Análise: Playdead’s INSIDE

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

INSIDE é um jogo de puzzle-plataforma onde um pequeno garotinho é desafiado a explorar um ambiente sombrio e perigoso. A produtora Playdead`s faz mais um excelente trabalho, trazendo de volta o esquema de puzzles e desafios de sobrevivência de seu jogo antecessor, LIMBO (2010). Apesar do trailer do jogo ter aparecido na E# de 2014, o jogo foi lançado para Xbox One no último mês de junho e para Windows 10/PC no dia 7 de julho deste ano.

thegamein

Nosso protagonista é um garotinho de camiseta vermelha que se encontra perdido em um lugar escuro e cheio de perigos. O lugar está cheio de homens com máscaras com o claro objetivo de capturar o garoto. Preferencialmente morto.

Como em LIMBO, a história aqui é obscura, pois não existem diálogos. Portanto, muito da interpretação da história do jogo fica por conta do jogador, mas ao que parece, o menino tem algum tipo de habilidade que interessa muito a seus perseguidores. O lugar está cheio de corpos e porcos mortos, o que nos leva a acreditar que algum tipo de experiência estava sendo realizada. O que aconteceu? Que experiência é esta? Porque esses caras estão perseguindo insistentemente o garotinho? A história por trás de INSIDE é um verdadeiro mistério que só será resolvido se ele conseguir sobreviver aos inúmeros e mortais desafios em sua caminhada.

jogaycontrolsin

É impossível não comparar a jogabilidade de INSIDE com seu antecessor, LIMBO. Os controles são bem simples e respondem muito bem. A física do jogo, assim como em LIMBO, também é bastante realista. Nosso personagem caminha, corre, salta, nada, empurra e puxa objetos, se pendura e até usa uma espécie de submarino para explorar as profundezas do lugar.

A mecânica do jogo, apesar de se parecer muito com a de LIMBO, trás alguns novos elementos que contribuem positivamente para o game. Um exemplo é uma espécie de mecanismo que ele pode utilizar em alguns pontos do jogo, que permite o controle de outros corpos para ajudá-lo a resolver alguns puzzles.

inside-collectible-location-orb-2-3Além disso, como em todo bom game de plataforma, INSIDE também tem muitos colecionáveis espalhados pelas áreas do jogo. Isso faz o jogador se interessar em explorar cada canto dos cenários atrás desses misteriosos itens.

grafysomin

INSIDE tem gráficos 2.5D, usando uma paleta de cores bem específica e, apesar dos gráficos bastante simples, o jogo tem uma ambientação extraordinária e efeitos, como os de luz, partículas, poeira, água e fumaça lindamente trabalhados.

Ao contrário de LIMBO, onde o jogo usava apenas variações de tons em preto, branco e cinza, INSIDE abre mão de outras cores para dar vida a um mundo perigoso e cheio de segredos.

Untitled-1

INSIDE também abusa de efeitos sonoros de qualidade e músicas que conseguem dar ao jogador a sensação de realmente estar vivenciando cada momento da aventura. Isso contribui de forma bastante importante na imersão do jogo.

difedivO game consegue equilibrar de forma muito competente estas duas características, pois consegue dar ao jogador um desafio razoável com alguns ótimos momentos em que é preciso realmente “quebrar a cabeça” para passar por determinadas situações e um nível de diversão realmente muito bom. INSIDE, por causa da dificuldade, com certeza não vai frustrar os jogadores que nunca tiveram a oportunidade de experimentar LIMBO e ainda assim vai propor aos veteranos um desafio à altura.

Screenshot-Original (8)

Apesar de não ser muito grande, INSIDE é um jogo onde o jogador com certeza vai passar algumas boas horas resolvendo puzzles desafiadores, explorando os cantos desse sombrio e misterioso lugar e se deliciando com um momento final absolutamente surpreendente.

veredictin

A Playdead`s trabalhou duro em INSIDE e, assim como em LIMBO, mais uma vez conseguiu de forma extremamente competente, realizar um trabalho de altíssima qualidade proporcionando aos jogadores uma experiência sensacional em um mundo incrível, cheio de perigos, lugares sombrios e um finalzinho de jogo inesquecível. Se eu recomendo? O que vocês estão fazendo aí até agora que não estão curtindo esse jogão?

Screenshot-Original (11)

Perde tempo não. Clica aqui em baixo e ajude nosso amiguinho de camiseta vermelha neste game incrível:

Playdead`s INSIDE

e se você ainda não jogou, aproveita a oportunidade e conheça o famoso LIMBO:

LIMBO

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,400InscritosInscrever

LEIA MAIS

A Playdead`s pegou LIMBO e elevou o nível, fazendo de INSIDE um jogo imperdível.Análise: Playdead's INSIDE