Análise: Forza Horizon 3

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Corrida no asfalto, na terra, na lama ou pelas praias? Agora é você quem escolhe, mas seja lá onde for, Forza Horizon 3 chegou e está maior e muito, mas muito melhor.

Se nos jogos anteriores da franquia, o jogador era um piloto que era desafiado a vencer inúmeras provas para conquistar campeonatos e a sonhada vaga na final do evento Horizon, agora, em Forza Horizon 3, o jogador é literalmente o dono da festa.

forza5A Austrália é o palco escolhido para o evento. Corridas insanas no asfalto com uma paisagem urbana ou um desafio na terra levantando muita poeira e atravessando muitas poças de lama? Tanto faz. Agora quem escolhe onde vai acontecer o evento é o jogador. E para fazer com o evento seja um verdadeiro sucesso, o jogador vai precisar vencer alguns desafios para conquistar cada vez mais fãs.

Antes de qualquer coisa, o jogo dá a opção de escolher um personagem, um nome ou apelido pelo qual o jogador vai ser chamado durante o jogo e experimentar uma corrida em terreno misto contra um helicóptero carregando um jipe. Essa corrida é espetacular e mostra bem que a Turn 10 e a Playground Games não brincaram em serviço. Aliás agora é possível personalizar até a placa do seu carango.

O número de fãs é muito importante aqui. Como o próprio jogo faz questão de mostrar, Forza Horizon não é um jogo para se preocupar com a direção perfeita. Aqui o jogador precisa, não apenas vencer as corridas, mas pilotar com estilo. Quanto mais desafios o jogador completar, mais fãs ele irá ganhar. Quando o jogador conseguir um número suficiente de fãs, ele simplesmente poderá escolher um dos vários ambientes disponíveis para explorar. Após escolher o lugar, o evento se inicia no nível 1. Conforme o jogador completa corridas e desafios e consegue mais fãs, aparece a opção de atualizar o evento para outros níveis, liberando muitos outros locais, eventos e desafios.

analise-forza-horizon-3Apesar dessa novidade, Forza Horizon 3 não obriga o jogador a manter o foco exclusivamente no gerenciamento de um super evento. Pelo contrário, apesar de decidir onde cada evento será realizado, escolher, recrutar e até despedir os drivatars dos amigos para compor seu grid e ganhar recompensas de acordo com o rendimento deles e definir quais estações de rádio contratar, o jogador tem total liberdade para se divertir acelerando por onde quiser.

O mapa do jogo está enorme e está cheio de novidades. Dessas novidades podemos destacar as “zonas de perigo”, um desafio onde o jogador precisa saltar em por rampas para atingir a maior distância possível e as “áreas de drift” onde o jogador precisa atingir um número de pontos específico realizando drifts por um trajeto pré-estabelecido. Quanto maior a pontuação do jogador, maior o número de estrelas no desafio e o número de fãs. O máximo para cada desafio são 3 estrelas e, assim como nos outros jogos, seu resultado aparece comparado com o resultado de outros jogadores.

screenshot-original-3A franquia Horizon também é um sucesso por causa de sua trilha sonora sensacional. Dessa vez não é diferente. Forza Horizon 3 trás músicas para todos os ambientes, estilos e gostos. O jogo começa com a escolha de algumas estações de rádio e à medida que o jogador avança no jogo, outras estações ficam disponíveis. Além da opção de integrar o próprio serviço de streaming de música da Microsoft, o Groove Music.  Através desta integração, os jogadores são capazes de acessar suas listas de reprodução para curtir suas listas de música personalizadas.

Os gráficos do jogo estão absolutamente espetaculares, com detalhes muito bem trabalhados, tantos nos carros, que estão absurdamente detalhados, como no próprio ambiente. Os efeitos quando o carro passa “voando” em poças de água ou lama, a chuva caindo ferozmente, o vento balançando as árvores, a poeira levantando em desafios off-road. Realmente os gráficos do jogo estão belíssimos.

Falando em carros, são cerca de 350 carros no total, variando de supercarros como o Lamborghini Centenario, buggys de rally, carros de passeio até carros “old school” como um Alpha Romeo 1965. E claro, um grande presente para os fãs de Halo, o famoso Warthog que pode ser adquirido atráves de um código. Um bônus especial para qualquer um que tenha jogado o Halo 5 ou The Master Chief Collection.

Outra novidade legal é a possibilidade de adquirir novos carros através do menu de leilão que, como o próprio nome sugere, dá ao jogador a possibilidade de leiloar seus carros da garagem ou dar lances para adquirir aquele tão sonhado modelo.

screenshot-original-5Quando digo que Forza Horizon 3 chegou maior e melhor, não me refiro apenas ao número espantoso de carros disponíveis ou o tamanho do mapa e seus inúmeros desafios. O jogo realmente chegou a outro patamar. As opções de interação com seus amigos também foram ampliadas. Agora é possível experimentar a campanha do jogo de forma cooperativa. Explore os cantos do mapa, descubra carros em celeiros (sim eles também estão de volta) e participe de eventos criados pelos seus amigos (eu participei de uma corrida de Warthogs criada por um brother da minha lista de amigos e foi animal). A aba “clubes” também está de volta, permitindo criar um grupo de amigos para jogarem juntos em um mesmo clube.

Além de todas as novidades, Forza Horizon 3 manteve toda a estrutura que fez sucesso no game anterior. O jogador utiliza pontos de habilidades para desbloquear vantagens e ao subir de nível com pontos de experiência, ganha a possibilidade de ganhar um prêmios na famosa horizon whellspin. Ainda poderá explorar o mapa atrás de placas que dão experiência ou descontos em viagens rápidas, encontrar pontos com radares espalhados para passar a toda velocidade e claro a possibilidade de desafiar qualquer drivatar para corridas “roda a roda”. A personalização de skins para os carros também continua presente com algumas opções a mais.

O modo de aventura on-line permite que até 12 jogadores possam competir na mesma estrutura do game anterior. A cada campeonato os jogadores podem votar em mapas com desafios diferentes com o objetivo de somar o maior número de pontos de habilidades. Pontos de habilidade que, assim como em Horizon 2, servem para desbloquear algumas vantagens específicas.

14500453_1439534209394171_8678177995952586750_oForza Horizon 3 é um JOGAÇO que mostra muito do poder gráfico que o Xbox One pode alcançar. É também o primeiro jogo a oferecer suporte HDR no Xbox One S. Com todas as novidades e todas as inúmeras coisas que se pode fazer no belíssimo e grandioso mapa, o jogo é extremamente divertido, principalmente e especialmente com os amigos, competindo em corridas e desafios emocionantes ou jogando cooperativamente.  Com uma gama enorme de carros a disposição e curtindo sua rádio favorita, seja no asfalto ou na terra, Forza Horizon 3 é, definitivamente, o game de corrida definitivo. Nota 10.

Forza Horizon 3 Edição Standard

R$ 199,95

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,400InscritosInscrever

LEIA MAIS

Forza Horizom 3 é definitivamente obrigatório. Jogaço.Análise: Forza Horizon 3