A liga universitária de futebol americano também conta com um game, e a edição 2026 de EA Sports College Football acaba de chegar trazendo mais uma vez aquela jogabilidade única popularizada por Madden, que também é da EA, sendo mais um game que conta com jogadores, times e estádios oficiais.
A competição do College Football apresenta jogadores em início de carreira, que defendendo suas universidades, também têm o sonho de chegar a ser um astro da NFL, que é a liga profissional de futebol americano.
O que acaba chamando atenção dos fãs do esporte, é que College Football acaba sendo uma oportunidade de conhecer as promessas do esporte, além é claro de ser um daqueles games perfeitos para um X1 com amigos e familiares.
SIM, é de nicho!
É claro que College Football não é para todo mundo, afinal, principalmente no Brasil o esporte acaba não tendo assim um apelo tão grande, apesar de ano após ano a audiência da NFL crescer por aqui.
Assim como vemos em outros esportes, o game da EA é uma espécie de simulador, fazendo com que você tenha que saber minimamente as regras para conseguir jogar e se divertir.
Entendendo o game
O futebol americano nada mais é que um jogo de conquista de território, de modo que, cada time tem um número definido de chances de tentar chegar ao final do campo, a tal endzone, fazendo a pontuação máxima, touchdown, que seria o gol do futebol comum.
Se dentro do número de chances seu time não conseguir avançar as jardas exigidas, a posse da bola, ou quase bola, passa para o adversário, então é a vez do seu adversário tentar chegar ao fim do campo.
Então, seu objetivo quando está com a bola, é avançar evitando os tackles (embates/trombadas), e quando está na defesa, obstruir a decida do adversário para continuar seu avanço.
Pode até parecer complicado, mas em algumas partidas você já deve conseguir pegar o jeito e entender a dinâmica com o game, a partir daí é só se divertir.
O game
Se você já jogou Madden, também da EA, vai se sentir em casa em College Football, se você nunca jogou nada do gênero, aqui vai uma explicação de como jogar.
Com a bola, você vai precisar utilizar seu jogador mais importante, o quarterback, para armar o jogo, realizando lançamentos de acordo com as opções disponíveis.
Pressionando LT você pode ver quais as opções de passe, então assim que pressionar A e receber a bola para o passe, basta observar a movimentação dos outros jogadores e realizar o lançamento pressionando o botão correspondente ao jogador.

Tá com a bola? Então corre, mas corre mesmo!
Assim que seu jogador recepciona a bola, controle-o evitando a defesa e tente chegar ao fim do campo para fazer a pontuação máxima com um touchdown.
Se não conseguir chegar ao fim do campo, avance o suficiente para obter mais chances de recomeçar as decidas para o seu time.
Quando faz um touhdown ou quando vai devolver a bola para o adversário, é a hora do kicker, ou seja, de realmente chutar a bola. Nesse ponto, a dinâmica é similar a cobrar uma falta do EA FC, onde você precisa observar uma barra e pressionar o botão no momento certo para direcionar e colocar a força ideal para a jogada.
Modos de jogo
Na tela inicial você pode acessar os tradicionais modos de jogo de EA Sports College Football 26, que no caso são:
- Play Now – o modo de partidas rápidas;
- Ultimate Team – modo similar ao modo de cartas do EA FC;
- Road to Glory – aqui você cria o seu atleta personalizado e precisa aprimora-lo até que se torne uma estrela;
- Dysnaty – por aqui você vira o manager do time e toma as decisões para fazer com que sua franquia se consagre.

Visuais
College Football 26 tem bons gráficos, apesar de ficar abaixo do que vemos em Madden, que sem dúvida conta com uma qualidade e fidelidade visual bem superior.
Os jogadores até possuem visuais adequados, mas principalmente na parte da torcida, vemos que há algumas repetições de assets e também alguma falta de polimento e movimentação mais genérica. Mas nada que comprometa a experiência com o game.
Trilha sonora das boas
Nos esportes universitários dos EUA, são muito comuns além das graciosas cheerleaders, bandas como fanfarras que acompanham os times durante as partidas, para animar a torcida e o estádio como um todo.
Em College Football 26 você acaba tendo a oportunidade de ouvir músicas famosas interpretadas por essas bandas que utilizam basicamente tambores e instrumentos de sopro, o que dá um charme todo especial as canções e é mais um ponto muito positivo quanto a ambientação do game.

Desempenho e localização
Assim como outros games de esporte da EA, College Football 26 tem um ótimo desempenho nos consoles Xbox e apresenta muita fluidez e dinamismo durante a jogatina, que para quem já jogou outros títulos, sabe que têm uma dinâmica muito próxima ao de uma transmissão oficial.
Um ponto que pode acabar afastando alguns jogadores é que College Football 26 não possui nenhum tipo de localização para o português do Brasil, o que de certa forma é compreensível uma vez que o game indiscutivelmente é voltado para o público norte-americano.
De qualquer forma, esse é mais um ponto que pode afastar alguns jogadores, uma vez que além do desafio de entender como esporte funciona, ter uma narração e menus em inglês pode ser um problema para quem não tem tanta familiaridade com a língua.
Mas e aí, vale a pena jogar?
Felizmente para quem tem uma assinatura do Xbox Game Pass Ultimate ou mesmo para assinantes do EA Play, existe a possibilidade de testar o game por algumas horas, o que claro, é uma ótima forma de avaliar se vale a pena investir seu tempo e dinheiro na aquisição do game.
Para fãs de Madden, sim, vale a pena, até por que a jogabilidade e dinâmica são parecidas, sendo também uma oportunidade de conhecer novos times e jogadores. College Football 26 é um game muito bom ao que se propõe, e para o público que pretende atingir. De fato não tende a ser um dos jogos mais populares, mas para quem curte a NFL, vale a pena dar uma chance para o título que acaba sendo uma espécie de DLC do jogo mais popular do gênero.