Xbox é um dos consoles mais populares no Brasil e no mundo. Segundo dados da Microsoft, só no ano passado, foram vendidas cerca de dezenas de milhões de unidades para uma base cada vez maior de fãs devotos. Então, quando surge a promessa de lançamento de um novo modelo portátil, a comunidade gamer prende a respiração.
Especulações sobre uma possível parceria entre a Microsoft e a Asus para o lançamento de um novo console estilo Rog Ally X, começaram a surgir já no início de 2025. Na manhã do dia 7 de maio, os rumores ganharam volume e substância, com o vazamento de imagens do novo modelo, ainda sem nome. Mais chocante ainda, o vazamento veio da própria agência americana de regulação das telecomunicações, FCC.
Mesmo antes do surpreendente vazamento, os CEOs da Microsoft e da Asus já vinham dando declarações públicas sugerindo que algo novo estava para sair. O lançamento oficial do já nem tão secreto console deve ocorrer durante a próxima Computex, marcada para começar no dia 19 de maio, ainda que não haja confirmação oficial até o momento. Fique por dentro das últimas novidades aqui.
Jogatina Móvel
Jogos para dispositivos móveis nunca foram tão populares. A indústria de jogos mobile cresceu para dominar o mundo dos jogos eletrônicos e sozinha, deve ultrapassar os USD 126 bilhões em valor de mercado até o final deste ano, deixando consoles tradicionais e PCs para trás.
É verdade que a maior parte destes jogos não precisam de dispositivos móveis de última geração. Mesmo os smartphones mais simples podem rodar os melhores slots de baixa volatilidade, por exemplo. No entanto, não é qualquer máquina que roda os jogos mais complexos da atualidade, ou que ofereçam performances dignas de um gamer profissional; é para isso que os consoles portáteis existem.
O Rog Ally X da Asus, que parece servir de inspiração para o novo modelo, foi lançado no Brasil em setembro do ano passado. Com 24GB de memória RAM e processador AMD Ryzen Z1 Extreme, foi uma das opções mais avançadas nas prateleiras por meses. No entanto, o dispositivo está prestes a ser ultrapassado.
“Project Kennan”
Além de fotos, o vazamento da agência americana também revelou algumas especificações do novo modelo, até aqui chamado de “Project Kennan”, e elas ganham de lavada. Segundo as informações compartilhadas, a comunidade gamer pode esperar um console com 64GB de memória RAM, processador AMD Ryzen Z2 Extreme (com quatro ou oito núcleos). Ambos os aparelhos possuem telas de LCD de 7 polegadas e 120Hz de taxa de atualização.
Ou seja, trata-se de uma máquina consideravelmente superior. Apesar de ter avançado tanto em tão pouco tempo, é difícil acreditar que Xbox se contentará com parcerias para lançar seus próximos consoles. Por isso, há especulações de que este seja apenas um “teste de mercado”, um passo intermediário para criar uma linha de consoles portáteis própria.
O assunto foi trazido à tona por Tom Warren, da revista The Verge. Segundo ele, o Projeto Kennan faz parte de um plano maior ainda, chamado “Projeto Bayside”, que deve aprimorar significativamente a interface Xbox-Windows, independente das configurações do aparelho.
Ainda não se sabe ao certo quanto o tal Project Kennan vai custar ao consumidor. Porém, segundo fontes do colunista do Windows Central, Jez Corden, é possível que o novo modelo custe entre USD 499 e USD 599. Ou seja, algo na casa dos R$3 mil, sem considerar eventuais impostos; não há data marcada de lançamento no Brasil até o momento.
Além disso, a Windows também estaria trabalhando em uma plataforma exclusiva para facilitar o desenvolvimento e lançamento de novos jogos. Contendo um chipset Z2 Extreme, o novo Xbox portátil ultrapassa até mesmo o Steam Deck, da gigante Valve.
Mais Especulações
No início deste ano, a Xbox utilizou o termo “Xbox PC”, ao lançar a versão remasterizada do primeiro título da série Gear of War. Por este motivo, espera-se que o modelo Kennan dê maior ênfase à compatibilidade com jogos para PC. É esperado também que o novo aparelho rode Windows 11 e garanta acesso a serviços de jogos, como o Game Pass ou Xbox Play Anywhere. Nesta última plataforma, por exemplo, é possível comprar jogos Xbox ou para PC que rodam em diferentes dispositivos.
No entanto, o vazamento de informações e rumores de possível lançamento para maio deste ano superam até mesmo as previsões mais otimistas. Sem dúvida, o cenário pode mudar rapidamente no mundo dos games. Ainda em março deste ano, Jez Corden considerava improvável que console portátil da Xbox fosse lançado antes do final de 2026. Agora, é possível que a Xbox se antecipe ao lançamento PlayStation 6 em mais de um ano, já que este está marcado para 2027.
De qualquer forma, fãs de consoles portáteis podem esperar uma experiência de jogo mais fluida, alta qualidade gráfica e configurações consideravelmente superiores às dos atuais líderes deste mercado.