Erro, não existe o grupo! Verifique sua sintaxe! (ID: 9)

 

Hoje (31/01), um portal chamado Oficina da Net, divulgou a seguinte chamada “A Microsoft está acabando com o Xbox”. Ao longo do artigo, o autor argumenta em questão como o Play Anywhere e o cancelamento de alguns jogos seriam motivos para que o Xbox estivesse sendo sufocado ou estrangulado até a morte. Eu como especialista na área de Gestão Comercial, me senti na obrigação de escrever esse pequeno artigo como forma mais lúcida, de mostrar o que se passa na Microsoft.

 

 

Sobre o Play Anywhere ser prejudicial ao Xbox é completamente achismo, sem base alguma para defender esse tipo de tese. As pessoas hoje ainda acreditam mesmo que são os exclusivos que impulsionam as vendas, quando na verdade é o ambiente em que o jogador se encontra.

Quando você compra um console, você leva em consideração muito seus amigos e o apelo que cada console tem na região em que você mora, do que o vendedor vai te falar etc. O mesmo vale para o PC, e são públicos alvos diferentes. Quem compra console, preza pela praticidade além da comunidade de amigos que jogam a mesma plataforma. Um usuário de PC busca uma maior imersão que o PC pode proporcionar com gráficos de alta qualidade e multi-telas, além do uso de mouse, teclado ou volantes.

Em outras palavras, a pessoa não vai deixar de comprar um Xbox porque já tem um PC com Play Anywhere. Nem todos os títulos estão disponíveis e é leviano achar que a pessoa quer ter o trabalho de gastar 2-3x o preço de um console em um computador para ter um bom desempenho.

 

 

Sobre os títulos cancelados, tem uma regra básica em negociação que fala o seguinte: “as vezes o melhor negócio, é não fechar negócio”, ou seja, um título cancelado pode dar menos prejuízo do que sendo lançado. Scalebound sofreu com atrasos de entregas e prazos, perdeu o time necessário de lançamento, além do fato da Microsoft está dando prioridade agora para o Scorpio. Só não ache que todo o esforçado usado em Fable ou Scalebound foi completamente descartado, provavelmente muito do que se foi desenvolvido, será atualizado para algum título específico no Scorpio.

 

 

Agora, pensando no lado comercial e estratégico, por que você a Microsoft cancela deliberadamente alguns jogos? Simples, porque ela PODE fazer isso. Tem dinheiro suficiente para não dar all-in em todos os jogos e rezar para que dê certo.

O pensamento da Microsoft, é que eles preferem ter um jogo cancelado do que lançar algo como DriveClub ou No Man’s Sky. Se esses jogos tivessem sido cancelados pela Sony e fossem repensados, talvez dariam menos prejuízo do que como foi feito.

Estratégia no mundo dos negócios é tudo para uma grande empresa. Vale lembrar que foi a falta de estratégia na própria Sony a levou a perder 10x seu valor de mercado em 15 anos.

X