back to top

Vazamento Completo do Coração do Xbox Magnus: RDNA 5, Zen 6 e 110 TOPS NPU

O sucessor do Xbox Series X contará com o maior chip da história dos consoles de jogos, e pode ser até 46% maior que o chip do Sony PlayStation 6.

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

O vídeo recente do canal Moore’s Law is Dead no YouTube destrinchou as informações mais completo até agora sobre o APU AMD Magnus, o processador para a próxima geração do Xbox. Com detalhes técnicos bombásticos, isso sugere um hardware que pode rivalizar com PCs high-end e elevar a experiência gamer.

Se as informações se confirmarem, a unidade será composta por dois chips que, juntos, possuem uma área de superfície de 408 mm². Isso tornaria o chip cerca de 13% maior que a APU do Xbox Series X, e até 46% maior que o chip AMD Orion do PlayStation 6. Embora o AMD Magnus seja considerado o maior chip já instalado em um console doméstico, a APU ainda é menor que o AMD Ryzen Strix Halo, por exemplo, já que o Ryzen AI Max+ 395 cobre uma área de 441 mm².

Com um total de onze núcleos de processador Zen 6, um chip gráfico RDNA 5 com 68 unidades de computação e uma dissipação de energia de 250 a 350 watts, espera-se que o Xbox de próxima geração seja significativamente mais potente que o Sony PlayStation 6. A Sony supostamente usa apenas nove núcleos de CPU e 52 unidades de computação, que também devem ser capazes de velocidades de clock mais baixas graças a um limite de dissipação de energia de 150 watts. No entanto, espera-se que o AMD Magnus seja significativamente mais caro que o AMD Orion, tornando altamente provável que o próximo Xbox custe mais que o PlayStation 6.

A Microsoft também estaria instalando um acelerador de IA que pode operar a 1,2 watts ou 6 watts, o que deve atingir um desempenho de IA de 46 TOPS ou 110 TOPS, respectivamente. O console deve ser lançado em 2027, a menos que seja descontinuado antes, como alguns rumores sugerem. Aqui estão as principais especificações do Xbox Magnus em comparação com as APUs do Xbox Series X e do Sony PlayStation 6.

Series X Xbox Magnus Sony PS6 (AMD Orion)
CPU 8x Zen 2
3,8 GHz
3x Zen 6 + 8x Zen 6c 7x Zen 6c + 2x Zen 6 Low Power
GPU 52 CUs RDNA 2
1,825 GHz
12,15 TFLOPS
68 CUs RDNA 5 52 CUs RDNA 5
RAM 16 GB GDDR6
320-bit
bis zu 560 GB/s
bis zu 48 GB
192-bit
160-bit
TDP ca. 150W 250W – 350W 160W
Chip surface area 360,5 mm² 408 mm² 280 mm²
NPU N/A 110 TOPS N/A

 

O Magnus é o APU (unidade de processamento acelerado) central do próximo Xbox, desenvolvido em parceria exclusiva com a AMD. Lançado como um leak via documentos internos, ele usa uma arquitetura de dois dies separados para otimizar custo e performance. Vejo isso como uma evolução natural do Series X, mirando em eficiência energética e IA integrada, com lançamento previsto para 2026 ou 2027. O vídeo destaca que o Magnus não é só para consoles, mas pode influenciar desktops AMD, expandindo o ecossistema.

Especificações Técnicas: Zen 6, RDNA 5 e uma NPU Monstruosa

Os detalhes vazados são de cair o queixo:
– CPU: Configuração híbrida com 3 núcleos Zen 6 de alto desempenho e 8 núcleos Zen 6C (versões eficientes), para equilíbrio entre poder e consumo baixo.
– GPU: Baseada no die AT2 da RDNA 5, com 68 unidades de computação (CUs) ativas, barramento de memória de 192 bits com GDDR7 (até 864 GB/s de largura de banda). Estimativas apontam performance entre RTX 5080 e 4090 da NVIDIA, com suporte a ray tracing avançado e FSR 4.0 para upscaling.
– NPU: Uma unidade neural de 110 TOPS (trilhões de operações por segundo) para IA, permitindo features como upscaling inteligente e processamento de áudio em tempo real – um salto para jogos com NPCs mais espertos.
– Design Geral: Die GPU de 264 mm² e die CPU de 140 mm², com pelo menos 32 GB de RAM unificada, otimizado para 4K a 120 FPS nativo em jogos AAA.

