Análise: HoPiKo

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Hopiko é um jogo da Laser Dog Games no estilo bound-side-scrolling com uma mecânica simples, inteligente e desafiadora. É um jogo onde será preciso precisão e velocidade para vencer.

A HISTÓRIA

Assim como todo o jogo, HoPiKo tem uma história bastante simples. O vírus maligno Nanobyte está livre e pronto para invadir os consoles espalhados pelo mundo. Não precisamos dizer que, se nada for feito, o jogo acabou. A missão agora é literalmente entrar nos consoles, vencer os desafios para impedir que eles sejam dominados pelo maquiavélico vírus e impedir que os pobres gamers fiquem sem poder jogar. Análise Hopiko

HoPiKo_20161018232934

JOGABILIDADE

HoPiKo exige do jogador velocidade e precisão. As fases são constituídas de 5 níveis cada. Para vencê-los, será necessário uma rápida tomada de decisão para escolher o caminho mais rápido para alcançar e destruir o núcleo do vírus de cada nível. Os níveis só podem ser vencidos ao destruir o núcleo, portanto, existe uma espécie de bonificação se o nível for vencido o mais rápido possível. Existe uma pequena barrinha no canto superior esquerdo da tela que vai diminuindo enquanto o tempo passa. A bonificação aparece somente se o nível for vencido antes da barrinha se esgotar. As bonificações aparecem sempre ao final de cada fase e podem liberar novas músicas ou desafios extras.

HoPiKo_20161017142946

Ao falhar em qualquer nível, a fase recomeça, ou seja, se você estiver no quinto nível de uma fase e “morrer”, terá que começar a fase do primeiro nível. Não existe limite para as tentativas, portanto não existem vidas e nem continues. Ao vencer uma fase (cinco níveis), o jogador tem a opção de ir direto para a próxima ou visualizar o “mapa”, que nada mais é do que o caminho dividido pelas fases diferentes (assim como em alguns jogos mobile como Cut the Rope por exemplo).

Os comandos são muito simples mas extremamente precisos, basicamente o analógico direito que funciona como uma espécie de “mira”, ao segurar o analógico aparece a direção na qual o personagem será arremessado e ao soltá-lo ele se direciona para o local indicado. Podem-se usar os botões A e RT para disparar mais rapidamente nosso personagem quando não for necessário “mirar”.

GRÁFICOS E SOM

HoPiKo tem toda uma estética retro, lembrando muito aqueles games “quadriculados” da época do saudoso Atari 2600 e o level design das fases não muda muito, sempre alternando entre tons vermelhos, amarelos, brancos, pretos e azuis. O som segue o mesmo padrão. Aliás logo de cara já vou dar uma dica, faça o que for possível para desbloquear novas músicas o mais rápido possível, pois a música pode acabar irritando por ficar um bom tempo martelando na sua cabeça.

09133234750094DESAFIO

Como dito anteriormente, HoPiKo exige velocidade e precisão. Não pense que a simplicidade das fases reflete um jogo fácil, longe disso. O game é desafiador principalmente no quesito tomada de decisão. Posso dizer tranquilamente que esse é um fator que faz o jogo ser extremamente viciante.

Ter que escolher o caminho mais rápido para destruir o núcleo do vírus em cada etapa sabendo que qualquer erro pode fazê-lo voltar ao início de cada fase é realmente muito desafiador. Apesar dos níveis não necessariamente respeitarem uma progressão de dificuldade (diferentemente do que acontece nas fases), HoPiKo consegue manter o jogador atento a cada escolha.

HoPiKo_20161018161731Apesar de desafiador, o jogo não pune o jogador. Não existe aquela sensação de frustração por nunca conseguir passar por determinada fase. Isso mantém o jogador interessado e motivado a repensar sua estratégia. Dica importante, não fique muito tempo pensando o que fazer pois a plataforma onde seu personagem se encontra vai explodir. Pense rápido e seja o mais eficiente possível para chegar ao seu alvo.

VEREDITO

Mesmo se mantendo na “zona de conforto” com um estilo de arte retro, HoPiKo consegue ser atraente e desafiador com a sua estrutura de reflexo-plataforma que persiste e felizmente evolui ao longo de seus cinquenta estágios. É um jogo que faz o jogador “mergulhar de cabeça” por unir brilhantemente desafio e simplicidade. Um verdadeiro deleite para aqueles jogadores que procuram um desafio sem muito compromisso.

Ponto forte

  • Simples e desafiador na medida certa

Ponto fraco

  • Musiquinha irrita
Microsoft Store: HoPiKo
Playstation Store: HoPiKo

Análise Hopiko

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,400InscritosInscrever

LEIA MAIS

Hopiko é um jogo da Laser Dog Games no estilo bound-side-scrolling com uma mecânica simples, inteligente e desafiadora. É um jogo onde será preciso precisão e velocidade para vencer. https://youtu.be/otTM3ShrWGs A HISTÓRIA Assim como todo o jogo, HoPiKo tem uma história bastante simples. O vírus maligno Nanobyte está livre e pronto...Análise: HoPiKo