back to top

Fortnite no Xbox Cloud Gaming: 60 Minutos de Graça e um Convite ao Ultimate

Para os assinantes do Game Pass Ultimate, a notícia é puro ouro. Menos congestionamento, filas mais rápidas e sessões sem interrupção. Já para aqueles que jogam de forma gratuita ...

A Central Xbox possui parceiros, que ajudam a manter nosso canal em funcionamento. Se você comprar algum produto ou serviço de algum link dentro do nosso site, nós podemos ganhar uma comissão.

Uma notícia sacudiu a comunidade gamer no dia de hoje: o Xbox está oficialmente limitando o tempo de jogo gratuito de Fortnite no Xbox Cloud Gaming (xCloud) a apenas uma hora por sessão. A mudança, confirmada em diversos canais de Xbox, reflete uma estratégia clara da Microsoft para priorizar os assinantes do Game Pass Ultimate, enquanto o serviço de streaming evolui com novidades empolgantes. Mas o que isso significa para os jogadores?

Se você é um dos milhões que acessam Fortnite gratuitamente pelo xCloud – seja no celular, tablet ou navegador – prepare-se para uma mudança no seu ritmo de jogo. A partir de agora, cada sessão gratuita está capped em 60 minutos. Quer continuar jogando? Ou você reinicia a sessão (e torce para não pegar fila) ou considera assinar o Game Pass Ultimate.

Por outro lado, a Microsoft está usando essa restrição como um gancho para promover o Game Pass Ultimate. Assinantes do serviço não só escapam do limite de tempo – com sessões descritas como “ilimitadas” – mas também ganham prioridade nas filas de acesso aos servidores. É uma jogada inteligente: com Fortnite sendo um dos títulos mais populares do mundo, e o único jogo free-to-play amplamente disponível no xCloud sem assinatura, o tráfego de usuários gratuitos vinha sobrecarregando a infraestrutura. Limitar o acesso gratuito alivia essa pressão e dá um empurrãozinho para quem está na dúvida sobre assinar o Ultimate.

Essa limitação não veio do nada. Nos últimos meses, o xCloud tem recebido atualizações significativas, o que justifica a necessidade de otimizar recursos para os assinantes pagantes. Uma das novidades mais celebradas é o recurso que permite jogar títulos da sua biblioteca pessoal no cloud – mesmo aqueles fora do catálogo do Game Pass Ultimate. Embora ainda venha com algumas restrições (como suporte limitado a certos jogos ou regiões), essa funcionalidade, lançada em novembro de 2024, marcou um passo enorme para tornar o xCloud mais versátil.

Além disso, o serviço expandiu seu alcance para novos dispositivos, como TVs Samsung mais antigas e até o Fire TV Stick, reforçando a promessa de “jogue onde e como quiser”. Com mais usuários entrando no ecossistema, a Microsoft parece estar ajustando o equilíbrio: menos carga de jogadores gratuitos, mais espaço para os assinantes aproveitarem essas inovações.

Os rumores estão fervendo, e o horizonte do xCloud parece ainda mais promissor. Segundo fontes, a Microsoft está trabalhando para elevar a resolução de streaming para 4K – um salto gigantesco em relação ao atual limite de 1080p/60fps. Isso colocaria o serviço em pé de igualdade com plataformas como GeForce Now em termos de qualidade visual, algo que os fãs vêm pedindo há tempos.

Outro boato quente é o suporte a jogos de PC via cloud. Imagine jogar títulos como Age of Empires ou Microsoft Flight Simulator diretamente no seu portátil ou TV, sem precisar de um PC parrudo. Se confirmado, esse recurso pode “revolucionar” o streaming, e reforçar o Game Pass Ultimate como o serviço definitivo para gamers multiplataforma. Claro, essas melhorias demandam infraestrutura robusta – mais um motivo para a Microsoft priorizar quem paga a conta.

A reação dos jogadores é mista, alguns lamentam a mudança, dizendo que “reiniciar a cada duas partidas” vai atrapalhar a rotina de jogar Fortnite de madrugada – um sentimento que ecoa entre quem usa o xCloud como alternativa acessível. Por outro lado, outros defendem a decisão, argumentando que o tráfego de usuários gratuitos “atrapalha a fila do servidor inteiro” e que “a opção grátis tem que ter limite”. É uma discussão clássica: até onde vai o direito de acesso gratuito versus a qualidade para quem investe no serviço?

