Mais de 10 anos após o lançamento do Dolby Vision, a próxima geração do formato HDR chegou, e seu objetivo é ir além da otimização do tom e do nível de brilho para diferentes cenas. A nova versão, chamada Dolby Vision 2, conta com novas ferramentas de “Inteligência de Conteúdo” que usam IA para otimizar automaticamente sua TV com base no que você está assistindo, onde está assistindo e em qual dispositivo está, expandindo os recursos existentes do Dolby Vision IQ.
Isso inclui o Precision Black que supostamente melhora a nitidez em cenas mais escuras sem se afastar muito da intenção do cineasta, bem como um recurso Light Sense atualizado para ajustar a qualidade da imagem usando a detecção de luz ambiente combinada com dados de iluminação de referência do material de origem. Ele também suporta recursos de mapeamento de tons bidirecional que, segundo a Dolby, permitirão que TVs de alto desempenho ofereçam maior brilho, contraste mais nítido e cores mais saturadas, permitindo que os criadores do conteúdo tenham mais controle sobre como usar os recursos da tela.
O Dolby Vision 2 também está investindo mais na suavização de movimento, a configuração que é um pesadelo para cineastas, criando o efeito de “novela” que celebridades como Tom Cruise elogiaram.
Com o “Movimento Autêntico”, a empresa afirma que se trata da primeira “ferramenta de controle de movimento com foco criativo”, permitindo o controle do uso do recurso cena a cena para reduzir trepidações indesejadas, mantendo, ao mesmo tempo, uma aparência autenticamente cinematográfica. Essa é uma afirmação forte, que precisaremos ver em ação para julgar.
A Hisense se tornará a primeira marca a lançar TVs com Dolby Vision 2 integrado, equipadas com um chip MediaTek Pentonic 800. Quase 350 TVs da LG, TCL, Sony, Vizio e Roku adotaram o formato Dolby Vision atual, e parece provável que ouviremos falar de outras adicionando esta versão em breve.
Cairon Armstrong, porta voz da Dolby, afirmou que o conteúdo Dolby Vision ainda funcionará com TVs compatíveis com qualquer uma das especificações, mas apenas telas compatíveis com Dolby Vision 2 reconhecerão e usarão os metadados adicionais, se presentes.
Em comparação com a especificação original do Dolby Vision, esta facilitará a identificação de quais TVs vêm com todos os seus recursos, dividindo-os em dois níveis. O Dolby Vision 2 Max oferece recursos premium adicionais nas “TVs de melhor desempenho”, enquanto o selo padrão Dolby Vision 2 é para “TVs convencionais” que ainda devem ter qualidade de imagem aprimorada.