… E eles disseram não.

Antes da Microsoft lançar o Xbox original em 2001, a empresa tentou formar uma parceria para a criação de um vídeo game novo com a Nintendo e a Sony. Essas histórias apareceram ao longos dos anos na internet, e nós reunimos essas informações para vocês.

Falando sobre a parceria fracassa com a Nintendo em uma entrevista, o co-criador do Xbox, Ed Fries disse que propôs a Nintendo que ela faria o hardware e deixando o software (i.e OS) e os trabalhos de network para a Windows. Nintendo disse não.

“Quando nós começamos a pensar sobre fazer o Xbox, nos encontramos com a Nintendo,” Fries disse em uma entrevista para a IGN. “Nós sentanos com o CEO da Nintendo, Setru Iwata e ouros diretores da Nintendo e dissemos, ‘Isso é o que queremos fazer –referente ao Xbox -, Podemos ser parceiros? Podemos trabalhar juntos nesse projeto?’ E eles basicamente disseram não.”

Fries lembra que a Microsoft disse durante a reunião: “Nós podemos fazer o software e os trabalhos de networking, vocês – Nintendo – poderiam trabalhar no hardware, podemos formar um time e lançar nosso produto junto. Eles disseram não.”

Depois disso, o então CEO da Microsoft Bill Gates se encontrou com a Sony para discutir uma ideia similar. “Podemos trabalhar juntos? Podemos ser parceiros?” E eles disseram não.

Fries comenta sobre a questão se era verdade que a Microsoft tentou em algum momento comprar a Nintendo. Se isso foi discutido internamente, Frieds não sabia sobre isso, aparentemente. “Na verdade, se alguma pessoa na Microsoft pensou sobre comprar a Nintendo, eu nunca escutei nada sobre isso” disse ele.

Microsoft iria lançar o Xbox em novembro de 2001, em parte para tentar parar o domínio que a Sony estava obtendo nesse mercado (e esse era o melhor momento da Sony). O Xbox original gerou um prejuízo no total de 5 bilhões de DÓLARES. Isso foi uma perda que a Microsoft não teve problemas em manter graças ao sucesso em outros mercados, incluindo Windows, disse Robbie Bach, ex-diretor do Xbox.

De acordo com Bach, nem todos na Microsoft apoiaram a ideia de fazer um console; alguns deles quiseram “matar“o projeto Xbox e focar no Windows e outras divisões da Microsoft.

Microsoft não foi a única empresa que quis fazer parceria com as duas empresas. Antes do PlayStation 1, Sony e Nintendo trabalhando juntos no “Nintendo PlayStation”. Protótipos até foram criados antes que as duas empresas, hoje rivais, se separassem.

Via GameSpot