Análise: Overcooked 2

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Desperte o ‘Masterchef’ que existe dentro de você!

Desenvolvido pela Team17Ghost Town Games, Overcooked 2 não inventa a roda, não adiciona nenhum tempero (há) mirabolante no conceito, porém, trouxe a todos nós o único elemento que faltava para se tornar o jogo do gênero mais divertido com os amigos: O MULTIPLAYER!

Lá em 2016 quando analisamos o primeiro jogo da série Overcooked ficou um gosto amargo com relação ao modo multiplayer/cooperativo. Dissemos isso pois esse é um tipo de jogo que implora para que você se divirta com amigos, porém, no título original de 2016, isso só era possível em cooperativo local.

ORA! Tudo bem que é a proposta é plausível, é um jogo que te convida a pegar amigos(as), irmãos(ãs), namorado(a), esposo(a) etc para se reunir em casa e fazer uma bagunça. MAS, e para quem não pode com isso?

Olha só, isso não é o fim do mundo, muitos jogos bacanas, dignos de cooperativo online estão sendo lançados apenas em modo SOLO. Isso tira a alegria de jogar? Não! Porém eu posso garantir que proporcionar a liberdade para jogar com amigos online é uma experiência incrível.

Se antes uma simples tarefa como montar um cheeseburger era desafiadora, a partir de agora Overcooked 2 deixa tudo muito mais divertido. Você poderá jogar sozinho ou com até 3 amigos. A partir de agora a palavra-chave é organização.

A desenvolvedora trouxe um game onde é preciso não só saber o que está fazendo, mas também entender a mecânica da cozinha e ter uma comunicação perfeita entre os ‘Chefs’, caso contrário vai ser um show de horror.

O jogo oferece 3 opções de diversão:

Story: O modo básico de história. Nele você poderá navegar por 6 Mundos tendo 6 missões cada mais algumas especiais. É possível jogar sozinho ou com até 3 amigos em cooperativo.

Arcade: Uma espécie de seleção de fases, onde todos votam naquela que desejam jogar. É quase uma extensão do modo história.

Versus: Aqui é onde o bicho pega. Todas as partidas são 2 vs 2. Ou seja, mesmo que você esteja sozinho, em dupla, em trio ou quarteto, vai ter que enfrentar uma dupla numa batalha de chefs na cozinha. Vence aquele com maior quantidade de pontos.

O game tem uma ótima jogabilidade e tudo acontece de forma intuitiva. Por exemplo, para fazer uma pizza, nosso cozinheiro precisa juntar 3 ingredientes; a massa, o tomate, e o queijo (as vezes calabresa) colocá-los no forno, esperar cozinhar e depois levar até o prato para servir. Uma tarefa simples que pode ficar bem complicada a medida que o jogo avança, uma vez que existe um limite de tempo para completar a tarefa de cada fase.

Os pratos a serem executados vão aparecer no canto superior esquerdo da sua tela, mostrando os respectivos ingredientes e o formato que devem ser preparados (frito, cozido ou assado). Quando mais você entregar, seguindo a ordem e uma velocidade bacana, mais pontos faz e mais estrelas você consegue (Sendo 3 estrelas no máximo) se não houver um número suficiente de estrelas, as próximas fases não poderão ser desbloqueadas. Além disso, conforme o jogador consegue avançar, outros “chefs” vão sendo liberados.

Jogando sozinho o game é absurdamente desafiador, uma vez que a cada etapa, novas receitas vão aparecendo exigindo cada vez mais ingredientes. Fica realmente difícil quando o jogador precisa administrar tudo que precisa ser feito para atingir uma pontuação mínima para desbloquear novas fases. Em muitas fases a sensação de frustração é constante.

O destaque então vai para o modo cooperativo, e é ai que a história fica completamente diferente. Como falamos antes, Overcooked 2 inovou em poucas coisas em relação ao primeiro; gráficos pouco evoluídos, mesmos personagens do primeiro, missões e objetivos bem similares … enfim, mas quem disse que isso é importante?

Você nem precisa se preocupar com esses itens quando joga em cooperativo. Não porque o jogo fica fácil, longe disso, mas porque fica muito mais divertido. Dividir as tarefas com um amigo é bem mais motivante e os desafios ficam muito mais interessantes de serem solucionados, sem contar que vai rolar aquela discussão básica de quem está fazendo certo ou errado, quem é o Chef mais ‘noob’ da turma, etc.

Além disso, é preciso de coordenação na cozinha, gerenciando cada uma das pessoas a ter um foco entre cozinhar, entregar pedidos, lavar pratos, preparar ingredientes, e, pasmem, até apagar o fogo da cozinha em alguns momentos.

Overcooked 2 possui comandos bem simples. Em tese você só utiliza 3 botões: A – pegar/largar objetos como pratos, ingredientes, e até extintores de incêndio (caso a coisa fique muito feia e a cozinha comece a pegar fogo); X – arremessar itens/cortar alimentos/lavar pratos; B – dar pequenos impulsos de velocidade pelo cenário. Ainda existe uma função específica usado para alternar a ação entre os “chefs” no modo solo.

As receitas não parecem mais elaboradas do que no primeiro, porém, o game desafia o jogador modificando a estrutura de algumas fases. Um bom exemplo é uma fase onde é preciso cozinhar em cima de duas plataformas enquanto se navega por um Rio. Como as plataformas se deslocam constantemente girando em torno de si, em determinados momentos fica complicado buscar aquele ingrediente ou entregar o prato finalizado já que temos que esperar a hora certa que eles estão próximos para fazer isso. Além disso, toda tarefa na cozinha exige um determinado tempo, portanto é fundamental administrar o tempo gasto em cada tarefa para entregar o máximo de pratos.

Overcooked 2 já está disponível na Microsoft Store por R$49,00 e vale cada centavo, pode comprar sem olhar.

REVER GERAL
Jogabilidade
7
Gráficos
6
Som
7
Fator Replay
7
Multiplayer
9
Leozera
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
analise-overcooked-2Overcooked é o jogo do gênero que todos estávamos aguardando. Se de um lado sua campanha solo tem um desafio bem complicado que consegue deixar o jogador muitas vezes frustrado, comprometendo bastante a diversão, por outro agora temos o modo cooperativo e multiplayer que faz de Overcooked um game de super divertido.