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Grounded 2: A Nova Aventura que vai te Conquistar por Inteiro

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Eu nem sei como começar esse artigo exatamente, são tantos pontos e tantas coisas para analisarmos e foi uma oportunidade tão incrível jogar Grounded 2 em antecipação, que eu fico sem palavras… E antes de mais nada, não se preocupem, eu gravei todas as minhas reações jogando o jogo!! Confira o meu canal, acessando o link.

E bom, começando do básico. Grounded 2 chega hoje, dia 29 de julho de 2025, para Xbox Series X|S e PC, o jogo também está disponível no Game Pass Ultimate, PC Game Pass e na Nuvem com o Game Pass Ultimate. O horário liberado para todos será às 14h, e inclusive eu estarei ao vivo neste mesmo horário, junto de vocês conhecendo o coop e jogando todos juntos do começo! Mas sim, eu já zerei todo o conteúdo antes e estou jogando o mesmo desde o dia 15 de julho. E assim, são MUITAS coisas para se falar em um único artigo, então se prepara e eu espero que consiga abordar tudo aqui, mas não se preocupe que nos próximos dias sairão muitos e muitos vídeos completos aqui no canal, como sempre.

E vocês já devem ter visto a roupa nova do canal, toda inspirada nessa nova saga é claro… É um mundo novo cheio de emoções insanas pela frente… E um dos primeiros conteúdos que eu já prometo para vocês é uma série completa da minha reação e primeira vez jogando o jogo, além de lives todos os dias a partir das 18h e é claro vídeos como localização ideal para se fazer base, localizações de molares, etc… E claro, o que não pode faltar: Capitão Aqui!!

Tempo de Jogo e Primeiras Impressões

E vamos começar falando sobre o tempo de jogo. Grounded 2 se trata de um Game Preview Early Access e infelizmente o conteúdo já não chega completo, mas lembra que eu comentei com vocês aqui no canal já várias vezes sobre o tanto que este modelo de game EVOLUIU? Pois é, o Grounded 2 é uma demonstração perfeita disso. Essa versão conta com o Ato 1 da história completo, com muitas reviravoltas, revelações, mistérios e até uma boss fight insana, que leva cerca de 25 horas para ser completada, para quem já entende de Grounded! Para quem é novo na jogada, se prepare, pois esse tempo pode ser estendido para 30 horas ou mais com certeza! Para quem for assistir a minha série jogando pela primeira vez, vai notar que em torno de 30 horas eu já tinha terminado a história, mas que tinham sobrado muitas outras coisas para fazer e se preparar para as próximas atualizações.

E falando sobre atualizações, é uma pena que o jogo não chegue já com a tradução em português do Brasil, mas eu falei sobre isso na entrevista exclusiva que tive o prazer de fazer com a Obsidian, e lá, eles prometeram que a tradução chegará em no máximo 2 meses! E aliás, essa atualização trará muitos conteúdos insanos, afinal todas as atualizações de Grounded 2 serão muito maiores, como prometido pelo estúdio.

Uma coisa que ainda não chega também são as conquistas (achievements). As conquistas ficarão para um futuro mais distante, mas não se preocupe, pois TODO o seu progresso será carregado para todas essas futuras atualizações. E uma versão para o PS5 e Nintendo só é pensada para o futuro também, pois a Sony e Nintendo dificilmente aceitam jogos Game Preview em suas plataformas… Mas é algo que dependendo do sucesso do jogo e dos pedidos das pessoas, pode até acontecer mais cedo, eu não duvido disso. Mas a previsão é que o jogo só chegue nessas plataformas com a versão 1.0, trazendo a história completa, no futuro.

Experiência Visual e Sonora

A experiência visual e sonora de Grounded 2 está impecável, toda minha campanha foi jogada no Xbox Series S e eu fiquei muito feliz com o desempenho! Tenho alguns problemas a relatar mais ao final do artigo, mas já é um excelente e sólido começo, principalmente se tratando de uma prévia!

E bom, a minha placa de captura não captura com perfeição o que eu estou vendo na tela, é normal ter algumas quedas de performance por não ser a captura nativa. Mas acho que mesmo assim já deu para vocês observarem a beleza suprema e o áudio insano do jogo… Olhando para a sua tela, sem passar por placas de captura e sem passar pela compressão do YouTube, eu garanto pra vocês que a experiência será absurda!!

A variedade de criaturas, armas, armaduras, construções e mecânicas está inacreditável, parece um jogo completo e é literalmente só o começo… Mas, muitas coisas do primeiro jogo não retornam, principalmente armas e armaduras. Temos alguns equipamentos aqui que fazem uma espécie de referência a equipamentos do Grounded 1, mas acredito que esses equipamentos icônicos do 1 ainda podem voltar via atualizações.