Para os assinantes do Game Pass Ultimate, a notícia é puro ouro. Menos congestionamento, filas mais rápidas e sessões sem interrupção são benefícios tangíveis. Mas para os jogadores casuais ou aqueles que dependem do xCloud para jogar Fortnite sem console ou PC, o limite de uma hora pode ser um balde de água fria.

O Xbox Cloud Gaming está em uma cruzada empolgante. A limitação de Fortnite para uma hora no modo gratuito é um sinal claro de que a Microsoft quer transformar o xCloud num serviço premium, com o Game Pass Ultimate como carro-chefe. As novidades – como jogos da biblioteca pessoal, suporte a novos dispositivos e os rumores de 4K e PC gaming – mostram que o investimento está pesado, mas também que os recursos são finitos.

Se você joga Fortnite pelo xCloud sem pagar, ainda dá para curtir – só que em doses menores. Mas se quer a experiência completa, com prioridade e sem limites, o Game Pass Ultimate está mais atraente do que nunca, e se você quiser assinar com o melhor preço e condições de pagamento do Brasil, é só entrar em contato com o atendimento da Very Hard Games acessando aqui.

O que acha dessa mudança? Vai assinar o Ultimate ou prefere driblar o limite de uma hora?

Só na Very Hard Games você compra Game Pass Ultimate, Live Gold e Cartões Presente com os melhores preços do Brasil. Além disso, você pode adquirir os jogos lançamentos em até 3x sem juros no cartão com a garantia e segurança que só a VHG proporciona para você.

Leozera
Leozerahttps://centralxbox.com.br
Natural de São Paulo - BR, atualmente morando na Florida - USA, tem mais de 20 anos de experiência com Marketing, ama música, toca bateria e seu principal hobby são os games.
218,212FãsCurtir
37,924SeguidoresSeguir
10,397SeguidoresSeguir
94,400InscritosInscrever

LEIA MAIS

Durante uma entrevista para o site VGC, o ex-chefe da PlatinumGames, Hideki Kamiya, assumiu a culpa pelo cancelamento do Scalebound.

Ex-PlatinumGames assume culpa por cancelamento do Scalebound

Durante uma entrevista para o site VGC, o ex-chefe da PlatinumGames, Hideki Kamiya, assumiu a culpa pelo cancelamento do Scalebound. Na entrevista, Kamiya afirmou que...

EA Sports NHL 26 – O gelo nunca esteve tão real!

A franquia NHL da EA Sports sempre teve uma base de fãs fiel, mas também enfrentou críticas por falta de evolução em certos aspectos....
NASCAR 25

NASCAR 25 contará com a maioria das pistas dos calendários reais da Cup, Truck,...

NASCAR 25 é um próximo jogo de corrida simulador publicado e desenvolvido pela iRacing Studios para ser lançado em 14 de outubro de 2025....
A promoção "pague um, leve dois" está de volta no Xbox!

Próxima promoção do Microsoft Rewards incluirá descontos em cartões-presente do Xbox

Parece que a Microsoft está preparando uma grande promoção com descontos em cartões-presente, incluindo o do Xbox, para o próximo mês. De acordo com o...

Dev diz que Xbox Series S ajudou o Battlefield 6 a ser melhor em...

Em uma entrevista, Christian Buhl, diretor técnico do Battlefield 6, comentou sobre como o jogo se comportou no Xbox Series S durante o desenvolvimento. De...
Através do seu canal oficial no YouTube, a Rockstar revelou o segundo aguardadíssimo trailer de um dos jogos mais aguardados dos últimos tempos, o GTA 6.

GTA 6 pode ser adiado para outubro de 2026, afirma conhecido insider

O conhecido insider Tom Henderson compartilhou novidades "nada animadoras" sobre um possível novo adiamento do aguardado GTA 6. De acordo com o insider, o GTA 6, revelado pela...

EA confirma desligamento de servidores de alguns de seus jogos

A publicadora Eletronic Arts (EA) confirmou o desligamento de servidores de alguns de seus jogos clássicos que estão disponíveis no Xbox 360. De acordo com...

Tec Toy lança linha de periféricos com microfone de mesa e headset gamer com...

A Tec Toy expande ainda mais a sua presença no mercado gamer com um portfólio diverso e desenvolvido especialmente para jogadores que buscam produtos...