Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

 Fórmula 1 2016: O Melhor da História

Cá estamos nós, Melbourne, primeira etapa do Mundial de Construtores de Fórmula 1, tenho apenas mais 5 voltas para completar as 58 totais desse incrível circuito. Estou com combustível suficiente para um pouco mais de 4 voltas e meus pneus já não são mais aderentes como deveriam – especialmente o meu dianteiro esquerdo que tem sido “espancado” em todas as zebras.

Tenho uma decisão a tomar e tenho poucos segundos: Fazer o pit stop agora e perder algumas possíveis posições que não terei tempo de recuperar, ou arriscar tudo? Isso seria uma alternativa positiva caso eu não fosse o primeiro colocado desta prova. O que eu fiz? Arrisquei tudo, reduzi o consumo de combustível, tirei um pouco o pé do acelerador e terminei a prova com o Nico Hosberg a meio segundo da minha traseira. Foi sofrido mas prazeroso.

Foram quase 1h30 de corrida (entre volta de apresentação e largada), e ficamos pasmos de sentir toda essa fantasia! Rápido, extremamente estressante e exaustivo, F1 2016 não é apenas o melhor jogo do gênero já produzido pela Codemasters, mas sim o melhor jogo de Fórmula 1 produzido até hoje.

A Codemasters bateu na trave com o título de 2015, realmente um jogo sem muitas particularidades. Em 2016 tudo foi melhorado de acordo as críticas recebidas e também com novas e reais possibilidades de atuação, fica até difícil destacar uma coisa só, são tantas, e é ai que o Universo entra.

Analise Fórmula 1 2016
O Modo Carreira está de volta e não só com opção para 5 rápidas voltas mas também é possível correr o grande prêmio desejado com as condições exatas do mundo real: Tempo de corrida, horário de largada, até mudanças climáticas.

Outra coisa impactante é o retorno do safety car, fator determinante para o desenrolar do grande prêmio.

Além disso, pequenas funcionalidades também foram inseridas no contexto jogável para tornar a experiência ainda mais imersiva. A nova opção de volta de apresentação “formation lap” era algo que nós estávamos apreensivos, não sabia se ia gostar ou não, e se tornou algo fantástico. Acenar para o público, fazer o correto aquecimento dos Pneus (tem conquista pra isso) antes da corrida são detalhes que realmente trazem o jogo para um novo patamar.

O modo de largada manual somado com o modo de entrada manual aos boxes são as outras formas de trazer mais simulação e responsabilidade aos pilotos. Quem aqui acha um porre vir correndo a 300km em direção aos boxes e ser literalmente parado em fração de milésimos? Pois bem isso agora pode ser alterado. Agora ficou muito mais divertido fazer isso, respeitando a velocidade máxima ao se dirigir ao Pit Lane.

A largada também não é diferente. Pressione e segure o X (botão azul) no seu controle para ativar a embreagem, acelere, e tenha muito cuidado para não a queimar e prejudicar toda sua corrida. Quem ainda preferir utilizar os modos automáticos não precisa se sentir culpado, e é exatamente sobre isso que vamos falar logo mais.

Analise Fórmula 1 2016A Ego Game Technology Engine, desenvolvida pela Codemasters, é uma modificação da Neon e têm evoluído demais nestes últimos anos, sem sombra de dúvidas.

F1 2016 é bonito a curta distância, mas existem vários problemas quando observamos tudo o que está ao nosso redor. Isto fica particularmente evidente nos detalhes em volta do carro (ambiente, pilotos, mecânicos), que deixam muito a desejar quando falamos de um jogo lançado em 2016.

Mas mais importante do que os gráficos, é o fato de F1 2016 permitir que você consiga pilotar um fórmula 1 a altíssimas velocidades. Um quesito bastante importante e que o jogo entrega é uma taxa de frames bastante consistente, o único ponto fraco fica por conta das corridas com muita chuva, aonde encontramos algumas quedas de frames que em algumas ocasiões podem deixar a jogabilidade um pouco problemática.

Mas no final, os gráficos são competentes e conseguem nos fazer imergir dentro desse incrível mundo.

Analise Fórmula 1 2016Aqui é onde está a cereja do bolo.

O trabalho da Codemasters foi primoroso e F1 2016 deve agradar a todos, desde aquele fã fervoroso de corridas – que gosta de alterar cada detalhe do carro – até quem só quer saber de ligar o seu Xbox e sair pilotando seu monoposto pelos circuitos mais conhecidos do mundo.

