Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

Nós te ajudamos a entender sobre essas duas siglas que gerenciam o processamento de aplicações que vão do uso básico até avançadas simulações realistas!

O Universo não para, dessa vez colocamos nossa equipe de Tecnologia para trabalhar e facilitar a vida de todos na escolha do seu próximo equipamento. Neste artigo vamos explicar importância da CPU e da GPU e qual o papel delas em seu PC ou Notebook.

Assunto que sempre trouxe um pouco de confusão, afinal de contas o que catzo é CPU e GPU?

Vamos começar com a CPU: Também conhecido como o cérebro do computador, aqui temos o processador de sua máquina. É a CPU (do inglês Central Processing Unit, ou Unidade Central de Processamento) responsável por organizar dezenas de ações e funções que serão desenvolvidas pelo equipamento. Quanto mais poderosa a CPU, maior é a velocidade com que o computador realiza cálculos.

Para nós usuários, a rapidez em que tudo é processado pode ser sentida na forma como alguns aplicativos/programas se comportam, especialmente aqueles que demandam uma grande carga para seu processamento. Para deixar um exemplo bem clássico de programas que fazem uso máximo do processador, podemos citar aqueles que façam renderização de vídeos e modelagem 3D.

how-gpu-acceleration-worksNa atualidade existem processadores poderosos que executam tais ações com garantindo a performance de alto desempenho em seu equipamento. AMD e INTEL são marcas responsáveis por desenvolver os processadores atuais mais poderosos.

VOCÊ SABIA: A AMD é responsável pelos processadores Ryzen 7 que na sua versão mais poderosa possuem 8 Cores* e 16 Threads*. Em 2017 a empresa iniciou o lançamento do seu mais novo poderoso processador Ryzen Threadripper que na sua versão mais TOP tem 16 Cores* e 32 Threads*. Já a Intel é responsável pelos processadores i7 que na sua versão mais poderosa possuem 6 Cores* e 12 Threads*. Em 2017 a empresa iniciou o lançamento da sua linha X-Series com processadores i9 que atuam com até 18 Cores* e 36 Threads*.

O que é Core e o que é Thread?

Cores são os núcleos físicos, Threads são os cores e mais os núcleos simulados pelo Hyper-Threading. O Hyper-Threading “engana” o Sistema Operacional fazendo com que este reconheça o dobro de cores em um processador. Para facilitar cada Core do seu processador cuida de um processamento e o Thread multiplica esse processamento para obter melhor performance.

GPU: O Termo sempre foi assunto a ser debatido, afinal que raios é isso? GPU é a parte mais especializada do computador, onde temos dedicação total aos gráficos que nós todos tanto batemos palmas hoje em dia. Seja um 1080p ou 4K, a GPU é o coração para tornar isso realidade.

A GPU (do inglêsGraphics Processing Unit, ou Unidade de Processamento Gráfico) tem uma função bem específica que é fazer cálculos. Calma meu amigo, se você é ruim de matemática não precisa se preocupar. A unidade é fundamental para determinar pontos flutuantes, um dado vital para compor a geometria dos gráficos 3D para games.

cpu-and-gpuVale lembrar que A memória (RAM) utilizada nas GPUs normalmente é mais rápida que as das CPUs, o que traz uma melhora significativa na fluidez do que aparece na tela. Por isso que placas de vídeo possuem cada vez mais memória dedicada, quando você roda qualquer game em 4K é ela que faz a mágica acontecer.

Equipamentos com GPUs poderosas e dedicadas são capazes de rodar com muito mais desenvoltura os games e aplicações com aceleração gráfica habilitada, como aplicativos de edição de vídeo. Quanto mais poderosa a GPU, mais elementos podem ser exibidos na tela, com mais efeitos, como luz, partículas, névoa e distorção óptica.

E agora que você aprendeu um pouco sobre CPU, GPU, Core e Threads que tal dizer o que achou da nossa dica?

diferença entre CPU e GPU