As construções estão MUITO idênticas ao título original, com umas novidades muito lindas. Infelizmente construções de cogumelo e de cimento ainda não chegaram, mas certamente virão na progressão com updates.

Progressão e História

E falando da progressão, a Obsidian conseguiu implementar um sistema de coleta de “Disquetes” muito parecido com o sistema de Chips do Burg.L do primeiro título, algo que eu amei e funciona muito bem. Além de que, toda a história contada e apresentada desde os primeiros minutos do jogo é muito mais bem explicada e evoluída, se comparada ao primeiro Grounded… e olha que eu sou apaixonado por aquela história. Mas sério, a Obsidian elevou o nível absurdamente…

Eu nem ouso mostrar para vocês a cutscene inicial que já é extremamente bombástica e cheia de revelações absurdas… o jogo já começa com um soco de direita, mostrando todo o potencial absurdo dessa história e o nível de investimento que a Obsidian, em conjunto com a Ideos Montreal e Xbox, fizeram para esta franquia!

O começo agora tem um tutorial mais bem apropriado que o primeiro jogo, e não se preocupe você que é veterano, vai gostar disso aqui também, pois é muito bem feito. E os adolescentes principais da história perdem parte da memória do que aprenderam, como uma das consequências do processo de encolhimento, então tudo se encaixa bem e faz muito sentido na história. Afinal, aqui estamos no parque de Brook Hollow, dois anos após os incidentes do primeiro título. Então tudo tem que estar bem amarrado para a narrativa funcionar, e a Obsidian parece fazer isso tudo com muita maestria, como era esperado…

Omni Tool e Novidades

Inclusive, uma das coisas que justifica uma nova versão e apresenta uma evolução insana na fórmula do jogo, é a Omni Tool. Uma ferramenta que você terá acesso em momentos iniciais do jogo e que funciona como Machado, Martelo, Pá e Ferramenta de Reparo, tudo em um! E sem ocupar espaço na mochila, pois é só chegar perto do recurso e segurar o botão de interação, que no controle é o “X”. E não se preocupe, pois essa mecânica é muito bem explicada e deliciosa na progressão. Inclusive você precisa evoluir ela com recursos naturais e partes de criaturas para alcançar novos Tiers!! E um detalhe muito importante é que na tela de Upgrade de Omni Tool já é possível ver os Tiers IV e V… do jeitinho que eu sonhava para o jogo! E sim, o Tier III não é mais algo tão forte como no primeiro jogo, ele é alcançado no Endgame desta prévia, imagina só como serão os próximos bichos e os respectivos Tiers deles com as atualizações!!

Inclusive a Aranha Lobo agora é Tier III e teve upgrades visuais e de combate, para se adequar a esta nova progressão. Assim como outras criaturas, recursos e equipamentos tiveram rebalanceamento e adições para esta nova progressão! E voltando nos equipamentos tecnológicos, a Ominent agora é como uma “boa empresa” (entre aspas e bota aspas aí…). Mas a Sloane Beaumont (nova diretora da Ominent) veio para meio que limpar a barra e fazer da empresa algo bom e fazer um projeto de mundo encolhido no parque. Então sim, por isso veremos muitas tecnologias novas, funcionários, alguns mortos (rsrs) com explicações chocantes na história e um quinto elemento muito importante… e coisas muito evoluídas e delicinhas de se usar, como por exemplo o “Inspetor de Recursos” instalado na sua luva, chamada de SCAB.2K, e que pode fazer varreduras diretamente do seu menu de mapa… simplesmente sensacional e com mecânicas viciantes.

Criaturas e Exploração

Você com certeza tomará muitos sustos com os escorpiões que são sorrateiros e espertos! As baratas são nojentas, fortes e rápidas! O Louva-a-Deus é insano e muito divertido de se enfrentar e spoiler alert… libera uma ESPADA INSANA!! A Aranha Lobo teve um upgrade insano e está muito mais desafiadora e recompensadora. E lembrando que você pode ativar o modo aracnofobia no jogo caso necessite!

E uma das partes que eu mais AMO no Grounded é o seu mapa e sua exploração. Mas por mais que isso seja muito bem feito no Grounded 1, ficava um gostinho de tipo “Isso aqui pode ser ainda mais insano e maior” e sim… a Obsidian conseguiu fazer isso, e a exploração do mapa do parque da cidade de Brook Hollow é simplesmente insana e viciante, vale a pena você olhar cada canto e explorar TUDO, pois tudo é muito recompensador, novo, gigante e divertido… além de que, a complexidade e recompensa subiu muito, tem cavernas que são literalmente Dungeons e eu vou ter que me matar para fazer vídeo detalhando os caminhos!!!

