Forza Motorsport 5

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Escolha seu Carro

Sinta-se livre para aprender a pilotar!

Quando o Xbox One foi anúnciado na E3 de 2013, com certeza o que mais me chamou a atenção, foi o anúncio de Forza Motorsport 5. Claro, o console também era parte de algo grande, mas, sem o desenvolvimento de algo concreto e certeiro, nada seria tão feliz quanto um Game desse porte.

A maioria das pessoas gosta de jogos de corrida, porém acabam a tornando muito ARCADE (quem nunca tentou jogar Forza batendo em todos os lugares a lá Need for Speed). No decorrer dos anos, a franquia de Forza ganhou muito poder e evolução com relação aos seus principais concorrentes. Era nítida a necessidade e mais qualidade, mais poder gráfico, maior envolvimento, mas isso só seria possível com grandes mudanças – e chegou! O Xbox One, trouxe um momento de grandes possibilidades entre desenvolvedores, e a Turn 10 conseguiu abraçar a causa com extrema grandeza.

Forza 5 faz você se sentir dentro de um carro, de verdade. Os vincos de couro, os flashes cromados, os reflexos do pára-brisas com a imagem do seu condutor, raios do sol através do vidro, e cada derivação na pista, você realmente sentir o poder de controle do carro. Este é o lugar onde os sonhos são ‘dirigidos’, e Forza Motorsport 5 vende essa idéia a partir da primeira vez que você liga a chave.

Mas a Turn 10 não está só vendendo a oportunidade de você colocar seu ‘traseiro’ em um dos mais de 200 carros do jogo, eles vieram para justificar o preço e o custo de se ter um novo console, de que a empresa está agregando e muito com essa nova geração. E enquanto Forza 5 se torna um grande Showcase para se demonstrar todo o poder do One, o jogo nunca será uma completa evolução automobilística que estamos esperando.

[highlight color=”yellow”]Atenção: Spoilers[/highlight]

Gameplay

[vc_video link=”https://www.youtube.com/watch?v=M1XBslSK1_M”]

O que não quer dizer a principio? Talvez que a Turn 10 não disponibilizou um pacote incrivelmente abrangente, ponto! As corridas depois de um tempo, começam a parecer iguais, e exige criatividade dos jogadores, para transformar o momento de diversão, em momentos únicos. A falta de mudança climática – Chuva, Noite, Entardecer, Anoitecer etc – é um dos fatores que pode e deve ser melhorado em Forza 5. O poder do One e da Engine do Game, permitem facilmente que esse ponto possa existir, para tornar o jogo atraente. Já pensaram em correr as 24horas de Le Mans?

null

Desde o primeiro momento que você inicia o game, Forza já consegue te deixar babando, com a primeira corrida de demonstração utilizando o novíssimo McLaren P1. A corrida é bem simples, rápida, e abre precedente para você querer jogar por horas e horas sem parar.

Após passar pela primeira ambientação do jogo, somos convidados para escolher entre uma série de veículos, que serão nosso primeiro meio de locomoção para avançar na história de Forza. Escolha entre Audi A3, Mazda RS, BMW M1 …………… corra e abra as portas para as próximas fases, e é ai que mora a grande ‘velocidade’ do jogo.

A partir de uma série de suites de personalização e um mercado online que se agita com projetos, Forza 5 é um produto premium nascido com cuidados reais para os motores que apresenta. Como as Ferraris, McLarens e Lamborghinis que você pilota através de alta velocidade, tudo é projetado para superar a concorrência .

Campanha

Ela acontece de uma série de maneiras. Abrangendo um vasto número de disciplinas, épocas e estilos de corrida, o modo de carreira de Forza 5 é sem dúvida a maior que a Turn 10 já entregou. Estende-se a partir de estradas, autódromos, carros esportivos, protótipos, carros de turismo, rally, Bonus Tracks e até mesmo uma série de carros da Indy e Fórmula 1, como o infame Ferrari 312T2 do Niki Lauda e o icônico vermelho e branco McLaren M23 de James Hunt.

null

Toda essa história é inserida em uma carreira embora estruturada de forma quase idêntica aos jogos anteriores ainda consegue excitar. Você ainda vai ganhar afinidade e pontos de jogador à medida que avança , adquirir créditos e passar pelas tabelas de classificação, que agora são integrados em todos os eventos, o mantém no circuito por muito tempo, seja com os seus amigos ou pilotos ao redor do mundo.

A quantidade de carros e a largura da competição irá mantê-lo ocupado por horas. Mas não se empolgue com a quantidade de circuitos. Com pouco mais de uma dezena deles, e muitos dos quais já viu antes, você não estará correndo numa pista que deixará de te oferecer algo. Todas elas foram redesenhadas e particularmente, trazem uma diferença enorme em todos os quesitos. as tangências, pontos de freadas, zebras, ondulações, bumpers, raio do sol, fazem você pensar que está em outra pista com o mesmo traçado. Ahhh a lista de carros também foi cortada consideravelmente, para termos uam idéia em Forza 4 nós recebemos mais de 500 carros, mas em Forza 5 a variedade compensa a garagem menor.

