Dois anos atrás soubemos que a Microsoft estava trabalhando em uma versão “dedicada” do Xbox Cloud Gaming. O CFO da Microsoft Gaming, Tim Stuart, sugeriu, que poderia existir uma versão gratuita do Xbox Cloud Gaming em troca de anúncios. Agora, a Microsoft sugere tornar o Xbox Cloud Gaming “mais acessível” finalmente.
No episódio 99 do PodcastGAMER, mergulhamos fundo nesse tema. Quer entender os bastidores dessa narrativa distorcida e ouvir nossas opiniões? Confira o episódio completo: https://creators.spotify.com/pod/profile/opodcastgamer
O Xbox Cloud Gaming já é uma peça-chave no quebra-cabeça da Microsoft, permitindo que jogadores acessem títulos incríveis em qualquer dispositivo – de smartphones a Smart TVs – sem precisar de um console poderoso. Na entrevista recente, Jason Beaumont destacou como o serviço está em plena ascensão, servindo como uma ponte para alcançar milhões de jogadores que de outra forma não teriam acesso aos jogos da Microsoft.
Ele enfatizou que o Cloud Gaming ajuda a empresa a “encontrar, oferecer e levar seus títulos a mais pessoas”, ampliando o alcance global do Xbox. Por outro lado, Jason Ronald reforçou o papel do Game Pass como um ecossistema completo, apontando que muitos assinantes do Game Pass Ultimate usam o Cloud como plano secundário ou até como única fonte de jogo, graças à flexibilidade de não depender de hardware específico. Essa sinergia entre o Game Pass e o Cloud Gaming já é um sucesso, mas a menção a um plano dedicado sugere que a Microsoft está considerando separar o serviço para atender a um público específico.
Essa ideia não é nova. Há dois anos, em 2023, Tim Stuart, CFO da Microsoft Gaming, ventilou a possibilidade de uma versão gratuita do Xbox Cloud Gaming suportada por anúncios, um modelo que poderia atrair jogadores casuais. Agora, com Beaumont e Ronald discutindo maneiras de tornar o Cloud Gaming “mais acessível”, parece que a Microsoft está refinando essa visão. A integração com a parceria da AMD, que melhora o desempenho do streaming, e o sucesso do Play Anywhere (jogando em PC e console com uma compra) reforçam que a empresa quer democratizar o acesso. Será que veremos um plano standalone do Xbox Cloud Gaming, talvez integrado ou separado do Game Pass Ultimate? As pistas estão no ar, e os fãs estão ansiosos por uma confirmação oficial.
Um plano dedicado ao Xbox Cloud Gaming traria vantagens incríveis tanto para os jogadores quanto para a Microsoft. Primeiro, ele ofereceria flexibilidade total: os assinantes poderiam jogar seus títulos favoritos – como Starfield ou Forza Horizon 5 – em qualquer dispositivo com uma conexão decente, sem a necessidade de investir em um console ou PC de alta performance. Isso seria um divisor de águas para gamers casuais ou em regiões onde hardware caro é difícil de encontrar.
Segundo, um modelo com anúncios, como sugerido por Stuart, poderia reduzir custos, tornando o serviço mais acessível e atraindo um público ainda maior. Por fim, para a Microsoft, isso significa expandir o alcance do Game Pass Ultimate, que já tem mais de 40 milhões de assinantes (estimativa de 2025), e coletar dados valiosos sobre preferências de streaming, refinando ainda mais a experiência. Um plano dedicado poderia até incluir perks exclusivos, como acesso antecipado a demos na nuvem, criando um incentivo único que diferencia o Xbox no mercado competitivo contra PlayStation e Nintendo.
A possibilidade de uma assinatura dedicada ao Xbox Cloud Gaming está aquecendo os corações dos fãs, e as declarações de Beaumont, Ronald e Stuart apontam para um futuro promissor.
Comparado ao PS Plus, que foca em pacotes de jogos, ou ao Nintendo Switch Online, centrado em clássicos, o Cloud Gaming poderia ser o trunfo da Microsoft para dominar o streaming. Será que veremos isso acontecer até o final de 2025? Fique ligado, porque as nuvens do Xbox estão prestes a chover novidades! Deixe sua opinião nos comentários e nos siga nas redes para mais updates.