back to top

Loot Boxes em videogames: por que os jogadores são contra e como isso afeta o setor de entretenimento

Jogadores, desenvolvedores e órgãos reguladores estão tendo discussões acaloradas sobre a ética e a legalidade dessa prática.

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

O setor de videogames está se desenvolvendo rapidamente, oferecendo mundos cada vez mais emocionantes e realistas. Mas, junto com o progresso tecnológico, também estão surgindo novas formas de monetização. As loot boxes, contêineres virtuais com conteúdo de jogo aleatório, tornaram-se um desses métodos. Originalmente concebidas como conteúdo adicional, hoje as loot boxes causam muita polêmica e críticas na comunidade de jogos.

O tema das loot boxes não saiu da pauta no Brasil nos últimos anos. Jogadores, desenvolvedores e órgãos reguladores estão tendo discussões acaloradas sobre a ética e a legalidade dessa prática. Por que as caixas de surpresas virtuais causam tanta negatividade? Vamos analisar as causas da insatisfação do consumidor e as consequências da introdução maciça de caixas de saque nos jogos modernos.

A mecânica do engano

As caixas de saque geralmente são apresentadas como uma adição inofensiva à jogabilidade. Os desenvolvedores afirmam que essa é apenas uma maneira de diversificar a jogabilidade e dar aos jogadores mais opções de personalização. Mas, após uma análise mais detalhada, fica óbvio que a mecânica das caixas de saque é, em muitos aspectos, semelhante à dos jogos de azar.

Conteúdos aleatórios, efeitos visuais vívidos quando abertos, itens raros e valiosos – tudo isso é projetado para causar a liberação de dopamina e o desejo de abrir outro recipiente. Na verdade, a compra de caixas de loot se transforma em uma espécie de loteria dentro do jogo. Ao mesmo tempo, as chances de obter itens realmente valiosos são extremamente baixas, o que força os jogadores a gastar cada vez mais dinheiro em busca do que desejam.

Isso é especialmente perigoso no caso das crianças, pois o jogo é obviamente contraindicado para elas. Sim, o entretenimento de jogos de azar se tornou muito popular na Internet, e a análise dos resultados da pesquisa permite que você encontre rapidamente muitas operadoras internacionais conhecidas.

Mostbet, Pin Up, Megapari – todas essas operadoras são muito populares.  A 1win é particularmente bem-sucedida, pois oferece o maior catálogo de jogos de azar. E para ter acesso a esses jogos, basta fazer um cadastro de 1 Win, o que leva menos de um minuto. Para isso, basta preencher vários campos e criar uma senha forte, ou registrar-se com um clique por meio das redes sociais.

Mas, apesar dessa acessibilidade, as operadoras de jogos de azar alertam que seu entretenimento não se destina a crianças. Além disso, os usuários menores de idade são imediatamente bloqueados. Ao mesmo tempo, os fabricantes de videogames estão descaradamente enganando as crianças e colocando-as em perigo.

Parece que o problema se tornou evidente para as autoridades, pois recentemente foi divulgado o apoio que o Ministério da Justiça deu à ação judicial para proibir as caixas de saque.

Vantagem injusta

A venda de lightboxes viola um dos princípios fundamentais do fair play – oportunidades iguais para todos os participantes. Esse problema é especialmente grave em jogos competitivos. Os jogadores que estão dispostos a gastar dinheiro real em caixas de saque obtêm uma vantagem significativa sobre aqueles que jogam de graça.

Um exemplo claro é o simulador de futebol FIFA. O modo Ultimate Team se transformou em “pagar para ganhar”. Os jogadores são forçados a gastar uma quantidade enorme de tempo para melhorar a equipe ou comprar caixas de saque na esperança de obter jogadores fortes. Isso cria um desequilíbrio e causa decepção para aqueles que não estão dispostos a pagar mais por um jogo já comprado.

Uma situação semelhante é observada em outros projetos com caixas de saque. Os itens raros dos contêineres geralmente oferecem vantagens significativas no jogo. Como resultado, o sucesso não depende das habilidades do jogador, mas da grossura de sua carteira. Isso contradiz a própria ideia de competição justa e causa indignação entre os jogadores.

Conclusões

A insatisfação dos consumidores com as loot boxes é bastante justificada. Esse sistema realmente tem muito em comum com os jogos de azar e explora as fraquezas psicológicas das pessoas. Ao mesmo tempo, as loot boxes perturbam o equilíbrio dos jogos e criam uma atmosfera doentia de uma “corrida armamentista”.

Não é de surpreender que cada vez mais países estejam impondo restrições ao uso de loot boxes, especialmente em jogos para menores de idade. Talvez o setor de jogos deva pensar em formas mais honestas de monetização, que não causem tantas críticas dos consumidores. Em última análise, o sucesso de longo prazo de qualquer jogo depende da fidelidade e da satisfação dos jogadores, e não dos lucros de curto prazo das microtransações.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,692SeguidoresSeguir
95,200InscritosInscrever

LEIA MAIS

gta online

Rockstar já cogitou GTA em Tóquio, Istambul e no Rio de Janeiro, afirma ex-funcionário

Em uma entrevista para o GamesHub, Obbe Vermeij, ex-funcionário da Rockstar Games, comentou sobre as possíveis cidades que receberiam jogos da franquia GTA. De acordo...
Call of Duty

Versão de Switch 2 do Call of Duty está cada vez mais próxima, afirma...

De acordo com o jornalista Jez Corden, do Windows Central, o Call of Duty está cada vez mais próximo de chegar no Nintendo Switch. Segundo...
Call of Duty: Modern Warfare III

Criador da franquia Call of Duty, Vince Zampella, morre em acidente de carro

Uma notícia avassaladora pegou a indústria de jogos de surpresa: a morte do criador da franquia Call of Duty, Vince Zampella. De acordo com a...
Parece que a Microsoft está pressionando o Xbox por mais lucros!

Microsoft garante que não está cobrando margem de 30% do Xbox

Há poucos meses, um relatório da Bloomberg sugeriu que a Microsoft estaria pressionando um Xbox por um crescimento de 30% por ano, uma meta...
Um veterano da Blizzard está deixando o estúdio!

Presidente da Blizzard diz que estúdio se sente “valorizado” com a Microsoft

Em uma entrevista para a Bloomberg, Johanna Faries, a presidente da Blizzard, comentou sobre como o estúdio se sente após a aquisição pelo Xbox. Na...
Gears of War E-Day não será lançado no PlayStation!

The Coalition afirma que Gears of War E-Day é o jogo mais ambicioso da...

Como parte de uma mensagem de fim de ano, a The Coalition comentou mais detalhes em torno do aguardadíssimo Gears of War E-Day. Na mensagem,...
Two Point Museum: Zooseum | Central Xbox

Two Point Museum: Zooseum

Quando o museu vira zoológico — e o caos fica ainda mais divertido! Depois de explorar fósseis, artefatos históricos e exposições absurdamente criativas, Two Point...
Ark 2 Game Pass

Ark 2 chega apenas em 2028, afirma estúdio

Em um artigo para a Epic Games, Jeremy Stieglitz, da Studio Wildcard, comentou sobre o lançamento do aguardado Ark 2 no Game Pass. De acordo...