Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

FIFA 17 – Análise

FIFA 2017 chega ao mercado e com uma cara nova! Finalmente o game recebeu um belo facelift,  a engine Ignite foi substituída pela – respirando fundo – Frostbite! A mesma engine usada em Battlefield 1, Mirror’s Edge Catalyst, Star Wars Battlefront e Mass Effect: Andromeda, somente pra citar somente alguns, mas como nem tudo nessa vida é beleza exterior, será que a mecânica do jogo sofreu mudanças positivas como aconteceu com os gráficos? Descubra agora lendo abaixo a nossa análise.

A Jornada

Vamos Imaginar que alguém dentro dos escritórios da EA, resolveu que seria legal juntar o poder gráfico do Battlefield com os diálogos de Mass Effect, tudo isso em um jogo de…futebol? Bom, alguém fez isso e não é que deu certo!

Em ‘A Jornada’, você começa ainda nas peneiras e acompanha a trajetória do jovem Alex Hunter, um jovem jogador britânico que vem de uma família de grandes jogadores ingleses.

20160907_fifa17_storymodestill_touchup-1920x1080_wwmTraços da personalidade de Alex serão desenvolvidas ao longo da história e isso irá afetar desde seu comportamento dentro de campo até o número de seguidores em sua conta no Twitter, sua relação com seus companheiros de equipe e até suas chances de ser escalado pelo técnico (você pode estar sempre tranquilo e virar um Márcio Araújo do FIFA 17, sendo sempre escalado por ser gente boa, mesmo jogando mal).

O fato é, você se sente apegado a toda história de Alex e todo esse desenrolar envolve as brigas com o pai, desentendimento com os amigos, ter que decidir seus patrocinadores, ser titular na segunda divisão ou reserva na primeira e por aí vai.

20160909_fifa17_reus_hallwayinteraction-1920x1080_nowm_1E tudo é bem detalhado  dentro deste modo, a cada jogo você recebe um valor correspondente ao seu desempenho em campo, como por exemplo uma premiação por gol marcado (mesmo que você não possa gastar seu dinheiro dentro do jogo).

Não vamos nos aprofundar mais dentro da história contada e A Jornada para não estragar a imersão trazida por ela, mas o que podemos dizer é que é um bom início deste estilo de jogo que já um grande sucesso na série NBA da 2K, esperamos que a empresa continue a evoluir nas edições futuras de FIFA.

Multiplayer

O multiplayer de FIFA 17 manteve sua base e trouxe incrementos muito divertidos. Em seu carro-chefe, o revolucionário Ultimate Team, a EA Sports veio com tudo. Trouxe dois novos modos que acrescentaram – e muito! – ao game. O FUT Champions e os Desafios de Montagem de Elenco foram muito bem recebidos pela comunidade. Esses dois novos modos recompensam, de formas distintas, o jogador. Seja pela sua habilidade em montar elencos mirabolantes em troca de um super jogador ou jogando partidas ranqueadas e ganhando prêmios compatíveis com a sua habilidades. Sim! Você não leu errado. FIFA agora tem partidas ranqueadas. Não é como as que você já deve estar acostumado, mas está dando certo.

Explicando um pouco mais, os Desafios de Montagem de Elenco são basicamente o que o nome já diz. Você é desafiado a formar um ou mais times de acordo com os requisitos em troca ganha pacotes e cartinhas especiais.

fifa17_xb1_ps4_eaplay_martial_hazard_lineup_wm_2

O FUT Champions é uma espécie de Liga que ocorre apenas nos finais de semana. Para entrar, é preciso se classificar ganhando um dos torneios mata-mata diários. Lá, você é recompensado de acordo com seu desempenho. Se for um profissional, mito, rei dos controles, ganha a bagatela de 250.000 moedas, um pacote de jogadores da Seleção da Semana e outro pacote jumbo de jogadores raros. Mas não se preocupe, se for um pereba caneludo dos gramados virtuais você também receberá seus prêmios, obviamente em menor escala.

No esquecido modo Pro Clubs, a EA decidiu fazer uma mudança com base no modo A Jornada. No maior estilo RPG, você ganha pontos e desbloqueia melhorias em sua árvore de skills. As Temporadas não tiveram nenhuma mudança que chamem atenção. Segue sendo o modo mais chato de se jogar online no FIFA.

