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O que uma raposa, uma boa dose de magia e as estações do ano têm em comum?

O Universo mergulhou no mundo de Seasons After Fall e brincou com as estações do ano para fazer com que uma simpática raposinha pudesse explorar as profundezas de um mundo lindamente colorido e cheio de segredos. Confira agora como foi essa divertida aventura. Seasons After Fall

História

Eis que nossa frágil esfera de luz encontra uma pequena e elegante raposa. Ao possuir a raposa, a jovem voz passa a nos guiar pela floresta, nos chamando de Little Seed (Pequena Semente) e assim nossa busca pelos poderes dos Guardiões começa. Somente com o poder dos quatro Guardiões será possível realizar para restabelecer toda a vida e o equilíbrio da natureza.

Jogabilidade

Seasons After Fall é um jogo de plataforma de 2D que a princípio, guardadas as devidas proporções, lembra Ori and the Blind Forest. O game bebe um pouco da fonte de jogos estilo “metroidvania”, portanto, o jogador vai revisitar muitas áreas da floresta em busca do próximo passo. O jogo não conta com tutorias ou mapas e muitas vezes o jogador vai parar e pensar para onde deve ir.

Por sorte, nossa guia (aquela vozinha jovem) muitas vezes interage com dicas como “você não deveria ir por aí..” ou “não seria melhor se procurasse para o outro lado?”. Esse aspecto faz com que o jogador acabe prestando atenção no que deve fazer, para onde ir ou o que deve procurar.

Ao contrário de Ori, onde o personagem precisa desbloquear habilidades para derrotar inimigos e explorar, Seasons after Fall faz o jogador se preocupar em adquirir novas habilidades exclusivamente para resolver puzzles e conseguir avançar pela floresta. Isso mesmo amigos! Não existem inimigos no game. Não precisa se preocupar se algum morcego chato vai aparecer para te derrubar de alguma plataforma e muito menos com chefes de fase apeladores.

A única preocupação aqui é usar o poder certo para descobrir como progredir. Os poderes são baseados nas quatro estações do ano. Primavera, Verão, Outono e Inverno e cada um desses poderes muda o ambiente da floresta.

seasons-after-fall2Usar esses poderes é bem simples. A seleção pode ser feita através de um menu rápido em tempo real que aparece logo acima de nosso personagem. Basta apenas selecionar uma estação é pronto. É mágico! Esses poderes mudam as características de alguns elementos do cenário possibilitando a nossa raposa alcançar lugares mais altos, interagir com algumas criaturas, sementes voadoras, plantas estranhas e por aí vai.

Um exemplo? Nossa raposa, coitada, não consegue alcançar uma plataforma muito alta, pois há um lago e uma planta esquisita acumulando água dentro dela no meio desse lago. Oras! Vamos usar o poder da Primavera para fazer com que a planta libere a água e o lago se encha um pouco mais para dar altura suficiente para conseguirmos subir na plataforma! Ótimo não? Não porque a raposa não pode pular do lago toda ensopada para a plataforma. Então o que fazer? Sim! Vamos usar o poder do Inverno para congelar a água! Agora podemos andar no lago congelado e pular na bendita plataforma.

Esse é apenas um pequeno exemplo da interação entre os poderes diferentes e a floresta. Essa é a grande sacada do jogo. Durante o game essa interação entre poderes e cenário acontece quase que de forma ininterrupta e o mais legal é que, depois de pouco tempo de jogo, tudo isso flui de uma forma extremamente natural para o jogador.

Os controles são simples e respondem bem. Além de usar os poderes das estações, nossa raposinha pode pular e interagir com alguns elementos da floresta. Em alguns momentos será preciso interagir com a própria esfera de poder recém adquirido para saber aonde ir ou o que fazer. Tudo isso, como dito anteriormente, acontece de forma com que o jogador não se perca nos controles. Quando não sabemos o que deve ser feito, basta ir trocando os poderes. Os elementos que interagem com determinado poder são marcados indicando que algo ali deve ser feito.

