Análise: Super Lucky’s Tale

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Com Super Lucky’s Tale, a  Playful tenta resgatar a magia de games clássicos sensacionais como Super Mario 64 e Banjo Kazooie, confiando em sua simpática raposinha e em um visual super colorido. Será que finalmente veremos o nascimento de um novo mascote para o Xbox One? Confira nossa análise!

A História

lt_cover_landscape-1200x675Super Lucky’s Tale não tem nenhuma história super elaborada mas a trama se desenrola através de um objeto chamado de “Livro das Eras”. Esse livro é roubado pelo bando conhecido por Los Gatitos. Tudo começa quando nossa simpática raposinha, que sonha um dia se aventurar pelo mundo como sua irmã, é sugado para dentro livro.

Para vencer seus inimigos e escapar do livro, Lucky vai precisar encarar um mundo cheio de segredos e inimigos malucos. Apesar de possuir uma história simples, Super Lucky’s Tale apresenta o enredo ao jogador de forma leve e interessante.

Antes de entrarmos na discussão sobre se o game é bom ou ruim, precisamos conhecer uma parte muito importante da trama e que, realmente tem um papel muito legal no decorrer do jogo.

Os vilões! E nesse caso, o famigerado grupo de gatinhos fofinhos e completamente pirados que formam a “perigosa” gangue que tenta atrapalhar a vida de nossa raposinha laranja. Com vocês, Los Gatitos!

Super Lucky's Tale

O Los Gatitos é liderado pelo traiçoeiro Jinx, que conta com seus assistentes completamente doidos para ajudá-lo na missão de impedir que Lucky consiga colocar suas patas fofas nos trevos espalhados pelo mundo dentro do livro e impedi-lo de seguir adiante.

Cada um desses malucos tem uma característica diferente e que adiciona uma boa dose de humor a história. Essas figuras costumam aparecer no decorrer das fases para tentar intimidar nosso herói ou esconder algum segredo. São os chefes de cada mundo e será preciso enfrentá-los para seguir em frente.

931f25d6-90e2-49ef-ac64-902b1631ac66

Jogabilidade

Super Lucky’s Tale possui a jogabilidade simples de jogos do gênero. Nossa amiga raposinha pode saltar, correr, atacar com o rabo e se movimentar cavando debaixo da terra. Os controles respondem bem e quem já está acostumado com esse tipo de jogo vai rapidamente se familiarizar com os controles.

Alguns momentos vão lembrar muito de Super Mario 64! O jogo desafia o jogador alternando as tradicionais fases 3d com fases em 2d, além de momentos com puzzles simples.

Essa interessante combinação dá ao jogador a possibilidade de explorar as fases de formas diferentes em busca de moedas, vidas e trevos. Cada fase possui 4 desafios que, apesar de não serem obrigatórios, estimulam aqueles jogadores que curtem explorar 100% do jogo a repetir as fases para conseguir juntar todos os trevos.

A cada desafio cumprido, Lucky soma mais um trevo. Os desafios se resumem a coletar 300 moedas durante a fase, descobrir um trevo secreto (e aqui pode ser desde desafios de tempo, ajudar npc´s e até correr atrás de galinhas!), completar a palavra Lucky coletando todas as letras espalhadas pela fase e terminar a fase. Para habilitar um nova fase, será preciso um número mínimo de trevos recolhidos. Esse número de trevos naturalmente vai aumentando a medida que o jogo avança.

Mas não se preocupem, Super Lucky’s Tale não pune o jogador casual que só quer se divertir com o jogo. Por isso o jogo não obriga o jogador a coletar todos os trevos para seguir adiante. Existe sim um número mínimo, mas que pode ser conseguido facilmente.

Outro aspecto que é importante destacar aqui é a câmera. A câmera é de longe o maior ponto negativo do game. O pecado aqui é que a câmera não é livre. Calma que já explico. Não é possível dar aquele 360º para explorar os cantos da fase ou simplesmente melhorar a visão daquela plataforma móvel que você precisa pular.

