back to top

Roguelike vs Roguelite: Qual é a diferença?

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

A última década de jogos no PC e em outras plataformas foi uma montanha-russa emocionante de diversão pixelizada. Um dos grandes destaques tem sido a ascensão dos jogos de speedrun, como o incrível Hades, que nos proporcionam aventuras cheias de loopings de jogabilidade, explorando a geração procedural e recompensando nosso senso de progresso e maestria.

Esses jogos, carinhosamente chamados de “roguelikes” ou “roguelites”, são o tempero especial do mundo dos games. Mas, calma lá, embora muita gente os use como sinônimos, na verdade, eles têm diferenças mecânicas que são mais importantes do que saber a hora certa de pular no jogo.

A raiz de tudo isso vem de um clássico das masmorras chamado Rogue, lançado em 1980. Nele, a missão era recuperar um amuleto lá nas profundezas da masmorra, mas com um detalhe: morte permanente. Se seu personagem morresse, era game over, sem chance de voltar com as armas e melhorias que tinha conseguido. Além disso, as masmorras eram geradas aleatoriamente, ou seja, cada jogo era uma nova aventura, com novos mapas e desafios.

Desde então, muitos jogos se inspiraram nessa ideia, resultando nos roguelikes. Mas, cuidado, o termo “roguelike” é mais específico do que parece. Em 2008, numa conferência de desenvolvedores, foi criada a Interpretação de Berlim, que definiu roguelikes com oito princípios de design bem específicos:

1. Mapas gerados aleatoriamente.
2. Morte permanente.
3. Combate baseado em turnos.
4. Movimento em grade.
5. Complexidade para permitir várias soluções.
6. Não modal, ou seja, todas as ações podem ser feitas a qualquer momento.
7. Gestão de recursos.
8. Combate “hack ‘n’ slash”.

Mas e os roguelites? Bom, eles são uma versão mais suave dos roguelikes. Ainda mantêm o esquema de mapas gerados aleatoriamente e morte permanente, mas adicionam elementos que permitem progresso ao longo das jogatinas. Por exemplo, em Hades, alguns recursos não são perdidos após a morte e podem ser usados para comprar melhorias permanentes.

Então, da próxima vez que estiver falando sobre esses jogos, lembre-se: os verdadeiros roguelikes são como o jogo Rogue, desafiadores e sem piedade, enquanto os roguelites são um pouco mais amigáveis, permitindo um pouco mais de progresso entre as tentativas.

O importante é se divertir, seja desbravando masmorras ou dominando os loopings do speedrun!

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,677SeguidoresSeguir
95,200InscritosInscrever

LEIA MAIS

Xbox jogos gratuitos

Xbox confirma evento em janeiro com presença de Fable e Forza Horizon 6

Em uma entrevista, Matt Booty confirmou que o Xbox fará o seu primeiro evento de 2026, o Developer_Direct, em janeiro. Segundo compartilhado por Booty, o...

Dois novos Tomb Raider foram revelados no The Game Awards 2025

A Crystal Dynamics revelou dois novos jogos da franquia Tomb Raider, expandindo o legado de Lara Croft. Os títulos, Tomb Raider: Catalyst e Tomb...
A Remedy Entertainment fez uma aparição no Game Awards 2025 para revelar Control Resonant, uma nova adição à franquia Control. O jogo está programado para lançamento em 2026 e estará disponível para Xbox e PC.

Control Resonant é anunciado no The Game Awards 2025

A Remedy Entertainment fez uma aparição no Game Awards 2025 para revelar Control Resonant, uma nova adição à franquia Control. O jogo está programado...
Gears of War E-Day não será em mundo aberto e terá uma história linear.

Gears of War E-Day chegará no Xbox em 2026

A The Coalition, do Xbox Game Studios, confirmou que o Gears of War E-Day chegará no Xbox Series X|S e Game Pass em 2026. Antes de...
Durante o The Game Awards 2025, a comunidade de jogos recebeu o primeiro teaser de Star Wars: Fate of the Old Republic, um novo action-RPG.

Star Wars: Fate of the Old Republic é confirmado

Durante o The Game Awards 2025, a comunidade de jogos recebeu o primeiro teaser de Star Wars: Fate of the Old Republic, um novo...

Larian Studios revela o maior jogo da série Divinity no Game Awards 2025

Larian Studios, conhecida por sucessos como Baldur's Gate 3, anunciou um novo jogo da série Divinity durante o Game Awards 2025. O estúdio apresentou...
Resident-Evil-Requiem

Resident Evil Requiem ganha trailer de gameplay com Leon Kennedy

Leon Kennedy está de volta na franquia Resident Evil! A Capcom divulgou um novo trailer de gameplay do aguardadíssimo Resident Evil Requiem. No trailer de gameplay do Resident Evil Requiem, além de...
South of Midnight recebeu uma nova arte conceitual!

South of Midnight ganha prêmio de “Jogo para Impacto” no The Game Awards 2025

A equipe da Compulsion Games conquistou o segundo prêmio para o Xbox no The Game Awards 2025 com o South of Midnight. O South of...