Pega essa Análise! Assetto Corsa Competizione

Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

O famoso jogo do PC, desembarca mais uma vez nos consoles!

Quando os italianos da Kunos Simulazioni lançaram o Assetto Corsa para PC em 2014, eles não só atraíram uma comunidade saudável de pilotos, mas também criaram um nicho muito disputado no mundo do automobilismo virtual. Assetto Corsa Competizione

Embora não apresentasse os níveis dos jogos de maior orçamento do mercado, a física presente recebeu elogios de veteranos e até de pilotos do mundo real. Em 2019, a Kunos refinou sua mecânica de simulação e lançou o Assetto Corsa Competizione para PC, e agora em 2020, os jogadores de console finalmente assumem o volante do que parece ser o simulador de corrida mais realista já trazido ao Xbox One.

Para quem ainda não conhece, Assetto Corsa Competizione é pura simulação, e atuar nos consoles pode ser uma tarefa nem tanto prazerosa. Isto quer dizer que as incidências na condução e em alta velocidade, através de modelos de automóveis particularmente avançados, aptos para correr em circuitos, encontram-se em uma aproximação à física e sensação muito próximos da realidade, e utilizar um controle pode se tornar uma árdua tarefa para pessoas que querem ter uma diversão básica.

Quando você está pilotando um jogo de simulação de corrida, existem duas coisas que o ele deve trazer: um modo de física ultra realista e sua pilotagem. Se eu pontuasse o ACC apenas nesses dois pontos, poderia afirmar que ele é perfeito. Logo de cara eu pude sentir uma diferença absurda na maneira como o Lamborghini Huracán se comportou como parte de introdução no modo carreira, e mais do que isso, colocar um Jaguar ou um Porsche GT3 para uma volta em Zolder foi um prazer absoluto.

E falando em física, Assetto Corsa Competizione fornece um grau e clareza de feedback que é simplesmente incomparável de qualquer outro jogo que tenha no console. Todos nós sabemos que o automobilismo é sobre precisão, sutileza e dirigir aquela linha tênue à beira do controle, e nenhum outro jogo de corrida demonstra isso tão vividamente.

Em vez da confusão de circuitos e carros do Assetto Corsa original, a Kunos optou por uma abordagem muito mais focada em Assetto Corsa Competizione. O jogo simula apenas a série de corridas GT3 promovida pela SRO do GT World Challenge. Todos os carros e circuitos das temporadas de 2018 e 2019 estão presentes, com vários modelos de carros GT3 do Bentley Continental, Ferrari 488, Honda NSX e muito mais para correr em pistas como Silverstone, Spa-Francorchamps, Misano e Zandvoort.

Dirigir nas primeiras voltas do jogo te ajuda a desenvolver um senso para entender os níveis de aderência dos pneus. O feedback é bem preciso, exige rápida manobra, mas se você for suave e gradual, muitas vezes poderá se apoiar mais nos pneus do que pensaria.

Se você deseja investir tempo nisso, Assetto Corsa Competizione realmente o tornará um piloto melhor – e não apenas em termos de tempo de volta. Há uma forte ênfase em dirigir consistentemente no jogo. Você é constantemente instruído a “seguir seu ritmo” e é recompensado ativamente por ser tranquilo e disciplinado.

Assetto Corsa Competizione

O jogo mantém uma avaliação contínua tanto da sua pilotagem como da sua classificação usando um sistema numerado em áreas como controle de carro, competência em pista, consistência e segurança. Quanto mais você dirige, mais áreas de classificação você desbloqueia. Tudo isso resulta em uma classificação geral do piloto, idêntica ao mesmo sistema que a FIA usa para corredores de GT do mundo real. Você começa como um piloto da categoria Bronze, mas com disciplina e velocidade, você pode finalmente ganhar o status Platinum.

Isso significa que você tem que dirigir como se fosse um carro real, com consequências reais para cometer erros e sempre que assumir o volante. Essa abordagem sem desculpas ao realismo é o que diferencia esse jogo dos outros e significa que, quanto mais esforçado é, mais você avança. Até errar parece muito mais realista. Há uma violência contra colisões, saltando sobre as zebras ou passando pela grama, parece muito mais com você dirigindo um carro de corrida frágil do que na maioria dos outros jogos.

Modos de Jogo Assetto Corsa Competizione

Você pode definir um fim de semana de corrida totalmente personalizado, de um sprint curto de 20 a uma resistência total de 24 horas, participar de sessões de teste de treinos livres, dirigir-se a desafios de “hot stint” para treinar consistência e muito mais. Você pode escolher um carro licenciado para competir nas temporadas do GT World Challenge de 2018 ou 2019, ou pode dirigir sozinho no modo carreira.

O modo de carreira adota uma abordagem interessante para avaliar suas habilidades em uma série de testes antes de colocá-lo no campeonato com o nível de IA definido nos seus resultados. Parece uma boa maneira de aclimatar você para o modo, mas nem sempre funciona na prática. Depois de dominar as duas primeiras corridas da pole por uma margem ridícula, não havia como alterar a dificuldade da IA ​​nos finais de semana da corrida subsequentes. É bom que exista um modo de carreira no jogo, mas não se surpreenda se você passar a maior parte do tempo organizando seus próprios eventos de corrida individuais.

Assetto Corsa Competizione

O comportamento dos adversários tende a ser agressivo, especialmente se incrementarmos o grau de dificuldade. Aqueles pilotos virtuais não falham uma curva, não cedem na trajetória e alcançam tempos por volta que requerem o nosso melhor. Evitar derrapagens e saídas largas torna-se fundamental. Assim cada volta precisa ser feita com maior perfeição e isso requer concentração e um bom trabalho de mãos.