A câmera permite apenas uma visão de 30º para esquerda ou para a direita, limitando a exploração do jogador. Compromete a experiência do jogo? Não compromete, mas se entendermos que parte da proposta do game é fazer o jogador explorar as fases em busca de itens e segredos, não custava nada deixar a câmera livre né?

Desafio

15b7ceea-0f74-4dbb-ba8b-962242f44cacComparado a outros games com a mesma proposta, Super Lucky’s Tale é um passeio no parque tomando sorvete com o filho recém nascido. Os inimigos não são muito desafiadores e parte da dificuldade do jogo se baseia na atenção do jogador.

Um jogador distraído pode, por exemplo, ser trolado pela câmera e pular fora de alguma plataforma ou fora da cabeça de algum inimigo por exemplo. Lucky pode vencer seus inimigos simplesmente saltando na cabeça deles ou atordoá-los com seu ataque com o rabo.

Nossa fofa raposinha tem 5 vidas e 3 coraçõezinhos de vida. A cada hit tomado um coração é perdido, mas existem checkpoints pelas fases e cada vez que chegamos a um, nossos corações são todos restabelecidos. Perder todas as vidas em uma fase não será problema já que o game não conta com um número limitado de continues. A única punição é começar a fase do início, perdendo checkpoints já alcançados.

Em relação a luta contra os chefes ao final de cada mundo, basta decorar seus padrões de ataque e acertá-los 3 vezes. Como dito anteriormente, a dificuldade do game se baseia mesmo na atenção do jogador. Pena que algumas vidas serão desperdiçadas graças a câmera maldita.

Coisa que, para um jogador nervoso, pode significar a perda de um controle na parede mas para os jogadores mais calmos não será problema já que repetir cada fase do início, pode dar uma nova oportunidade de cumprir todos os desafios e coletar todos os trevos. E fazer isso é bem divertido.

GRÁFICO E SOM

5ce20eb4-d11c-4bfe-abd3-31680e36a721 Super Lucky’s Tale é muito bonito graficamente. É um jogo absurdamente colorido. O estilo caricato dos personagens, aliado a uma rica paleta de cores, dá ao jogo um tom leve e divertido. Alguns efeitos de iluminação, sombras e movimento da água fazem o game se parecer com uma animação de altíssimo nível. As músicas e efeitos sonoros não são o destaque do game mas também são de qualidade.

O conjunto desses fatores fazem de Super Lucky’s Tale um jogo atraente para todos os tipos de jogadores que curtem o gênero. A criançada vai se amarrar na raposinha e os marmanjos vão ter a oportunidade de curtir um lindíssimo game.

Conclusão

Super Lucky's Tale

Quer saber? JOGUE!! Super Lucky’s Tale é uma experiência extremamente divertida. Não é tão lindo e desafiador como Cuphead, nem tem um mapa enorme para explorar como Assassin`s Creed Origins e muito menos tem cabeças explodindo e sangue gratuito como Wolfenstein 2.

Minha sincera opinião? Quer um game pra toda família para jogar sem stress e se divertir bastante explorando fases coloridas cheia de inimigos malucos? Não perca mais tempo. Corre que a raposinha mais linda do Xbox está te esperando para uma aventura incrível.

Super Lucky’s Tale está disponível na Windows Store e Xbox Live por R$ 114,95 mas corre que até dia 11/12 está em promoção! Lembrando que o game faz parte do programa Xbox Play Anywhere!

Super Lucky's Tale

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,400InscritosInscrever

LEIA MAIS

Jogue logo! Tirando a câmera que faz a gente morrer de vez em quando, Super Lucky's Tale é extremamente divertido de se jogar. Fizemos 100% do jogo e já estamos loucos por uma continuação.Análise: Super Lucky's Tale