Biomas

E o que mais deixa tudo isso muito mágico, são os BIOMAS… e não, não é só o carrinho de sorvete tombado que vem, tem MUITO mais além disso. Tem regiões tóxicas com perigo constante, tem região de fogo com brasas e recompensas insanas, tem região do lixo com gás tóxico constante, tem regiões de sebe com bagas e cerejas… tem regiões com muitas flores, tem a mesa do piquenique que é quase um segundo mapa de tão grande, regiões de tubos de esgoto, outros cantinhos especiais e claro, ele, o carrinho de sorvete tombado que é a coisa mais incrível em termos de bioma que a Obsidian já fez!! É uma delícia explorar o bioma do gelo, é quase um outro jogo de tão grande, tem muita recompensa absurda lá dentro e passos fundamentais na progressão. E agora, o CHOCOLATE é usado como se fosse a couve de músculos para batidas, aumentando a sua cura, então farme bastante chocolate!! Só tome cuidado para não se congelar…

Mecânicas e Montarias

E bom, para você enfrentar tudo isso, a Obsidian fez algumas mudanças e aperfeiçoamentos nos comandos, deixando a experiência com uma cara mais de jogo “AAA”, principalmente para quem joga no controle. O uso de bolsos rápidos e acesso rápido a slots de mutações estão mais limitados que o primeiro jogo, mas por uma boa razão: Novas mecânicas de gameplay, como o uso da dash (esquiva) que é fundamental, divertido e roubado tá!! Usem e abusem da esquiva…

Eu fiquei com uma sensação de que a Obsidian quer que nós não precisemos mais ficar levando várias e várias armas na mochila, pois o balanceamento das criaturas, suas fraquezas e os tipos de armas do jogo estão mais adaptados para o seu estilo de jogo, seja você um guerreiro, um mago, um arqueiro, ou um ladino por exemplo… e inclusive, as armaduras agora dão bônus específicos para cada uma dessas classes! Então, acho que praticamente acabou a era de ficar levando uma arma de cada elemento na mochila por exemplo, acho que isso está mudando e já é perceptível aqui. Não só pela falta (entre aspas) dos bolsos adicionais, mas também pelo balanceamento geral, como mencionei. No geral, acho que eles estão entregando uma experiência mais robusta, pelo menos é o que senti, mesmo eu amando MUITO as mecânicas de Grounded 1.

E eu cheguei até aqui sem falar das montarias, meu Deus, é muita coisa pra falar rsrs… Mas de fundo vocês já viram vários trechos de gameplay com elas e o que eu tenho pra dizer é que, as montarias já chegaram MUITO bem implementadas!!! Com as mecânicas muito completas e eu não tive nenhum bug com elas, do tipo elas sumirem ou se enfiarem na terra algo assim… A mecânica de montaria já chegou beirando a perfeição e você pode nomear cada uma delas, guardar e retirar do ninho quando quiser, pular de um local super alto e assoviar chamando ela lá embaixo, com ela chegando rapidamente… Pode pular em locais mais altos, principalmente com a aranha tecedeira!! Pode usar muito em combate para te ajudar, e o melhor de tudo, muito bem balanceadas e implementadas na progressão… eu mal posso esperar para as próximas montarias!!

E uma coisa muito legal é que as montarias são explicadas também na história no jogo, e logo no começo você vai começar a ver coisas relacionadas ao estudo delas, por parte da Ominent! E você pode trocar para a montaria que quiser usar quando quiser, através dos ninhos onde você guardará cada montaria sua. E sim, você vai precisar roubar os ovos de montarias e sair correndo com a recompensa nas mãos para conquistá-las, e a montaria de aranha é obtida mais no final da progressão nessa prévia!

Coletáveis e Customização

Os molares estão bem gostosinhos de pegar e por enquanto é o único coletável para se encontrar no mundo além, de arquivos e dados é claro. Mas os Scabs espalhados pelo mapa não retornaram e acredito que algo parecido com aquela mecânica pode voltar no futuro. Mas sobre as cores de interface, cada personagem tem a sua cor de acordo com a cor de sua luva única também! E por falar nisso, é possível você customizar a sua luva e a sua Omni Tool em um determinado momento do jogo, deixando a experiência ainda mais incrível!! Isso sem contar as skins de fundador que vão chegar ao jogo também, com a edição Founders de $10 mais cara que lança hoje!

E sim, um elemento misterioso e muito importante está envolvido nessa história, e obviamente eu não vou dar spoiler nenhum sobre esse assunto, mas já adianto para vocês que a mente de vocês vai explodir, e muito!!

A torreta de bolota foi MUITO buffada e ficou muito útil na defesa de um Mix.R muito importante da história, assim como as armadilhas de espinhos também! As paredes e telhados novos são muito bonitos e bem resistentes! Alguns equipamentos ÚNICOS são encontrados pelo mundo e só podem ser obtidos uma única vez, e possuem características insanas!