O desafio tende a ser maior à medida que pulamos para carros mais exigentes e difíceis de dominar. Por norma, são boas as sensações dos carros configurados para pista, enquanto que as máquinas de estrada, com suspensões mais flexíveis, tendem a escapar um pouco em curva e a deslizar, através de comportamentos que não deixam de ser previsíveis.

O modo multi jogador é o lugar em que muitos jogadores investirão no Assetto Corsa Competizione e Kunos adotará uma abordagem ousada e inexplicada para competir online. Você está proibido de competir online sem primeiro obter uma classificação mínima de segurança offline. Parece duro, mas mostra o quão seriamente a Kunos espera que os jogadores participem das corridas virtuais.

Quando se trata de apresentação, além do desempenho, Assetto Corsa Competizione carece do polimento de outros títulos de corrida. O HUD na tela não é tão nítido ou atraente como em Project Cars, mas existe um claro esforço em trazer o máximo possível para ajudar o piloto durante suas batalhas.

Assetto Corsa Competizione

Além de pressões e temperaturas dos pneus, cronômetros, informações sobre sessões e controle de corrida, monitores de bordo dos próprios carros, existem muitas informações sob sua demanda. Talvez o guia mais valioso seja o radar que fica no meio da tela e dá uma idéia exata de quão perto você está de seus rivais.

Sem opções de VR ou tela múltipla para os jogadores de console, isso se torna uma ferramenta valiosa para manter essa segurança e seria bom ver outros jogos de corrida adotá-la também. Como porta de um jogo para PC, o sistema de menus não é otimizado para navegar com um controle. Não é inutilizável, mas pode ser fácil se perder tentando encontrar a opção correta.

Embora os modelos de carros e pistas sejam definitivamente bonitos e pareçam ótimos em replays, há uma falta geral de estilo no jogo em comparação com outros títulos, especialmente quando se trata de apresentações pré-corrida e pódio – embora, é claro, não é exatamente isso que o Assetto Corsa Competizione esteja buscando.

Se falamos bastante da parte positiva do jogo, achamos juntos também tocar nos pontos ‘não tão positivos’. É importante ressaltar que é preciso ter cautela com relação a algumas coisas referentes a versão para Consoles. No Xbox, Assetto Corsa Competizione aparenta ter problemas de desempenho que, nas piores instâncias, podem afetar significativamente sua capacidade de jogar o jogo. Quem acompanhou o jogo no PC sabe que a riqueza de detalhes é sua marca registrada para aqueles que querem ter a experiência de simulação de alto nível.

Assetto Corsa: Competizione

No pior exemplo, numa tentativa de executar a famosa 24 horas de SPA na Bélgica, ao longo de uma hora de corrida o jogo teve que ser abandonado, pois a taxa de quadros caiu para níveis simplesmente não jogáveis.

A Kunos confirmou que está trabalhando nos patches do jogo para melhorar seu desempenho nos consoles, então a situação deve melhorar progressivamente. Se você está pensando em comprar o jogo durante esse período de lançamento, é importante que esteja ciente dessas possíveis armadilhas e decida o que é certo para você.

Na configuração mais próxima da realidade, Assetto Corsa Competizione torna-se num jogo insano e difícil de domar, algo que só pode ser acompanhado através de um volante. No sentido oposto e assistido a condução fácil, e a inteligência artificial dos adversários fica sem nenhuma graça.

Por fim, o Assetto Corsa Competizione faz seu trabalho como prova de conceito para sim racers nos consoles razoavelmente bem – mesmo que às vezes pareça um jogo com as especificações mínimas recomendadas. Com um pacote DLC a caminho expandindo a lista de circuitos para Mount Panorama, Laguna Seca, Suzuka e Kyalami, e patches inevitáveis ​​para ajudar a melhorar o desempenho do jogo.

Assetto Corsa Competizione

Apesar de algumas peculiaridades técnicas, o Assetto Corsa Competizione mostra que a simulação ‘hardcore’ é possível nos consoles e, esperançosamente, mostrará que o público também está presente. Esperamos sinceramente que não seja a última vez que a Kunos opte por portar um de seus jogos para algumas das plataformas mais populares dos jogos.

Conclusão Assetto Corsa Competizione

Voltando à analogia de abertura, quando tudo se alinha no ACC, as corridas são emocionantes, técnicas e uma emoção absoluta. Conseguir acertar a pilotagem do início ao fim, subir ao pódio ou, melhor ainda, ganhar, é um prazer sem igual. No entanto, a grande quantidade de problemas relatados, falta de recursos ausentes, como poder ajustar seu campo de visão e a falta geral de sensibilidade, a menos que você esteja disposto a dedicar um tempo para configurar o seu controle e/ou volante, é uma decepção vinda de um empresa que se orgulha de sua replicação exata das corridas.

Há espaço para melhorias aqui e só podemos esperar que a Kunos Simulazioni traga as atualizações que o ACC merece, pois o que está por baixo poderia, com apenas alguns ajustes, ser legitimamente o melhor simulador disponível no console.

Compre o jogo por R$ 102,45 direto da Microsoft Store clicando aqui.

Você pode nos seguir no YouTube, Twitter, Instagram ou Facebook para ficar por dentro das novidades mais recentes da família Xbox. Se quiser, pode ver outras análises feitas pelo nosso time clicando aqui.
REVER GERAL
Nota do Autor
8.5
Leozera
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
pega-essa-analise-assetto-corsa-competizioneApesar de algumas peculiaridades técnicas, o Assetto Corsa Competizione mostra que a simulação 'hardcore' é possível nos consoles e, esperançosamente, mostrará que o público também está presente. Esperamos sinceramente que não seja a última vez que a Kunos opte por portar um de seus jogos para algumas das plataformas mais populares dos jogos.