F1 2016 apresenta seu mais longo e amplo Modo Carreira, abrangendo 10 temporadas. Os jogadores escolhem seu personagem, capacete e número que o acompanharão durante seu tempo na Fórmula 1. Então selecionam em qual das 11 equipes oficiais irão se juntar para começar sua jornada, assim como qual será seu companheiro de equipe, antes de entrar nas pistas para sua primeira corrida.

Analise Fórmula 1 2016As equipes mais bem pontuadas têm maiores expectativas em relação aos jogadores. Enquanto na Manor é esperado que você ganhe o campeonato mundial em mais de 4 temporadas, escolhendo a Red Bull por exemplo a expectativa cresce e você precisa ser campeão em no máximo 2 temporadas.

Depois de feito tudo isso e você já dentro da sua nova equipe é hora de conhecer como as coisas acontecem lá dentro. Você é apresentado a Emma Jenkins, empresária que cuidará de toda a sua carreira dentro da Fórmula 1. Essa parte introduz o jogador ao paddock e ao sistema de gerenciamento da carreira, que é acessado por um notebook.

Ali você acompanhará todo o seu desempenho dentro da equipe e do circo da Fórmula 1, além acompanhar como anda a disputa com o seu rival e atém gerenciar o desenvolvimento do seu carro.

Inserido dentro do modo carreira e muito importante para o campeonato, o sistema de desenvolvimento é uma novidade muito bem vinda. Você recebe a incumbência da sua equipe de cumprir certos testes com o carro a cada final de semana e também deve completar certos objetivos relacionados ao seu desempenho no campeonato e também contra o seu companheiro de equipe.

Existem três programas distintos:

Aclimatação de Pista
Você deve dar 3 voltas na pista, atingindo pontos específicos espalhados pela a uma certa velocidade para atingir a pontuação máxima. Este modo tem como premissa a adaptação à pista, aos pontos de freada e também o melhor tangenciamento das curvas.

Gestão de Consumo de Pneus
Aqui, você precisa completar quatro voltas equilibradas, fazendo com que o medidor de consumo dos pneus fique ao menos na área verde. Além disso você precisa completar as voltas em um tempo mínimo estipulado para cada circuito.

Teste para Classificação
Aqui você acerta as configurações do seu carro para a seção de classificação. Seu carro é lançado a pista com pouco combustível e com o composto mais mole disponível para o final de semana e você precisa bater o tempo determinado pelo engenheiro da equipe.

Existe ainda um último set de objetivos diversos que variam em cada etapa e que possuem uma importância secundária dentro das seções de teste.

Completando os testes acima você ganha pontos de experiência que deverão ser utilizados para desenvolver e evoluir o carro da equipe, desenvolvimento que influencia diretamente no seu comportamento e na busca pelo sucesso.

Analise Fórmula 1 2016
Assim como no campeonato real este desenvolvimento é extremante importante para as suas aspirações de se tornar o novo Ayrton Senna, sem contar que agora ficou muito mais interessante e também necessário você passar por todas etapas do final de semana da corrida. Fala a verdade, você sempre pulou os testes livres nas edições anteriores da franquia.

Sistema de danos

O sistema de danos com toda a certeza está evoluindo, mas ainda está longe da perfeição.

Em muitos casos nós passamos por um tremendo acidente e nada mais do que somente uma roda e a asa dianteira. Nós poderíamos começar a dizer que o trabalho da Codemasters foi ruim ou algo do tipo, mas precisamos lembrar que existe muitos interesses dentro da Fórmula 1 e, com certeza os patrocinadores e a FOM não querem ver suas marcas sendo literalmente destruídas dentro do jogo.

Com isso, acreditamos que existem algumas limitações impostas pela FOM ao trabalho da Codemasters para que os os carros não se destruam de forma completa, uma pena, por isso tira uma grande parte de imersão de um jogo que propõe a ser um simulador.

Analise Fórmula 1 2016F1 2016 possui um componente online,
Em nossa opinião ele poderia ter sido melhor trabalhado; infelizmente não existe a opção de se jogar com um amigo via split screen, então aquela brincadeira marota com os amigos no sofá não irá rolar, somente acontecendo partidas online.

Não sabemos dizer por que isso não existe, se foi uma decisão da equipe em focar somente no multiplayer online ou se existe algo a mais relacionado a parte técnica do game, alguma limitação (gargalo) dos consoles por exemplo.

