Isso aqui é uma verdadeira loucura! Uma simples tarefa como montar um cheeseburger nunca foi tão desafiadora e divertida. Essa é a proposta de Overcoked! Um game cooperativo local da Ghost Town Games para até quatro jogadores que vai deixar todo mundo maluco.

overcookedlaunchtrailer-1470240295339_large

Aqui a palavra-chave é organização. A  trouxe um game Se a equipe de cozinheiros estiver afinada, as coisas vão ficar bem mais tranquilas, caso contrário, vai ser um show de horrores bem frustrante.

overhist

O reino de Onion vivia tranquilamente até ser invadido por um espaguete gigante com almôndegas! A ameaça chamada Ever Peckish tem um apetite insaciável e ameaça devorar todo o reino. O Rei (uma cebola com bigode), vendo que seus cozinheiros não são capazes de aplacar a fome infinita do monstro, resolve envia-los de volta no tempo para que eles aprendam a arte de cozinhar vários tipos de pratos com absoluta eficiência.

XHtNKEhnvBEQK4QnRacx8g

overjoga

Overcooked! tem comandos bem simples. Basicamente nosso cozinheiro pode pegar/largar objetos como pratos, ingredientes, e até extintores de incêndio (caso a coisa fique muito feia e a cozinha comece a pegar fogo) e cortar alimentos/lavar pratos. Um botão é usado para alternar a ação entre os “chefs” no modo solo.

O game tem uma ótima jogabilidade e tudo acontece de forma intuitiva. Por exemplo, para fazer uma deliciosa sopa de cebolas, nosso cozinheiro precisa cortar 3 cebolas, colocá-las na panela, esperar cozinhar e depois levar até o prato para servir. Uma tarefa simples que pode ficar bem complicada a medida que o jogo avança, uma vez que existe um limite de tempo para completar a tarefa de cada fase. As tarefas a serem realizadas vão aparecendo na parte de cima da tela com os respectivos ingredientes necessários e sua pontuação é determinada de acordo com a eficiência. Quanto maior o número de entregas, mais estrelas se consegue no final das fases. São três estrelas no máximo (bem ao estilo daqueles games mobile como Cut the Rope) e se não houver um número suficiente de estrelas, as próximas fases não poderão ser desbloqueadas. Além disso, conforme o jogador consegue avançar, outros “chefs” vão sendo liberados.

Screenshot-Original (5)

overdesa

Jogando sozinho o game é absurdamente desafiador, uma vez que a cada etapa, novas receitas vão aparecendo exigindo cada vez mais ingredientes. Fica realmente difícil quando o jogador precisa administrar tudo que precisa ser feito para atingir uma pontuação mínima para desbloquear novas fases. Em muitas fases a sensação de frustração é constante.

Já em modo cooperativo a história é completamente diferente. Não porque o jogo fica fácil, longe disso, mas porque fica muito mais divertido. Dividir as tarefas com um amigo é bem mais motivante e os desafios ficam muito mais divertidos. Não tive a oportunidade de jogar em 4 pessoas mas imagino que o nível de diversão deve ser sensacional. É muito divertido passar um apuro vendo seu amigo ter que deixar de cortar tomates para socorrer a panela queimando ou ter que largar tudo para sair em disparada atrás de um extintor porque o fogo começou a se espalhar.

Além de receitas mais elaboradas, o game desafia o jogador modificando a estrutura de algumas fases. Um bom exemplo é uma fase onde é preciso cozinhar em cima de 2 caminhões. Como eles se deslocam constantemente, em determinados momentos fica complicado buscar aquele ingrediente ou entregar o prato finalizado já que temos que esperar a hora certa que eles estão próximos para fazer isso. Além disso, toda tarefa na cozinha exige um determinado tempo, portanto é fundamental administrar o tempo gasto em cada tarefa para entregar o máximo de pratos

Jogando com um amigo, Overcooked! tem um desafio na medida certa. Já em modo solo é preciso atenção redobrada ou uma simples falha pode causar uma verdadeira catástrofe.

overcooked

oververed

Um game cooperativo de extremos. Se por um lado sua campanha solo tem um desafio bem complicado que consegue deixar o jogador muitas vezes frustrado, comprometendo bastante a diversão, por outro o modo co-op local faz de Overcooked! um game deliciosamente divertido. Uma pena não ter um modo co-op online. É um game recomendado para aqueles momentos em família ou com os amigos, comendo uma pipoquinha. Ou um espaguete.

Overcooked3

Quer saborear esse game com os amigos?

overcooked-20168311339_2