Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

PES 2017 chegou, com a nova versão de FIFA vindo logo após, e ambos trazem diversas novidades para a edição 2017 fazendo com que essa disputa esquente os nossos corações.

Nós sabemos que a disputa entre ambos está cada vez mais acirrada e em vários casos levando a um excesso de novos modos em PES que beiram o desnecessário, mas fiquem tranquilos, o coração desta edição – O FUTEBOL – voltou a ser competitivo.

PES 2017

Abaixo nós iremos  analisar esta nova versão e vamos contar a todos se essa versão realmente evoluiu e se pode bater de frente com a série da Electronic Arts.

Jogabilidade

As melhorias deste ano são uma mistura de várias coisas bem específicas e outras mais simples. Um bom exemplo são os goleiros que passaram por uma grande atualização, oferecendo uma forma mais realística de reagir em relação a várias situações de jogo além da produtora ter incluído várias novas animações que trazem uma revitalização a movimentação dos arqueiros.

O controle da bola também evoluiu, tanto na sua movimentação como na maneira como os jogadores conseguem recuperá-la após os contatos físicos e as mudanças de direção.

pes-2017A disputa corpo a corpo entre os atletas está melhor, mais realista e aquele mar de bugs diminuiu consideravelmente. Tudo acontece de forma natural e com um tempo de recuperação dentro dos limites esperados, a movimentação dos jogadores e as suas reações às jogadas mantém o jogo em um bom ritmo. Estas adições deveriam deixar o jogo mais ágil e coletivo e sim, a mecânica do jogo realmente está evoluindo, mas na opinião do Universo, mesmo com estas mudanças PES 2017 ainda está um pouco aquém das nossas expectativas.

Interface & Modos de Jogo

Falando da estrutura, ela pouco mudou em relação à edição do ano passado, tanto em termos de interface, músicas, como do funcionamento destes próprios modos. Ainda assim, existem algumas novidades, nomeadamente nos dois principais modos de jogo de PES, o MyClub e a Master League.

https://www.youtube.com/watch?v=6B6r91GAfR0

Começando por este último, onde o foco está em poder ter total controle sobre um clube de futebol e diferente do ‘Become a Legend’ onde controlamos o sucesso do nosso jogador, o foco da desenvolvedora esteve em evoluir do momento mais divertido da temporada, a janela de transferências, onde agora podemos discutir os termos dos acordos com os clubes vendedores, sendo que o jogo até nos fornece uma probabilidade para que as nossas exigências sejam aceites.

Em relação ao MyClub, modo que também mantém, no geral, a estrutura do ano anterior, mas cuja interface está melhor organizada para ser mais clara para os novos jogadores, e também com o incremento de novas opções, como a possibilidade de vender e comprar através de um sistema de leilão.

Mas, se as mecânicas funcionam, existe o bom e velho problema de localização. Nós temos times, jogadores e o sistema de narração que já algum tempo faz com que o jogo fique mais atrativo para nós, brasileiros, mas este ano, a coisa parece que desandou.

pes2017-first-touch_6k16

O Campeonato Brasileiro está lá, com os 20 times da 1ª divisão, com seus uniformes e alguns estádios licenciados, mas a quantidade de jogadores fictícios é impressionante, além das feições que beiram o ridículo, muito parecido com o esmero que a CBF tem com o nosso campeonato nacional.

Outra quesito que ficou muito ruim foi a narração. Por mais que eles tenham feito todo um estardalhaço para anunciar a chegada de Milton Leite como novo narrador principal o resultado final foi extremamente decepcionante. Tanto a narração, quanto os comentários de Mauro Beting ficaram ruins, com poucas falas, com elas sendo inseridas em momentos errados dentro do jogo, por várias vezes o narrador faz um comentário enquanto o comentarista fala outra completamente diferente.

No final nós não acreditamos que o problema sejam Milton Leite e Mauro Beting, o que parece mesmo é que faltou um pouco mais de cuidado por parte dos programadores da Konami.

pro-evolution-soccer-2017

Conclusão

Tudo o que dissemos acima nos deixa com a impressão de que PES 2017 possui um time especial, cheio de craques, mas que infelizmente está jogando no corredor de casa. É claro o esforço feito pela Konami em se aproximar do concorrente, mas eles esbarram em problemas antigos que continuam a assombrar os jogadores.

Se você está preparado para ter dificuldades em partidas on-line, quer ficar perdido com uma narração mal programada e gosta de ficar tentando descobrir qual era realmente aquele time com nome estranho que você estava jogando contra, PES 2017 é para você!

PES 2017 já está disponível na Microsoft Store por R$199,00.

PES 2017

REVER GERAL
Jogabilidade
Gráficos
Modos de Jogo
Interface
Áudio
Aptsen
Publicitário natural de Santo André, possui mais de 12 anos de experiência em agências e produtoras digitais. Ama games e action figures, além é claro de sua esposa e filho! Gamertag: aptsen
pes-2017-analiseSe você está preparado para ter dificuldades em partidas on-line, quer ficar perdido com uma narração mal programada e gosta de ficar tentando descobrir qual era realmente aquele time com nome estranho que você estava jogando contra, PES 2017 é para você!