De volta ao passado: uma tendência moderna

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Quando uma das maiores empresas de e-commerce do mundo lança algo novo é um marco de mudança de comportamento na sociedade. Recentemente, a Amazon lançou uma sessão no seu site dedicada aos produtos “retrôs”, ou seja de décadas passadas, chamada Retro Zone. Grande parte dos produtos são relacionados a jogos do anos 80 e dos anos 90, quando aconteceu os primeiros “booms” no mercado de videogames. Lado a lado com a Amazon, as empresas de diversos segmentos, principalmente no gaming e entretenimento, estão percebendo que os fãs gostam de novos produtos, mas adoram revisitar os clássicos. Das máquinas de arcade até os mobiles muito coisa mudou em termo de tecnologias, mas os sentimentos que os jogos trazem aos jogadores continua o mesmo, por isso a nostalgia é um dos sentimentos mais poderosos para gerar vendas. Veja abaixo uma análise sobre esse mercado de jogos retrôs: como eles começaram, as novas opções de jogos para mobile e essa tendência de vida retrô. retro games Amazon

Como tudo começou?

Nos anos 80, as grandes empresas lançaram os primeiros consoles para videogames. O Sistema de Entretenimento Nintendo, com sua edição clássica e depois com a edição Super, foi um console que trouxe grandes mudanças já que permitia jogos de qualquer marcas não só do seu fabricante. Graças ao NES, jogos como Mario, Metroid, Donkey Kong e Zelda ficaram famosos e populares no mundo inteiro. A Nintendo, empresa japonesa, é a grande responsável pela evolução no mercado, sendo uma empresa que marcou gerações, já que mudou a forma que as pessoas consumiam os games e consolidou a importância deles no mundo inteiro. Já nos anos 9, começaram os jogos focados na experiência do jogador, com o lançamento de jogos de lutas, de corridas, com mais suspense e tensão, nos quais os gráficos deixaram de ser 2D para se tornarem 3D. Foram sucesso nessa época: Fallout, Silent Hill, Tomb Raider, and Grand Theft Auto. Ao mesmo tempo que foi desenvolvido o PlayStation pela Sony, mostrando mais uma evolução na indústria, o qual é considerado hoje um dos consoles mais bem sucedidos no mundo, com milhões de unidades vendidas globalmente.

As diversas opções de jogos retrôs para mobile

Indo nessa tendência, no ano passado foi lançado o jogo Pokémon Go, o qual fez um enorme sucesso mundialmente. Os fãs dos desenhos, dos jogos de cartas e dos inúmeros produtos desenvolvidos dentro da franquia Pokémon já estavam a espera de algo novo. Além disso, tem uma lista de jogos retrôs disponíveis tanto para Androids como para iOS, tais como o Pacific Wings, Cross Road, Pac-Man, Space Invaders, Tetris, Final Fantasy. Muitos jogos retrôs estão disponíveis tanto no celular quanto no PC. Alguns sites têm seções dedicadas a jogos retrôs como a Betway com os retro slots Wacky Panda, Party Time e Big 5, sendo a grande maioria desenvolvidas pela empresa britânica MicroGaming. Até existem sites inteiros dedicados como Play Retro Games que permitem aos usuários jogar clássicos como Super Mario e Legend of Zelda em seu navegador. O site Lifewire tem uma seleção com os melhores jogos retrôs para mobiles. Isso é o que mais combina o antigo com o novo, já que agora dá para jogar clássicos do arcade no celular. A evolução tecnológica chegou ao seu máximo de expressão, voltando agora para o passado para resgatar a essência do gaming em sua origem.

header-gameover1-620x350
IMAGE SOURCE: Gaming Trend

Viver de forma retrô, uma tendência moderna

Jogar videogame vai ter sempre um apelo de ser uma atividade social, o qual reúne os amigos ou pessoas espalhadas pelo mundo inteiro. Mesmo com as mudanças tecnológicas e com os surgimentos de novos jogos, boas narrativas se tornam clássicos que podem ser revisitados independentemente da época. Os jogos retrôs fazem sucesso, pois já se tornaram clássicos, ou seja não envelhecem com o tempo, mantendo sempre sua essência viva. Além disso, as empresas lançam os produtos com o conteúdo antigo, mas com tecnologia atualizada, somando o melhor dos dois mundos. Fãs podem voltar a jogar os jogos que adoram, mas agora de forma melhorada, aproveitando de outra forma a mesma experiência.

Essa tendência de produtos retrôs não está limitada no mundo dos games, há também diversos objetos de decoração e eletrodomésticos feitos com design antigo como também está voltando o toca discos e até mesmo o toca fitas. O sentimento de nostalgia é algo que estará sempre presente na humanidade, já que olhar para o passado é parte de ser humano.

retro games Amazon

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,400InscritosInscrever

LEIA MAIS