Roube como um artista!
O co-criador de Fable, Dene Carter, revelou como o universo do primeiro título da franquia Fable foi criado e contou que “roubou” o escopo de Devil May Cry para criar Albion no RPG.
Carter comentou um pouco sobre o desenvolvimento do mundo de Fable em uma thread nesta segunda-feira (14) em seu perfil no Twitter. Segundo ele, “eu tinha jogado Devil May Cry, e notei que o mundo era algo como 82 zonas. Não parecia excessivo. Ele reutilizava e recontextualizava áreas. Funcionava para um jogo relativamente curto, mas de alta qualidade.”
I'm sure everyone knows this hack already, but I'm going to talk about it anyway, on the off-chance that it saves someone from going completely off-the-rails during their dev. It's a hint about scope, when you're feeling lost: steal it. 100% rip it off from another game.
— Dene Carter (@Fluttermind) November 14, 2022
De acordo com o veterano da indústria, a forma que ele se inspirou e trouxe os elementos do mundo de DMC para o seu RPG foi contando o tamanho, tempo gasto para passar e a quantidade das quase 82 áreas presentes no hack ‘n slash da Capcom, aplicando no mundo de Albion, que exploramos em Fable.
“Copiar literalmente o escopo do DMC, a densidade de interação de Silent Hill e o estilo de confronto do primeiro Way of the Samurai mudaram Fable de um floppy, indefinido e sem fim, para algo que realmente poderíamos completar *sem* ter trabalhado em um jogo 3D.”, Carter completa.
O criador da franquia de RPG exclusiva do Xbox, contou que de forma alguma se sentiu culpado por, entre muitas aspas, copiar o escopo de DMC, pelo contrário. “Será que eu me senti mal com isso? Não! Eu não estava usando os temas, ideias ou criatividade dos outros jogos, apenas seu escopo. Era como ver que a maioria dos filmes eram de 90 minutos e dizer: ‘Oh. Acho que isso funciona. Nós podemos fazer isso.’”
Ao que tudo indica, os desenvolvedores estavam um pouco perdidos quanto ao escopo de Fable, “quando você está se sentindo perdido: roube-o. 100% arranque de outro jogo.”, comentou o criador, “Naquela época, estávamos em uma espiral fora de controle, convencidos de que tínhamos que fazer algo ‘grande’ (o que quer que isso significasse).”
Eidos Montreal está co-desenvolvendo Fable
Como muitos sabem, um novo Reboot de Fable está nas mãos da Playground Games, e foi revelado recentemente que o jogo está sendo co-desenvolvido pela Eidos Montreal. Confira mais dessa história aqui.