Jogabilidade

O próprio ato de corrida em Forza 5 é uma delícia, e novo feedback do controle do One muda a maneira como se joga com um tradicional controle. Os gatilhos vibram quando e como você freia e acelera, roncando quando você corre ao longo da borda de uma chicane de borracha. Você vai construir um relacionamento real com a pista, que lhe ensina a ser paciente para fazer a melhor volta possível.

Uma das grandes novidades de jogo – o Drivatar (IA) (que está baseado no poder da nuvem e muito elogiado no Forza 5) – é uma releitura impressionante de competição online. Acabaram as pilotagens contra o ‘computador’ onde você quem manda nas ‘trapaças’. Em vez disso, o jogo preenche a pista com a sua lista de amigos e jogadores de todo o mundo, usando dados coletados a partir de seus feitos de corrida para apresentar uma versão computadorizada em constante evolução de seu estilo de condução. Em outras palavras, encontramos um sistema que faz com que tudo seja o mais consciente das atividades dos seus amigos, e o traga para correr com você.

Lembra quando você aumentava o nível de dificuldade de uma corrida e ficava implorando para o carro da frente cometer um pequeno erro qualquer para você poder o ultrapassar? Pois bem, isso agora se tornou realidade. A Inteligência Artificial de seus adversários irá cometer erros iguais nós humanos, derrapando para fora da pita ou batendo em outro carro.

null

Conduzir de perto atrás de outro piloto tournou-se um risco – dado o menor erro no julgamento do Drivatar, você pode acabar dando uma ‘panca’ na parte traseira de um carro. Esta faca de dois gumes, por vezes, torna-se descontroladamente inconsistente. Os adversários eram muitas vezes demasiado cauteloso durante a nossa jogada , retardando a velocidade incompreensíveis em cantos relativamente fáceis. Tornou-se como dirigir em meio ao tráfego . Aumentando a dificuldade ajudou um pouco, mas ainda é uma prova de que Drivatar tem algumas speedbumps para obter passado antes de ele realmente substitui padrão AI .

Online e Multiplayer

Atualmente o jogo conta com os canais de Multijogador, onde você pode correr contra amigos e pessoas ao redor do mundo; Rivais, para você bater o record de tempo de pista dos seus amigos e desafios da Turn 10; Jogo livre, Forza TV e Galeria, para ver vídeos e fotos de outras pessoas, além de um futuro acesso ao Marketplace para microtransações.

Testamos diversas corridas, com diferentes carros, em diferentes pistas com salas de 16 pilotos (que é seu máximo), e tivemos uma experiência bem … frustrada … entre ‘pilotos profissionais’ e ‘domingueiros ou tranca-rua’ temos aqueles que também não possuem a menor noção de uso da experiência da corrida. Pessoas que persistem em frear apenas quando espancam o carro em sua traseira, fazendo com que você perca a corrida ou até várias posições por ter um carro danificado, são comuns no jogo. Não deixando de lado também aqueles que provocam batidas propositais ao dividir uma curva e perder a posição (no braço), e arremessam o seu carro através da grama ou brita.

Correr online em Forza 5 é uma experiência muito gostosa, caso você possa fazer com amigos e conhecidos. Caso contrário não tem a mínima graça.

Tirando esse fato ruim, uma coisa que me prendeu muito ao jogo, foi correr para bater o record da pista, ou ao menos aumentar meu ranking mundial em comparação aos amigos. Você pode desafiar o tempo de alguém, e correr contra seu ‘fantasma” (Ghost) até atingir o objetivo. É uma ótima maneira de saber como amigos estão pilotando, que carros usar e até o que melhorar na sua pilotagem e no seu carro.

Conquistas

Se você é um Viciado em Conquistas Forza oferece boas e rápidas conquistas para desbloqueio. Se você for além disso, um apaixonado por corridas, jogue a carreira toda e tenha acesso a mais de 50% do jogo. O percurso será longo, mas se jogar com prazer, valerá cada segundo.

Considerações Finais

Forza 5 é simulação no seu melhor, mas a Turn 10 não deu todo seu potência de trabalho. Dada as pistas reduzidas, contagem de carros baixas e o presente problema de Drivatars, o jogo às vezes parece que não tem muito a evoluir dos seus antecessores. Porém, é uma conquista maravilhosa . A vontade de perguntar: “Are We There Yet ” foi esmagadora – mas a resposta de Forza 5 é ” quase lá “.

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
34,676SeguidoresSeguir
7,442SeguidoresSeguir
84,300InscritosInscrever

LEIA MAIS