Apesar da floresta não ser grande e possuir áreas diferentes, muitas áreas do jogo terão que ser revisitadas, pois só poderão ser acessadas após adquirir o poder de uma estação do ano específica. Isso também acontece com alguns puzzles, que só poderão ser resolvidos dessa forma. No primeiro terço do game algumas áreas estão bloqueadas e isso norteia o jogador fazendo com que o caminho a seguir fique claro, mas do segundo terço em diante, todos os caminhos são liberados permitindo o jogador explorar como quiser em busca de colecionáveis (sementinhas que viram florzinhas) ou ir atrás de onde precisamos ir para dar continuidade à história.

Esse ir e vir pela floresta fica mais facilitado no momento em que o game permite o jogador interagir com um elemento específico do cenário que habilita uma espécie de “viagem rápida” que será usada em momentos pontuais do jogo.

Falando em colecionáveis, cada área possui quatro áreas com essas sementinhas pelo chão. Ao passar por essas áreas, essas pequenas e frágeis sementinhas se transformam em coloridas flores (ooooooun ti fofinhu..). Na maioria das vezes o jogador vai tropeçar nesses colecionáveis durante o jogo, pois muitos deles ficam no caminho do jogador.

Gráficos & Som

seasons-after-fallSeasons after Fall é graficamente lindo, extremamente colorido e com uma variada paleta de cores e desenhado a mão. Parece um quadro ganhando vida bem na frente dos seus olhos. O game encanta principalmente nos lindos efeitos e cores ao usarmos as diferentes estações do ano. Talvez as únicas coisas que acabam atrapalhando um pouco essa beleza fluir de forma mais suave é o contraste com as telas de loading em preto e branco que aparecem toda vez que passamos de uma área para outra da floresta.

Se esses loadings não existissem, tudo ficaria perfeito. Outro pequeno problema é a pouca variação gráfica entre as diferentes áreas, já que isso parece que ficou a cargo da interação dos cenários com as diferentes estações do ano. Obviamente não é nada que atrapalhe a experiência do jogo, mas quebra um pouco o ritmo daqueles jogadores que curtem admirar a beleza do game.

Em relação ao trabalho sonoro executado aqui, devo novamente rasgar elogios. A trilha sonora tem lindíssimas composições orquestradas que casam perfeitamente com a beleza do jogo. Efeitos sonoros simples e suaves que, aliados a ambientação do jogo, conseguem levar ao jogador toda a sensação de estar em um mundo que clama por ser admirado.

Desafio

O que podemos dizer sobre um jogo onde não temos inimigos para matar, chefes para enfrentar e onde nossos erros (pular em um buraco sem fundo por exemplo..), não nos pune com perdas na barra de vida, ou com vidas que, se acabarem, vão nos fazer voltar ao início de cada etapa, ou que não tem tempo sendo cronometrado em um relógio no cantinho da tela para realizaremos determinado objetivo? Se eu pudesse definir em uma única expressão o que é Seasons after Fall, eu facilmente diria “um passeio”.

seasons-after-fall3Um passeio por uma linda e colorida floresta em busca dos poderes dos guardiões para restabelecer o equilíbrio da natureza. Com pontuais puzzles um pouco mais desafiadores, o jogo não desafia o jogador testando suas habilidades ou até a sua paciência como muitos jogos por aí o fazem.

Ao mesmo tempo, o game respeita a inteligência de quem joga fazendo o jogador pensar em como utilizar a interação entre ambiente e os poderes das estações do ano para chegar ao objetivo. Simples, direto e despreocupado, o jogo tem uma proposta que, apesar de não ser tão inovadora, cativa pela jogabilidade simples e pelo puro prazer de jogar.

Conclusão

Seasons after Fall é um lindíssimo jogo que, apesar de toda sua simplicidade, faz com que o jogador tenha prazer em passar horas explorando uma floresta ricamente colorida de forma despreocupada, brincando com as estações do ano, descobrindo novas formas de interagir com o ambiente na companhia de uma elegante e dócil personagem em um mundo sem inimigos cruéis e implacáveis. Recomendadíssimo.

Seasons After Fall

Seasons after Fall é um jogo de plataforma 2D e puzzles no estilo “metroidvânia” do estúdio Focus Home Interactive e desenvolvido pela Swing Swing Submarine e está disponível para Playstation 4 por R$ 61,50, Xbox One por R$ 59,00 e na Steam por R$ 37,99.

Seasons After Fall

REVER GERAL
Jogabilidade
9.0
Gráficos e Som
10
Desafio
7.0
Diversão
9.5
Leozera
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
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