Mecânica

Respondendo a pergunta que fizemos no começo da análise: Não! A mecânica não acompanhou os gráficos. Mudou? sim, com certeza sim, mas infelizmente muito pouco! Agora seus companheiros são mais inteligentes, se posicionam melhor, você pode mudar sua posição para receber uma bola aérea, seu peso e sua força influenciam ainda mais nas jogadas de corpo, a trajetória da bola é mais real, há menos colisões do que no FIFA 16, coisa que chegava a ser irritante, mas foram mudanças pequenas, a EA poderia ter ido além e aproveitado melhor a força da nova engine.

Selecionar outro jogador as vezes pode gerar um grande perigo de gol, pois o jogo demora um bom tempo para selecionar o jogador que você quer (problema antigo já), às vezes passa a seta por cima de 3 ou 4 jogadores diferentes até que você consiga utilizar aquele jogador que você realmente quer utilizar.

fifa17_xb1_ps4_reus_corner_hr_wm

Seus companheiros de time não entendem jogadas de risco, o goleiro e os jogadores de linha não fazem muito esforço para alcançarem uma bola ou impedirem um escanteio ou um lateral. Quando você dá um carrinho, seu jogador vem com movimentos pré-programados que o impedem de se levantar rápido, correr atrás da bola e dar prosseguimento à jogada.

Os jogadores de times mais fracos parecem que estão correndo em slow-motion, sempre fomos críticos com relação a isso, pois não é porque determinado time é fraco que os seus  jogadores são necessariamente lentos. Existem times que até o jogador dominar a bola e girar já está com vários marcadores em sua volta para abafar a jogada.

Enfim, sentimos falta de um maior aproveitamento desta nova engine por parte do time de desenvolvimento da EA.

Gráficos

Não temos muito o que falar, eles estão simplesmente ótimos. A Frosbite é uma das melhores engine atualmente no mercado e foi muito bem implementada em FIFA 17.

Os jogadores estão bem mais fiéis, com seus trejeitos e expressões características além de termos um número maior de jogadores que realmente participaram de sessões de ‘scanning’, a movimentação dos jogadores está mais perto do real.

FIFA 17 - Análise

O balançar dos cabelos, as dobras das camisas enquanto o jogador corre, o suor, a grama, tudo está muito bonito e com uma ótima fluidez dentro do jogo, durante nossos testes não percebemos quedas de frames, coisas que aconteciam frequentemente nas versões anteriores.

Apesar da clara evolução vista nós vemos que ainda temos um bom caminho a ser percorrido para uma evolução gráfica ainda maior, basta ver o que a empresa está entregando em Battlefield 1.

Conclusão

Esse ainda não é o melhor FIFA ou melhor jogo de futebol já feito, mas claramente a empresa deu passos importantes para atingir um próximo degrau na série. FIFA 17 é um ótimo jogo, que evoluiu bastante em alguns pontos, mas que pecou em outros, talvez o foco nesta versão tenha sido a implementação da nova engine e do modo ‘A Jornada’, ficando outras possíveis melhorias engatilhadas para a versão 18.

20160909_fifa17_mancity_hunter_celebration-3480x2160_wwm

De qualquer forma, se você gosta de futebol, FIFA 17 é um grande concorrente para a temporada esportiva deste ano, por isso deve ser compra garantida para todos, apesar do valor bem salgado em terras brasileiras.

FIFA 17 já está disponível na Microsoft Store por irreais R$249,00.

REVER GERAL
Jogabilidade
9.5
Modos de Jogo
9
História (A Jornada)
9.2
Online
9
Aptsen
Publicitário natural de Santo André, possui mais de 12 anos de experiência em agências e produtoras digitais. Ama games e action figures, além é claro de sua esposa e filho! Gamertag: aptsen
fifa-17-analiseEsse ainda não é o melhor FIFA ou melhor jogo de futebol já feito, mas claramente a empresa deu passos importantes para atingir um próximo degrau na série. FIFA 17 é um ótimo jogo, que evoluiu bastante em alguns pontos, mas que pecou em outros, talvez o foco nesta versão tenha sido a implementação da nova engine e do modo 'A Jornada'.