Quem é competitivo não fica na mão e pode testar suas habilidades ao volante no Campeonato Online trazido de volta nesta edição pela Codemasters, aonde você têm a chance de organizar um campeonato completo seguindo as regas da Fórmula 1.

O grande ‘tchan’ da questão: Todos sabemos que disputar corridas online é sempre uma árdua tarefa. Lá esta você, acessando o Lobby (sala) de jogo, aguardando outros competidores reais para desfrutar de uma corrida, se prepara, modifica o seu setup do carro para uma melhor pilotagem, vem o sinal verde, a largada, primeira curva e ………. BUM!

Uma sequência de pancadas no seu carro, como se você fosse uma barreira feita para absorver energia daqueles que não conseguem (ou não querem) frear de forma correta. Dependendo de como a sala estiver configurada para a corrida, é fim de prova. No mínimo você já perdeu todas as posições e vitais segundos para conquistar alguma posição bacana, e em casos extremos seu carro é totalmente destruído.

Se numa corrida de carros classe B ou A de simuladores de Turismo (como Assetto Corsa ou Project Cars), a velocidade já é algo complicado, imaginem com um monoposto de Fórmula 1.

Alguns de vocês devem pensar:

Mas poxa Rodrigo, é só desligar a opção de Danos de Veículos, além de colocar os carros na opção ‘transparente’, ou seja, não podem sofrer Colisões. Tudo bem, tarefa válida para aqueles que querem utilizar uma forma Arcade de jogo. Agora não espere pessoas que tem o intuito de uma colaboração semi-profissional de manter o Lobby assim.

Em nossa experiência, ficou claro que a Codemasters se preocupou com isso. Se você foi prejudicado por outro piloto (as vezes mesmo que sem querer), continue correndo e no final da prova as punições serão aplicadas. As vezes punições como Drive-Through (Passagem pelo Box) ou Bandeira Preta, são normais na corrida.

No geral, se quiser levar o seu jogo a um nível mais profissional, procure por amigos ou ligas que possam proporcionar “fair play”, treine muito e prepare um bom ajuste para seu carro, a galera ta correndo muito.

Analise Fórmula 1 2016Fórmula 1 2016 é COMPRA CERTA

Sem pensar duas vezes: á vista, no cartão parcelado, digital ou físico, um game que qualquer aficionado por velocidade precisa ter.

Os carros vão de 0 a 300 kmh, assim como a mudança do formato Arcade para a Simulação. É válido lembrar que o jogo foi categoricamente preparado para atingir seus limites, exigindo muito treino e paciência para aprender realmente como se comportar com essa máquina.

Se deixar do jeito mais fácil com todos os ajustes ligados, basta pisar no acelerador (e quase nada no freio) e o carro vai chegar ao seu final tinindo. Seus concorrentes ficarão para trás e você será facilmente campeão do mundial e sua equipe de construtores.

Para aqueles que já preferirem atuar de forma intermediária, atuando com troca de marchas, poucas ajudas e muita técnica de braço poderá sentir bem o peso de se guiar um monoposto. Nós mesmos utilizamos a menor quantidade de ajudas possíveis, câmbio manual e mesmo assim, depois de quase 10 horas detonando o circuito de Melbourne ainda não tinha feito voltas tão rápidas quanto a nossa equipe gostaria.

A simulação total fica por cargo e responsabilidade daqueles que tenham noção do que estão fazendo. Não basta ser um craque no controle do Xbox One (mesmo utilizando o controle Elite), mas da utilização de um voltante (Wheel) para ter acesso as todas as técnicas possíveis: Redução correta de marchas, tangência, frenagem, uso das zebras e recuos, economia de pneus e combustível etc.

F1 2016 já está disponível na Xbox Store por módicos R$249,00.

Analise Fórmula 1 2016

REVER GERAL
Gráficos
Multiplayer
Modo Carreira
Jogabilidade
Aptsen
Publicitário natural de Santo André, possui mais de 12 anos de experiência em agências e produtoras digitais. Ama games e action figures, além é claro de sua esposa e filho! Gamertag: aptsen
analise-formula1-2016Formula 1 2016 é COMPRA CERTA, sem pensar duas vezes: á vista, no cartão parcelado, digital ou físico, um game que qualquer aficionado por velocidade precisa ter.