Atualizações Futuras

Novos locais que receberão atualizações futuras são possíveis de serem vistos e delimitados por uma faixa de “sob construção”, referência direta ao período de prévia do Grounded 1. Porém são locais com uma dimensão muito maior e um que me chama muito a atenção é este da região de água, que já dá para ver uma fonte e será uma região de água corrente com muito movimento e barulho de água!! Em breve vídeo sobre essas regiões aqui no canal!!

Os cajados estão insanos e o Cajado Picante tem tiro teleguiado, e certamente será uma das primeiras builds que trarei no canal!! Eu senti falta da Aranha Mãe da Sebe, infelizmente ela não está aqui e aquela cadeira de balanço da Brood que apareceu no teaser da Obsidian foi um bait…, Mas certamente ela chega no futuro…

E falando em chegar no futuro, tem uma criatura que chegará muito muito muito em breve e o hype para esse bicho vai ser INSANO… Estamos falando da TARÂNTULA AXL!!! Não, ela não está nesta versão de Grounded 2, mas já é possível encontrar o terrário dela no parque, com vários vestígios dela… E eu ficaria bem atento aqui no canal, pois o Marcus Morgan já deixou bem claro na entrevista exclusiva aqui do canal, que algo grande do tamanho de uma mão chegará muito em breve e talvez seja antes mesmo daqueles 2 meses prometidos para a primeira atualização grande!! Ou seja, o hype é real demais…

E para quem curte uma boa Boss Fight assim como eu, não se preocupem, vai por mim hehehe muito os aguarda neste parque!!! E eu achei genial essa ideia de guardar o chefão para uma atualização próxima, porque ia ser UM PORRE ver o pessoal da gringa, como meu amigo Jade, soltando vídeo no PRIMEIRO DIA de como matar a aranha tarântula, jogando no criativo KKKKKK eu ia zoar ele demais se ele fizesse isso e uffa… que bom que não vai rolar!

Bugs e Problemas Técnicos

Eu tive alguns bugs no jogo:

– Bug 1: As regiões de água no Series S estão demorando para serem texturizadas.
– Bug 2: Algumas regiões específicas estão com as texturas atrasadas como a água.
– Bug 3: A região do gelo pode acontecer de ficar com o FPS bem ruim e o único jeito que resolvi foi saindo e entrando do save.
– Bug 4: Às vezes se você morrer muito longe do alpendre e spawnar nele, você fica congelado por alguns momentos sem poder se mexer, enquanto a textura do mundo carrega.
– Bug 5: Meu jogo crashou três vezes e todas as três vezes foi ao mexer super rapidamente nos menus, ou seja, tomem cuidado ao mexer muito rápido nos menus, dedos ligeiros de controle como eu kkkkk.

E honestamente foi apenas isso, considero muito pouco para uma experiência de prévia e que tenha todos estes conteúdos já no lançamento. No geral surpreendente, mas é claro que vai variar de jogador para jogador e também com as atualizações, que eu espero que não buguem o jogo, mas em Obsidian, eu confio!! Mas BUGS gerais podem acontecer, como esse aqui mostrado no showcase do Xbox e que aconteceu comigo.

E sobre o COOP, infelizmente eu ainda não pude ter essa experiência é claro. Mas o mais breve possível estarei trazendo conteúdos em coop e tirando dúvidas como por exemplo: Ao entrar em um save, a sua Omni Tool já estará upada? Bem, isso vamos descobrir juntos!

Eu senti falta de mais elementos de fraqueza além dos que já conhecemos nesta versão. Ou seja, é mais uma daquelas coisas que certamente vai ser melhor explorada no futuro com atualizações. Senti falta também da Brood Mother Aranha Mãe da Sebe, mas a julgar por aquela cadeirinha de balanço que apareceu no trailer da chocadeira, ela certamente vai voltar em algum momento! E também algo que senti falta foi o retorno de armas e armaduras icônicas do Grounded, mas que é algo que claramente eles vão explorar com atualizações também… eu tenho certeza que aqueles equipamentos icônicos vão ter algum tipo de retorno e os novos equipamentos são MUITO satisfatórios.

E eu sei que você pode ter chegado no final desse artigo e pensado “Hmmm parece bom demais pra ser verdade!” Pois teste!! Assina um mês de Game Pass e seja feliz, é uma excelente forma de você descobrir com os próprios olhos!! E ainda não é um momento para darmos NOTA para o jogo, pois o jogo ainda não está finalizado!! Mas é impressionante como uma prévia de Grounded 2 consegue ser mil vezes melhor que muitos jogos do mercado, e eu digo jogos completos… simplesmente brutal!!

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