Artigo: O maior problema da Microsoft com o Xbox!

xbox one brasil
xbox one brasil

Hoje senhoras e senhores vamos falar um pouco sobre um dos maiores, se não o maior problema atual da Microsoft: Marketing.

Eu sempre fui um apaixonado por Marketing e uma frase que eu sempre gostei sobre Marketing é: O marketing é tão essencial, que quando bem feito se faz desnecessário o cargo de vendedores. Ou resumindo, o Marketing é uma peça essencial no que diz respeito (nesse caso) a como o produto da Microsoft será apresentado para os clientes, como vocês ficarão sabendo do produto, e como que essa mensagem será transmitida a todos vocês. xbox

Eu não sei ao certo quem realmente é responsável pelo Marketing da Microsoft Brasil, a verdade é que o trabalho que vem sendo executado chega perto do patético.

Sabemos que os dois grandes diferenciais do PS4 para essa geração foram: maior resolução e ser mais amplamente vendido em mais regiões do que o Xbox. O problema é, a Microsoft para resolver parte desse problema lançou o X, que tem muito mais poder de processamento do que o PS4 Pro pensa em ter, e mesmo assim não sabe lidar com isso. Só colocar “better on xbox one x” nas capas dos jogos não funciona e onde eu moro muitas pessoas nem se quer sabiam da existência do One X, mal sabiam da do One S mas conheciam o PS4 Pro, que era uma versão mais potente.

Microsoft acabará de lançar Forza Horizon 4, um dos seus títulos mais importante dos últimos 2 anos, que recebeu notas altíssimas, quem jogou a Demo sabe a qualidade extraordinária do jogo, principalmente no One X e em computadores high-end, o trabalho executado no jogo é primordial mas não há nenhuma hype, ninguém está falando sobre isso que não seja caixista ou está antenado no ambiente de games.

Até em grupos do Xbox no Facebook, e eu não estou brincando, tem mais posts sobre Spider-Man do que sobre Forza Horizon 4 e o pior de tudo, é um jogo que estará disponível no Game Pass, o que deixa ainda mais acessível para todos.

Leia Também:  Ubisoft anuncia novo modo de jogo para o Tom Clancy's Ghost Recon Wildlands
Outro dia eu estava falando com a minha mãe pelo telefone, e ela sabe que eu gosto de games e tudo mais, e ela me perguntou isso:

Eu tava vendo TV e passou sobre esses jogos que você curte, do homem aranha. Você já comprou aí?

Minha mãe, me perguntando sobre um jogo do Playstation. Sabe quando ela me perguntaria se eu vou comprar Forza Horizon 4? Do jeito que anda o Marketing da Microsoft, nunca.

E por mais que isso possa parecer um absurdo, minha mãe foi um ótimo termômetro para mostrar o abismo que a Microsoft tem em relação a Sony; Se uma senhora de 65 anos conhece um jogo como o Spider-Man, imaginem todas as outras pessoas que tenham um mínimo de acesso as redes sociais ou gostam de tecnologia?

A Microsoft fez um vídeo de lançamento para o Forza Horizon 4, onde chamou alguns “atores” e os colocaram para jogar o jogo. A ideia por si só já é completamente errada, mas se não bastasse isso acharam uma boa ideia transformar o jogo em um mini cinema 4D que temos nos pEores shoppings brasileiros: Se a pessoa estivesse jogando no modo inverno, jogavam flocos de neve, se estavam na primavera jogavam lama (JOGAVAM LAMA) na cara da celebridade. E depois ainda perguntavam o que tinham achado do jogo.

Tinham milhares de forma de promover o jogo, por exemplo usar o pessoal do Grand Tour (ex-membros do Top Gear, BBC), que antes tinham uma parceria com a Forza Motorsport e que nunca foi bem desenvolvida. É um dos programas mais assistidos do mundo, e poderiam inclusive, até adiar o lançamento junto com o lançamento da próxima temporada do Grand Tour (novembro desse ano) para que Jeremy Clarkson, Richard Hammond e James May pudessem falar do jogo ou inclusive participar de algum vídeo com carros do jogo.

Leia Também:  Campanha "jogue com a vida" é destaque para The Sims

Mas essa é só uma ideia, video viral com os mais variados tipos de carro não é difícil fazer e com certeza atrairia mais a atenção do público. E pra você que acha tudo isso um pouco absurdo, aqui tem alguns gráficos mostrando os Google Trendings do Forza Horizon 4 e o comparando com outros títulos da Sony e é absurda a diferença.

Forza Horizon 4 (azul) / Spider-Man (vermelho)
God of War que foi lançado a 7 meses atrás, ainda possui muito mais relevância do que o Forza horizon 4 que está a uma semana de ser LANÇADO. O Homem Aranha nem se fala.

Forza Horizon 4 (azul) / God of War (vermelho)Até o Need For Speed Payback tem uma relevância compatível com a do Forza horizon 4, um jogo lançado a quase um ano.

Forza Horizon 4 (azul) / Need for Speed: Payback(vermelho)

 

Bom, em resumo, embora a Microsoft anda investindo muito em estúdios, jogos, em melhorias de serviços, ela ainda possui problemas sérios em relação ao Marketing. Talvez é a primeira vez em que a Microsoft se sinta ameaçada e necessite do seu Marketing para se fortalecer e se firmar no mercado. Antes disso, todos compravam Microsoft praticamente sem nenhum Marketing. Praticamente todos compravam porque todos usavam. Nem a Apple ou Linux chegavam a fazer cócegas no que a Microsoft vendia em relação a software.

Até mostraram problemas de Marketing em relação ao sistema operacional para celular que vendiam e ao próprio notebook Surface, que quase não se houve falar. Provavelmente eles também não estavam tão preocupados.

Mas agora com o Xbox, com todos os investimentos que a Microsoft fez, está fazendo e ainda fará, necessita dar mais atenção ao Marketing. Eu traria algum cara forte, principalmente do varejo para dar uma visão de mercado melhor, que é bem diferente do mercado de software que a Microsoft sempre reinou.

xbox