Se você ainda não conhece Mullet MadJack, essa é a hora. Estamos falando de um jogo de ação e aventura em primeira pessoa extremamente rápido, projetado para um único jogador. Ele busca inspiração nos clássicos animes Badass Old-School dos anos 80 e 90, trazendo uma estética retrô e uma jogabilidade envolvente que transporta os jogadores de volta à era da nostalgia.
O título que foi lançado em 2024 na Steam, recebeu grande repercussão, e ganhou forças para chegar aos consoles no dia 13 de março deste ano. Além da proposta criativa, o jogo é altamente viciante, prendendo você por horas e horas na frente da telinha.
Não é por menos, o título já recebeu diversos prêmios, mais recentemente o de “Melhor Jogo na Gamescom“, evento realizado no Anhembi em São Paulo entre abril e maio deste ano. Pra celebrar esta conquista incrível, nossa equipe conversou com os desenvolvedores por trás de um dos jogos mais cativantes e de maior sucesso do momento.
Mullet MadJack foi desenvolvido pelo estúdio HAMMER95, que é composto por apenas três – porém incríveis – desenvolvedores. Alessandro Martinello – criador de Toren, Leonardo Zimbres – criador de Dog Duty e Fidaputi Samurai e Thiago Wienzenmann. Todos os três desenvolvedores, colocaram alma e coração para trazer esse título a realidade.

– Como surgiu a ideia do jogo?
Nós sempre quisemos fazer um fps boomer shooter com visuais de anime anos 80, então veio a pandemia, e tivemos tempo pra refletir e decidir que estávamos prontos para trabalhar no título.
– Vocês se inspiraram em algum título para desenvolver Mullet MadJack?
A gente inicialmente se inspirou em Doom, um jogo que nunca perdeu o brilho, e em mods que aumentavam sua velocidade, como o famoso mod brutal. Mais tarde a gente conheceu um game chamado Post Void que contava com uma mecânica de contagem de tempo que combinava perfeitamente com nossa visão de arcade. Conhecemos os desenvolvedores que nos ajudaram dando dicas e hoje vendemos nossos num pacote.
– Qual a maior dificuldade que vocês encontraram no desenvolvimento?
Foi um desenvolvimento sem grandes dificuldades. O time já tinha as habilidades necessárias para levar este projeto. Mais pro final, foi sofrido otimizar as gigantescas texturas 2D do jogo!
– Como foi criar Mad Jack, personagem principal do jogo?
Durante a pandemia eu foquei em tentar antes de tudo criar o protagonista mais legal possível e o carro mais legal possível. Como eu estava homenageando uma época específica da animação japonesa (1985 – 1995), pensei no corte de cabelo que mais definiu esta época e veio o mullet. E o mullet está voltando com tudo.
– Qual o recurso do jogo que mais chama a atenção da equipe?
A velocidade arcade que conseguimos alcançar e deixar acessível pro grande público. As pessoas realmente se acostumam com o ritmo alucinante.
– Vocês chegaram a pensar em incluir modo Coop?
Não gostamos muito de componentes multiplayer, achamos que o que falta no mercado são experiências single player que sejam diferentes dos jogos milionários.
– Existem planos para DLCs?
Adicionamos conteúdo extra no jogo de forma constante após o lançamento e de forma gratuita, já adicionamos coisas suficientes que daria pra chamar de DLC.
– Vocês já estão pensando em outros jogos ou até mesmo em uma sequência?
Estamos ocupados dando suporte ao jogo, colocando coisas que a nossa comunidade pediu e já estamos pensando no próximo projeto.
– Como é o relacionamento de vocês com o time do Xbox, e como surgiu a oportunidade de incluir o jogo no catálogo do Game Pass, no seu Day One para consoles?
Fazemos parte do programa ID@xbox e eles são bem acessíveis para os indies. Logo que terminamos uma versão de xbox, fomos avaliados e passamos por várias etapas até sermos aprovados no Game Pass.
– O Game Pass se destaca mundialmente, e principalmente no Brasil, jogadores utilizam o serviço para ter acesso a um enorme catálogo com incríveis destaques e lançamentos sem comprometer o orçamento. O Game Pass ajuda jogadores a conhecerem diversos títulos, que num geral teriam dificuldade de exposição com o público gamer caso tivessem que investir pesado em marketing para causar impacto e vendas. Como foi a experiência de poder chegar ao Game Pass? O serviço ajudou a impulsionar Mullet MadJack mundo afora? Qual a opinião do desenvolvedor sobre este serviço do Xbox?
O maior problema de um desenvolvedor indie é obter visibilidade, e com o Game Pass foi uma ótima forma de alavancar a fama do nosso game.
– Conte sobre a empresa. Quem é a equipe? Como a empresa nasceu?
A empresa é um time de 3 pessoas com mais de 10 anos de experiência no cenário indie. Nos juntamos à distância durante a pandemia.
– Agora é a vez de você deixar uma mensagem para a comunidade que está lendo essa entrevista.
Se juntem a nossa comunidade do discord, lá estou frequentemente falando com o pessoal e dando updates dos nossos projetos. @mulletdev no twitter e @hammer95studios em todas as outras redes sociais.
– Alguma outra curiosidade que gostariam de contar?
Quando trabalhávamos no jogo, pra descansar a gente acabava jogando nosso proprio jogo, ao invés de qualquer outro game. Foi uma sensação bem inédita. É um jogo perfeito para jogar sessões rápidas para ter adrenalina fácil e relaxar.
Você pode adquirir Mullet MadJack direto do Xbox Store por R$53,95 ou através da assinatura Game Pass Ultimate.