Metro Exodus – Análise / Review

Metro Exodus - Análise / Review

Inspirado nos livros de Dmitry Glukhovsky, Metro Exodus segue a história de Artyom!

Desenvolvido pela 4A Games e publicado pela Deep Silver, Metro Exodus nos traz aquele mundo devastado de uma Rússia pós-apocalíptica com muitos combates frenéticos. O nosso time entrou de cabeça no apocalipse e fez uma análise deste game, o resultado dessa experiência você confere agora. Metro Exodus – Análise / Review

História

A história de Metro Exodus consegue entregar muito bem em alguns pontos mas deixa a desejar em outros, a franquia que era bem popular por ser um jogo bem linear, agora ela deixou isso um pouco de lado e faz o jogador explorar um “mundo aberto”

Artyom que é o grande personagem da história está completamente decidido em buscar algo fora das estações de metro, com isso ele decide buscar por sobreviventes na superfície.

Você e seus amigos são meio que forçados a sair da Ordem por conta de alguns acontecimentos e com isso tem que embarcar na “Aurora” para explorar o mundo, nesse caminho o jogador acaba encontrando pessoas amistosas e muita gente que não está para brincadeira também.

Metro Exodus - Análise / Review

Se tem uma coisa que realmente incomoda é o fato do personagem sem voz, é completamente bizarro um jogo focado na história e na campanha com um personagem mudo.

Fica todo mundo conversando com seu personagem mas ele não fala nada, e o que deixa mais bizarro é o fato dele ter uma relação bem emotiva em alguns momentos com sua esposa, coisa que você só consegue notar por parte dela já que o jogador é mudo.

O jogo consegue dar um foco maior no desenvolvimento de outros personagens e você acaba entendendo algumas motivações, mesmo que em muitos momentos elas são super clichês.

Leia Também:  Novos detalhes da DLC do casino do GTA Online são anunciados

Metro Exodus - Análise / Review

Jogabilidade

A jogabilidade de Metro Exodus é bem agradável e variada, sem dúvida esse é o ponto mais forte do jogo.

Os mapas são relativamente bem grande e se tem uma imensidade de missões secundarias para serem realizadas ali fora da história principal.

O jogo sempre teve um grande foco em sobrevivência, então é sempre bom coletar o máximo de recursos possível, mesmo que pareça desnecessário, uma hora algum elemento pode até fazer falta.

Metro Exodus - Análise / Reivew

Diferente de muitos FPS ele não é aquele jogo que é só ficar correndo e atirando, bem longe disso, você que não use sua munição com sabedoria para ver, em um conflito maior aquelas balas desperdiçadas podem acabar fazendo falta.

O jogo te joga em alguns pontos de controle sem sentido, teve momentos que eu morria e na teoria o game te jogaria em um ponto de controle seguro né, mas na prática ele te coloca justamente onde os inimigos foram alertados, fazendo você já voltar no fogo cruzado.

A mecânica de personalização de armas também é bem interessante, existe uma grande variedade de miras, canos, pentes e tudo isso pode ser alterado. Em algum momento o jogador pode estar usando uma pistola mas quer atingir um inimigo longe, basta pegar sua mochila e trocar a mira para uma que consegue realizar um melhor disparo a distância.

O jogo te promove uma infinidade de melhorias para as armas, e até limpar a arma se torna um ponto importante para que não te atrapalhe em combate ficar com aquela arma toda suja e com um desempenho mais fraco.

Leia Também:  Tropico 6 ganha data de lançamento

Metro Exodus - Análise / Review

Gráficos e Som

Se tem uma coisa que o jogo não deixa nada a desejar é nos gráficos, ele é bem bonito até mesmo em cenários como de neve que não tem muito o que mostrar.

A variedade de paisagens como neve, floresta, deserto que o jogador vai passando com o decorrer da campanha é sempre muito bem definida. Os inimigos também são muito bem desenhados, tanto humanos como criaturas e suas mutações, que por sinal existem algumas que irão fazer você perder o sono.

A parte sonora do game é perfeita, tirando que seu personagem é mudo mas em relação a gameplay é muito imersivo. Você realmente fica apreensivo quando escuta algum barulho diferente e pode acabar tomando vários sustos com algumas criaturas.

O jogo consegue te colocar realmente dentro desse mundo pós-apocalíptico, parece que você está ali dentro do jogo.

Metro Exodus - Análise / Review

Conclusão

Metro Exodus agora vem com um foco maior na exploração da superfície, isso que não era algum tão comum nos anteriores, o jogo consegue entregar uma história muito boa apesar do seu personagem não falar, Metro ainda entrega gráficos lindos com uma gameplay bem dinâmica que faz o jogador ter que usar em muitos momentos a inteligência para definir uma melhor personalização para a arma ou até mesmo para passar em alguns lugares sem chamar atenção evitando conflitos.

Pontos Positivos
  • Cenários estonteantes;
  • Variedade de modificação das armas;
  • História densa.
Pontos Negativos
  • Personagem sem voz;
  • Alguns pontos de controle confusos.

Metro Exodus já está disponível na Microsoft Store por R$ 249,00.

Metro Exodus – Análise / Review