de forma diferente para cada personagem, no entanto, eles causam danos ridículos, geralmente algo em torno de 80% da barra de vida do oponente. Ou seja, uma pancada dessas pode ser fatal par seu Oponente HO HO HO.

Pra alegria geral da nação (Solta o GRITO TORCEDOR), todos os recursos comuns dos jogos de luta estão presentes; online e offline, uma galeria para ver finalizações desbloqueadas, filmes, um tutorial para ensinar a mecânica e alguns itens básicos como sobrevivência, tempo de ataque e desafio onde você enfrenta todos os personagens no jogo.

Tem também o modo história, que funciona como um modo arcade clássico, no qual você luta contra os oponentes e no final tem um chefe (que diga-se de passagem é uma desgranhenta). O chefe final, Shizuka, é um espírito de vingança que luta com talismãs mágicos e parece invencível a princípio – típico de um chefe da SNK – mas na verdade existe um método facilmente discernível para derrotá-la.

Resultado de imagem para samurai shodown

Outra coisa BOA ‘DIMAIS’ é o modo Dojo, no qual você pode jogar contra oponentes que copiam o estilo de luta do mundo real do qual você fez o download. Qualquer personagem que você jogar aprenderá seu estilo, até certo ponto, e então outros jogadores poderão baixar seus dados e tentar vencê-los.

É uma espécie de modo multijogador assíncrono e, pelo que joguei, parece proporcionar uma experiência diferente à luta contra os adversários normais da CPU. Os personagens que eu baixei exibiram alguns comportamentos semelhantes aos humanos, como aquela coisa chata que alguns jogadores fazem quando se movem para frente e para trás durante um impasse … por que eles fazem isso? Que vantagem eles vêem? Onde vivem? O que comem? … Assista no DEEJAY REPORTER.

Alguns personagens antigos retornam, incluindo o garoto-propaganda da série Haohmaru, que está para o Samurai assim como o RUY (Dá HADUKI) está para o ISTRITI FAITE … ESTRITE FAI … STRIT FAITE … ahh deixa pra lá …

Falando em personagens, tem também o meu favorito, Ukyo, que luta com a espada embainhada e as costas viradas, puxando a espada à velocidade da luz para atacar. É claro que Nakoruru e seu falcão Mamahaha tinham que estar lá, como um dos personagens mais populares da série. Ela é rápida, mas não muito forte, contando com pouquíssimos combos para acumular o dano.

Resultado de imagem para samurai shodown

Jubei o espadachim também está de volta junto com seus ataques de reversão altamente prejudiciais que somente os especialistas podem dominar. A cavaleira francesa Charlotte, outra das minhas favoritas, está de volta, ostentando todos os seus movimentos clássicos e mostrando um pouco mais de pele do que antes – não que eu esteja reclamando. O exuberante guerreiro Kabuki Kyoshiro está lá também, com seus movimentos especiais que ele pode empregar mesmo quando desarmado, fazendo dele um dos menos favorecidos se ele perder sua arma.

Temos três novos personagens, começando com Yashamaru, um ex-samurai mascarado vigilante que luta contra a injustiça. Sua arma é aparentemente chamada de nagamaki, uma espada grande com uma alça quase tão longa quanto a lâmina.

O próximo é Darli Dagger, um pirata que luta com uma lâmina de serra gigante, batendo-a contra seus oponentes e puxando-a no que parece ser uma maneira muito dolorosa. Ela é muito prejudicial e bastante móvel também.

O último é um personagem muito interessante, Wu Ruixiang, uma chinesa mansa, de óculos, que luta com um escudo, como a Capitã América. Seus ataques normais causam apenas dano fraco, mas seus movimentos especiais, oh papai …

Eu não tenho problemas com o jogo, de fato, é um título que precisa investir tempo para dominar a bagaça. Não vai pensando que é só sair apertando botões freneticamente que a coisa vai acontecer (as vezes sim, as vezes não), precisa aprender a lógica e mecânica dos Samurais.

Resultado de imagem para samurai shodown

Eu gosto do estilo visual, isso me lembra de Street Figther IV em alguns aspectos, com os cortes ilustrativos para exagerar os movimentos, mas este é um grande detalhe pessoal – eu gostaria que eles tivessem animado um pouco mais o cabelo em vez de usar um motor de física.

Por exemplo, a clássica pose de vitória de Nakoruru simplesmente não parece tão boa quanto no original, onde seus fios de cabelo caíram pelos ombros. Foi um detalhe incrível, mas um mecanismo de física não consegue replicar isso – e é estranho, porque eles animaram lindamente todos os tecidos e cabelos em KoF14, dai então eu meio que esperava o mesmo.

Também é preciso considerar que o DLC faz parte do plano. Enquanto você pode pegar a primeira temporada de graça se você comprar isso na primeira semana de lançamento, os lutadores extras não ajudam muito se você não combinar com o jogo.

Samurai Shodown já está disponível na Microsoft Store por R$ 225,95.

REVER GERAL
Nota do Autor
7.5
Leozera
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
pega-essa-analise-samurai-shodownÉ preciso considerar que o DLC faz parte do plano, mas acima de tudo, Samurai Shodown prova que a SNK ainda tem seu espírito de luta. O único fato é que colocar um jogo desse porte a R$ 225 não é tão convidativo assim, sendo que a franquia poderia agregar novos jogadores para (então) poder dar inicio a uma nova era de títulos mais elaborados.