Desempenho e Recursos: 4K120 e Além

O leaker aponta o Magnus como um gigante monsrto: capaz de rodar jogos em 4K a 120 FPS em títulos otimizados, com a retrocompatibilidade para gerações anteriores e suporte a mods via cloud. O vídeo especula sobre um design modular, permitindo variantes para handhelds como o ROG Ally, e integrações com Xbox Cloud Gaming para streaming sem lag.

Comparações e Implicações para o Mercado

Comparado ao PS6 (rumores de “Robin” APU), o Magnus parece mais ambicioso, com NPU superior para features de IA que a Sony ainda não prioriza. O vídeo alerta para desafios de custo – o APU pode elevar o preço do console para US$600-700 –, mas vê potencial para dominar o mercado PC/console híbrido. Para a Microsoft, é uma jogada estratégica pós-aquisição da Activision, alinhando com Game Pass para day-one launches em nuvem.

Moore’s Law is Dead sugere que mais vazmentos virão em 2026, possivelmente no Xbox Developer Direct ou Showcase. Eu aposto em um anúncio oficial no Showcase de 2026.

O que você acha, será o Magnus o fim da era dos videogames como conhecemos? Deixe sua opinião nos comentários!

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,580SeguidoresSeguir
94,800InscritosInscrever

LEIA MAIS

Atualização do Game Assist no Windows 11: correções e guias para mais jogos

A Microsoft anunciou detalhes da atualização de outubro para o Game Assist no Microsoft Edge, integrado ao Windows 11. Essa versão inclui correções de...
Age of Empires

Age of Empires II: expansão de “Alexandre, o Grande” já está disponível!

O Age of Empires II: Definitive Edition acaba de receber uma nova expansão, intitulada Chronicles: Alexander the Great, que já está disponível para jogadores....
Assassin's Creed Mirage

Líder da franquia Assassin’s Creed deixou a Ubisoft

Em uma declaração, a desenvolvedora francesa Ubisoft confirmou que o líder da franquia Assassin's Creed, Marc-Alexis Coté, deixou o estúdio. Na publicação, a Ubisoft afirmou...
No YouTube, a publicadora No More Robots revelou um novo trailer do Little Rocket Lab, que chegará no Game Pass em outubro.

UM NOVO JOGO chegou no Game Pass! – 14 de outubro

Conforme revelado na semana passada, um novo jogo acabou de chegar no Game Pass hoje (14 de outubro), o serviço de jogos por assinatura...
Através do canal oficial do Xbox no YouTube, a desenvolvedora Obsidian Entertainment revelou um novo trailer live-action do The Outer Worlds 2.

The Outer Worlds 2 ganha trailer live-action

Através do canal oficial do Xbox no YouTube, a desenvolvedora Obsidian Entertainment revelou um novo trailer live-action do The Outer Worlds 2. No trailer live-action do The Outer Worlds...

Crash Gambling 101: Origem, Evolução e Como Jogar Hoje

O crash gambling nasceu nos fóruns de criptomoedas, por volta de 2014. Tudo começou quando entusiastas queriam jogos rápidos e transparentes, usando tecnologia provably...
O designer principal de Skyrim, Todd Howard, expressou espanto contínuo com o apelo duradouro do jogo.

Todd Howard está “surpreendido” com o “sucesso eterno” do Skyrim

O designer principal de Skyrim, Todd Howard, expressou espanto contínuo com o apelo duradouro do jogo. Ele destaca que o mundo aberto de Skyrim...
A última terça-feira (29) ficou cheia de publicações nas redes sociais sobre o Call of Duty estar de graça na loja do Xbox. Entretanto, não é bem assim.

A única razão de Call of Duty existir é porque a EA foi babaca,...

Vince Zampella, atual chefe da franquia Battlefield, fez uma declaração polêmica sobre a origem de Call of Duty. Ele afirmou que a série da...